Estoque inicial: saiba como calcular e o que não pode faltar no estoque da sua loja

estoque inicial

Podemos dizer que o estoque de uma loja de roupas é o grande coração do empreendimento, sendo responsável por conciliar toda personalidade da marca e também atender as necessidades dos clientes. 

Em vista disso, podemos dizer que fazer gestão de estoque é uma grande responsabilidade, especialmente quando estamos falando do primeiro (seja para uma loja que está começando ou para novidades que vão chegar para uma marca que já existe).

Para entender melhor o assunto e entender como você deve lidar com o estoque inicial da sua loja, continue acompanhando!

O que é estoque inicial?

O estoque inicial é algo muito importante para qualquer empreendimento, já que as outras responsabilidades também estão associadas a essa atividade – como definir o preço de cada peça, por exemplo. 

A grande dificuldade em ter sucesso com essa tarefa é não ter nenhum tipo de histórico anterior à compra para estoque.

Já se for o caso do estoque inicial para uma nova coleção ou para um período terminado (começo de ano, data sazonal, mudança de unidade etc), nós costumamos recomendar o uso de um cálculo bem conhecido no varejo de moda. Veja abaixo:

Valor das compras + custo de mercadoria vendida (CVM) = estoque inicial

Seja qual for a ocasião, devemos considerar o estoque inicial como o valor em dinheiro de todo o armazenamento que será guardado, além de reconhecê-lo como um medidor de resultados da sua marca. 

É justamente analisando o volume de peças de roupas do estoque que você poderá saber quais são os produtos que estão vendendo bem e quais não estão tendo tanta saída.

Esses dados são extremamente importantes, e ainda facilitam o desenvolvimento de estratégias para começar a empreender de forma correta.

Qual é o impacto das compras para estoque em uma loja de roupas?

Assim como em diversas outras empresas, dentro de uma loja de roupas tudo funciona em ciclos. Sendo assim, para conseguir montar um estoque inicial, considere quanto tempo irá levar para você conseguir receber as peças de seus fornecedores.

Este prazo é o tempo que você tem para criar estratégias e planos para as novidades que poderá entregar aos seus clientes, tendo estoque suficiente para atendê-los. 

Viu como é indispensável definir cada detalhe quando for preparar o estoque inicial? Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a manter tal controle.

Dicas para não errar no estoque inicial: o que precisa para não errar nos cálculos?

Começar um estoque inicial pode ser algo muito mais fácil com algumas dicas e, aos poucos, você irá até usar para desenvolver suas próprias técnicas de armazenagem. 

Que tal já começar do jeito certo? Nós podemos ajudar. 

Para isso, precisamos evidenciar o quão relevante é manter o controle e a organização do estoque é algo que deve ser bem feito desde o primeiro momento, pois é algo que irá prevenir vários problemas; especialmente a perda de tempo. 

Pense bem! Imagine não ter nenhum critério de avaliação para buscar os produtos responsáveis por representar sua marca e lotar seu estoque de peças que ninguém vai comprar. Ou pior, já pensou em conseguir comprar produtos incríveis e depois passar horas procurando peças por causa da bagunça?

Adotar práticas de ordem para não errar no estoque vai te ajudar a manter o seu negócio organizado em todas as áreas, começando com o pé direito. 

Para conseguir calcular quanto deve gastar no estoque inicial, você precisará considerar alguns fatos básicos. São esses:

  • Quais linhas de modelos você vai oferecer? 
  • Quantos itens de cada linha de peças de roupa você irá precisar para abrir a loja?
  • Qual é o preço sugerido de cada produto?

Ao definir esses detalhes acima, não se esqueça que a marcação no varejo de moda geralmente é feita entre 30 e 40%, dependendo do nicho de atuação.

Peças de roupa de luxo, únicas ou com detalhes artesanais geralmente permitem marcações mais altas. Já os produtos básicos e essenciais acabam tendo uma margem de lucro menor.

Feito isso, veja o que você pode fazer para não errar no controle do estoque:

Faça seu próprio inventário desde o primeiro estoque

Ter um inventário é algo inegociável, uma vez que essa lista vai indicar tudo que sua loja irá disponibilizar em estoque. Também é importante para identificar, detalhar e classificar todos produtos providenciados para o estoque inicial.

Este documento de controle vai permitir que você registre exatamente o que está armazenado, onde estão armazenados e qual a quantidade de cada um dos itens.

Crie um controle de entradas e saídas

Seu estoque vai precisar continuar organizado e atualizado depois que der início nas vendas, portanto, os registros precisam de entrada e saída ser feitos desde o primeiro momento.

Como foi mencionado, esse primeiro passo será um grande facilitador para saber quais produtos têm melhor saída e conseguir definir melhor as próximas estratégias. 

Começando dessa forma, como empreendedor, você não será supreendendido (a) se alguma peça estiver acabando ou estiver em excesso no estoque (tendo tempo hábil de tomar providências e se antecipar com mais facilidade).

Use recursos tecnológicos

Algo que muitos iniciantes pecam é tentar organizar e manter o controle de estoque usando métodos manuais, que têm mais chances de dar problemas.d

Felizmente, existem muitas ferramentas que permitem o uso da tecnologia a favor de sua equipe em relação a administração de estoque de sua loja física e outras práticas de controle (como de frente de caixa em tempo real).

Esteja preparado (a) para as datas sazonais

Se for o caso de preparar seu estoque inicial para uma data sazonal, lembre-se que a quantidade de vendas geralmente aumenta em períodos comemorativos.

Este também é um bom momento para conseguir vender produtos que ficaram parados nas prateleiras e trabalhar a rotatividade de seu armazenamento. 

Atenção: tome os devidos cuidados de não exagerar nas compras para estoque inicial em datas sazonais, já que isso pode acumular ainda mais peças em seu armazenamento.

O que não pode faltar no estoque inicial?

O primeiro passo é definir um mix de peças de roupas ideal para atender as necessidades de seu público – o que também vai variar de acordo com cada nicho.

Seguindo nossas recomendações ao longo desse conteúdo, selecione a proporção de cada item de seu estoque com base nas intenções de compra dos seus clientes. 

Por exemplo, se vai atender o público masculino será composto por mais blusas ou calças, peças básicas. Já se pretende vender roupas femininas, por exemplo, você pode abrir um pouco mais a margem para peças mais elaboradas, com diferentes tecidos e detalhes de modelos.

Ah! Aliás, escolher bons fornecedores que agreguem mais praticidade ao dia a dia da loja também é algo relevante para ser assertivo desde o primeiro estoque. 

Dê prioridade aos parceiros que são rápidos em entregar, ofereçam variedade de produtos, tenham facilidade de pagamentos e te ajudem a seguir os processos definidos em sua estratégia de vendas.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.