Como trabalhar com pouco estoque: veja como e confira vantagens das compras semanais

estoque de loja de roupas

A premissa básica de qualquer loja de roupas é ter peças de qualidade e  disponíveis para venda, afinal, para um cliente não há nada mais decepcionante do que se empolgar com a compra de um produto e descobrir que acabou. 

Pensando nisso, aprender como controlar estoque de uma loja pequena é fundamental.

Por outro lado, ter estoque em excesso também pode ser algo prejudicial para o fluxo de caixa, podendo até causar prejuízos para os negócios da sua marca. O que estamos propondo aqui é o equilíbrio, que é o ponto chave quando se trata de controle de estoque.

Você pode se esforçar consideravelmente para ter as melhores estratégias de  marketing, montar uma equipe de vendas super amigável e ter uma loja física bem decorada na localização perfeita… nada disso vai adiantar se você falhar no estoque de produtos.

Você precisa ter o que seus clientes desejam e estar sempre com unidades disponíveis dos produtos mais vendidos para que eles não busquem essas peças em outro lugar.

Como especialistas em gestão de estoque, podemos ajudar uma pequena empresa a ter os melhores resultados – como, por exemplo, optando pelas compras de estoque semanais.

Confira nossas dicas e continue acompanhando para não perder oportunidades de melhorias em processos da sua loja!

1. Separe as peças em grupos, com base no método ABC

O método ABC é uma solução de controle de estoque seletiva muito usada em diferentes setores do mercado. Nesse caso, os produtos costumam ser separados em grupos de acordo com seu valor econômico e a rapidez com que se movimentam nas vendas.

A lógica é a seguinte:

  • Grupo A: itens de alto valor, que geralmente costumam demorar para sair das prateleiras. Ainda que as vendas dos produtos do grupo A sejam mais  imprevisíveis, elas proporcionam maior margem de lucro;
  • Grupo B: categoria de produtos básicos, que representa a grande maioria das peças. Nesse caso, as vendas deste produto são mais previsíveis, porque são peças sempre necessárias. Sua margem de lucro é menor do que os produtos do grupo A, mas acontecem com mais frequência e são confiáveis/garantidas;
  • Grupo C: produtos com menor margem de lucro, adquiridos para trabalhar estratégias de compras por impulso. Ou seja, são peças mais baratas que compõem qualquer look e são indispensáveis para qualquer guarda-roupas. O lucro com esses produtos até pode ser pequeno (até porque vivem em promoção), mas o volume de vendas é bem alto.

Essa maneira simples é ideal para controlar o estoque semanal de uma pequena empresa, uma vez que a divisão ajuda a ter um estoque mais organizado e uma loja física montada de forma estratégica para ganhar o cliente.

2. Analise seu histórico de vendas para identificar a movimentação dos seus produtos

Assim como na estratégia anterior, quando você identifica quais produtos vendem mais rápido quais ficam empacados no estoque, é possível saber o que deve estar na sua lista de compras para estoque toda semana e o que não deve nunca mais voltar para a mesma lista. 

Perceber esse movimento é a melhor maneira de controlar o estoque ao mesmo tempo que continua conhecendo seus clientes para atender suas preferências!

Atenção: com essa estratégia você precisa considerar a oscilação do giro de estoque por motivos específicos (como datas comemorativas ou ações promocionais).

3. Identifique e entenda quais são seus riscos

Identificar as vulnerabilidades do seu processo de controle de estoque é algo indispensável para evitar problemas. Algumas interrupções podem estar relacionadas a qualquer coisa, desde instabilidade do fornecedor de roupas escolhido até condições climáticas que podem interferir nas entregas. 

Os eventos circunstanciais que não estejam sob seu controle podem gerar problemas de seguir regulamentos, confiabilidade no fornecedor, causar impactos nos fatores econômicos, entre outros exemplos.

Para não desestabilizar, mesmo tendo uma loja de roupas pequena, você vai precisar controlar o estoque fazendo uma pesquisa sobre os possíveis problemas que pode ter que lidar e também se empenhar em criar estratégias para minimizar tais riscos.

Para não decepcionar os clientes, nunca dispense o plano B! Aliás, tenha uma sequência de soluções que podem proporcionar a melhor experiência ao seu cliente.

4. Invista em ferramentas para controle de estoque

A evolução da tecnologia tem ajudado os pequenos, médios e grandes empreendedores em muitos processos de negócio. Isso não poderia ser diferente para controlar o estoque de uma pequena loja de roupas.

Ter um sistema automatizado pode te ajudar a ter uma gestão de estoque mais eficiente e organizada, bem como facilita o controle do abastecimento de cada categoria de peças.

5. Gerencie relacionamentos com seus fornecedores

Toda loja de roupas que quer ter sucesso com suas metas (independente do seu porte), precisa contar com bons fornecedores. Infelizmente, nos dias de hoje é bem comum lidar com fornecedores diferentes para ter acesso a mais produtos. Mesmo assim, cultivar uma boa relação com os fornecedores dos melhores produtos oferecidos em sua loja é indispensável.

Isso vai te ajudar nas compras de estoque semanais para conseguir negociar preços, flexibilizar as condições de pagamento e ter vantagens na escolha dos materiais de mais qualidade.

Tendo uma rede de relacionamentos com fornecedores de confiança, você consegue fechar os melhores negócios e economiza, além de nunca ficar na mão.

Quer facilitar o controle de estoque da sua empresa? Conte com a Miggos!

Seguindo essas dicas de como controlar o estoque de uma pequena loja, você vai conseguir manter seu negócio funcionando com maestria.

Mas podemos ir além disso. Visitando nosso site você pode ter acesso ao jeito mais prático de comprar roupas em atacado!

Comprando peças para seu estoque na Miggos, você desfruta de inúmeras vantagens e evita vários riscos.

Pode confiar! São peças de alta qualidade, com distribuidores selecionados por nossa equipe com padrões rigorosos para te atender bem sempre que precisar. Reponha seu estoque com agilidade e variedade!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.