Pós-carnaval: dicas para vender peças de roupa paradas no estoque

giro de estoque

Quando vem um feriado tão colorido e divertido quanto o carnaval, não tem como não renovar o estoque, até porque as peças de roupa dessa data comemorativa tem suas próprias características e são muito procuradas pelos clientes.  

Isso é importante porque sua loja de roupas pode acabar deixando de realizar vendas por ineficiência na gestão de estoque. Mas e depois? Como trabalhar as vendas para terminar de vender os produtos “encalhados” e não ficar no prejuízo?

Antes de chegar a esse ponto, o ideal é saber como encontrar o equilíbrio e evitar esse tipo de situação, porém, nem sempre isso é possível. Quando precisar vender peças paradas, você vai precisar de algumas estratégias para melhorar o giro de estoques na sua loja, e é sobre isso que vamos falar hoje. 

Continue conferindo para conhecer as melhores práticas usadas no varejo de moda para vender peças adquiridas que estão paradas no estoque!

Faça uma avaliação sobre quais peças de roupa precisa vender

Toda loja de roupas prestes a fazer uma renovação de estoque precisa de um planejamento de gestão de estoque.

Para ter critérios eliminatórios, o ideal é começar pela análise da gravidade de ficar com o produto parado. Ou seja, você irá mensurar o quanto você está “gastando” para que aquela peça fique ali e quanto tempo em que essa peça está armazenada. Quanto mais custosa tiver no momento da aquisição de roupas para varejistas e mais tempo a peça estiver nas prateleiras de estoque, você poderá classificá-la com mais urgência de venda.

Vá separando todos itens em três grupos e organize-os por ordem de tempo em estoque como 30, 60 ou 90 dias sem saída.

Ao final desta seleção, será muito mais fácil conseguir identificar as melhores estratégias para vendê-las. Além disso, você como empreendedor ainda consegue saber qual dos produtos adquiridos não comprometem seu investimento e não são completamente desvalorizados. 

Nessa análise, vale vender por preços próximos as peças que fazem parte da coleção de carnaval, mas que podem ser usados em outras ocasiões.

Faça combinação de produtos (tanto na vitrine quanto espalhadas pela loja)

Quando você tiver analisado cada peça de roupa do estoque pela perspectiva sugerida acima, saberá mais sobre a qualidade e a necessidade de venda. E então chega a hora de começar a traçar estratégias – como a venda combinada!

Estamos falando sobre uma tática muito conhecida e eficiente para vender produtos parados, na qual é possível definir promoções quando o cliente vai à loja para comprar um outro produto e acaba levando outra peça (a que você quer vender para liberar estoque). 

Para convencê-lo a levar essa outra peça, você pode anunciar um “brinde” por um pequeno valor adicional! Por exemplo: vamos supor que você precisa se “livrar” de uma camiseta. Na sua loja você vai combinar a camiseta com uma saia ou uma bolsa, e quem levar esse “conjunto” ganha um brinde ou um mimo da loja.

Além dessa opção, ainda é viável colocar o item parado em uma promoção e oferecê-lo com outra mercadoria que te leve ao preço normal. 

Mesmo que o cliente não queira comprar uma de suas peças paradas, quando entender que a mesma está em promoção, terão mais interesse de comprá-la (ainda que só usem no próximo carnaval).

Use a criatividade para desenvolver campanhas promocionais

Liquidações são ótimas para se desfazer das peças paradas. No entanto, quando são realizadas com muita frequência ou com qualquer peça, os seus clientes tendem a ficar mal acostumados e sempre irão esperar apenas pela época de promoções para comprar com desconto (especialmente pós-carnaval).

Vale ressaltar que, apesar das recomendações, aumentar a quantidade de vendas de forma explosiva pode ser perigoso sem ter uma data limite. 

Use uma métrica que sinalize o prazo de fim da liquidação, como “produto no preço x enquanto durarem os estoques“. 

ATENÇÃO: Se você já tiver feito promoções com muita frequência para aproveitar outras datas, não faça agora pós carnaval. Isso pode afetar o seu negócio ao reduzir as vendas futuras de forma impactante.

Por isso, dedique-se em lançar promoções criativas e busque manter uma frequência positiva de clientes (de forma que a sua lucratividade não seja prejudicada).

Faça descontos especiais

Para usar a criatividade você pode oferecer descontos atrelados à condições especiais. Por exemplo, ao comprar uma peça de roupa Y, o cliente ganha outra tendo um mega desconto. Assim, a segunda peça (peça parada) que vai deixar o cliente mais feliz por ter sido mais barata.

Ofereça brindes

Nesse caso, as peças paradas vão de brinde. 

Se o cliente for comprar o produto Y, ou fizer compras acima de determinado valor, o cliente ganha o produto X (peça parada) de brinde.

É importante lembrar que esse tipo de tática ajuda a vender itens parados, otimiza a sua gestão de estoque e garante a fidelidade de muitos clientes. Por outro lado, também pode servir para aumentar o ticket médio do estabelecimento, porque os novos clientes prospectados novos clientes se sentirão satisfeitos com a compra!

Reposicione a exibição deste produto no lugar da loja

Uma das estratégias de praxe no varejo de moda é posicionar mercadorias entre áreas quentes e frias da loja. A forma como são distribuídas no espaço da loja pode aumentar ou diminuir suas vendas.

Portanto, o único produto com mais saída é sempre que é mais óbvio para todos, e é muito comum localizá-lo no local mais iluminado e animado da loja. Mas quando seu gerenciamento de estoque precisa ser sua prioridade na hora de se livrar de remessas estagnadas, é hora de recomeçar e reorganizar tudo.

Considere colocar esses itens estacionados do carnaval em locais mais proeminentes, com destaque, exibindo-os com mais clareza e em locais estratégicos, de forma que os clientes não passem por nenhum canto da loja sem vê-los.

Conte com a ajuda e envolvimento dos vendedores, os quais não devem esquecer de oferecer esses produtos para mostrar ao consumidor seu valor.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.