Roupas para final de ano: como montar um estoque otimizado?

estoque roupas final de ano

2022 já está quase terminando e, por isso, acende-se um sinal para os varejistas de moda!

Este sinal avisa que está chegando um momento muito importante não só para o mês de dezembro, mas para os próximos passos da coleção de fim de ano.

Estamos falando principalmente sobre planejar como serão suas vendas do que ainda é deste ano em 2023, que já está à nossa vista, e também nas próximas coleções de roupas para sua marca.

Evidentemente, existem alguns fatores externos que influenciam muito esse tipo de decisão. Mas a solução pode estar em um novo formato de estoque. Hoje vamos te ajudar a se programar para essa situação focando apenas na sua loja de roupas.

O que fazer para vender peças da coleção de fim de ano?

Ainda que seja algo aparentemente óbvio, não há algo melhor e mais necessário para um estoque de roupas otimizado do que um planejamento anual bem-feito. 

Muitas pessoas pensam que só é possível seguir um planejamento quando o mesmo for feito com muita antecedência. Porém, nem sempre isso é uma regra (especialmente quando falamos de pequenos a médios empreendedores). 

Independente de quanto tempo você, como varejista de moda, tenha tido para fazer o seu planejamento, você vai precisar de algumas coisas para ter sucesso com os lucros de fim de ano e início de outro – como, por exemplo:

  • Definir suas metas e objetivos a curto prazo;
  • Relembrar o que já fez e deu certo (caso não seja iniciante);
  • Estudar o estoque que já tem, pensar na sua equipe e nos clientes;
  • Escolher quais indicadores serão usados para medir seu resultado.

Para entender um pouco melhor esses pontos importantes para o seu fim de ano, continue acompanhando e confira nossas dicas!

Dicas indispensáveis para um estoque de roupas otimizado

Metas e objetivos

Onde você gostaria de chegar no próximo ano com o que fez até agora pela sua marca de roupas? 

Liste quais ações você vai precisar continuar a realizar para chegar até o seu objetivo, as que precisa deixar de fazer e quais precisa começar.

Atenção: seja extremamente realista com as suas metas. Elas precisam ser alcançáveis considerando o período útil para ter seus resultados.

Evitando os objetivos impossíveis ou intenções que, apesar de boas, você não vai conseguir realizar com a realidade atual, será mais saudável para sua equipe caminhar de forma leve. 

Com menos frustrações o percurso rumo à realização dos seus sonhos será melhor aproveitado.

Resgate estratégias que funcionaram

Sabe aquela famosa retrospectiva? É algo muito bem-vindo em todas as situações. Por isso, nesse momento, sugerimos que tente se lembrar do que foi possível realizar ao longo de todos os meses desse ano: o que deu mais certo para o seu negócio? O que não funcionou tão bem?

Essa é uma alternativa eficiente para conhecer melhor os seus clientes e poder repetir as ações mais interessantes nos últimos dias do ano, além de mudar o que não foi tão próspero.

Aproveite esse momento também para pesquisar mais sobre o seu nicho de mercado e apostar em ideias novas que possam funcionar.

Além de potencializar seus resultados entre essa e a próxima semana, você ainda vai conseguir começar o planejamento de 2023.

Estude o estoque de roupas atual

Estoque parado não é nada bom. Então, se você precisa de uma ajuda com peças de roupa que comprou para esse final de ano, o ideal é tentar entender quais peças já foram mais ou menos vendidas até agora analisando o seu público.

Pense sobre as seguintes perguntas: essas roupas são certas para o seu público? Foi uma aposta que você fez a partir de algum insight e não deu certo? Faltou divulgação? Foram apresentadas às pessoas que costumam visitar a loja ou nas redes sociais da marca?

Vale a pena considerar todas essas possibilidades com muito carinho, além de trabalhar no planejado do próximo ano para renovar a maneira de comprar esses itens. 

Exatamente! Mais do que pensar em como vender, às vezes, a solução ideal é pensar sobre como comprar roupas para estoque. Vamos falar um pouco mais sobre isso depois.

Pense na sua equipe e com a sua equipe

Para ter vendas, você vai precisar de uma equipe capacitada. Nesse caso, o volume adequado de colaboradores varia conforme o fluxo da sua loja.

Quando falamos nas últimas semanas do ano, clima natalino e muitas pessoas que procuram looks para a virada, geralmente é necessário fazer novas contratações e capacitar ainda mais o seu time que já está tocando as vendas.

Pense bem! Esse tipo de decisão não implica em “mais gastos”, mas sim em bons investimentos. 

Podemos dizer que considerar esse tópico é o que há de mais importante para o seu planejamento do ano que vem, especialmente se tiver intenção de expansão.

Não se esqueça de estudar os dados de clientes

Assim como é importante analisar sua equipe e proporcionar o que precisam para fazer um bom trabalho, seus clientes devem ser norteadores em qualquer planejamento. Afinal, tudo o que é feito em sua loja visa atingi-los, não é mesmo?

Portanto, avalie quais foram as roupas que eles mais gostaram, quais não pensaram 2 vezes antes de comprar e tente lembrar do que sentiram falta quando visitaram sua loja.

Quanto mais dados de clientes novos e fidelizados você tiver, melhor será para trabalhar em ações que te ajudem a aumentar os números de vendas em poucos dias e, principalmente, no próximo ano.

Escolha os indicadores certos para análise

Sabendo que indicadores são, basicamente, os números que vão te mostrar se você está perto ou longe de cumprir seus objetivos, além de nortear o que pode ser um objetivo ou não.

Definir indicadores usados para o seu planejamento vai facilitar o acompanhamento de resultados durante os próximos 12 meses.

Alguns que consideramos como essenciais são: total de vendas, novos clientes, giro de estoque etc. 

No final das contas, você é quem vai identificar o que será melhor para o seu negócio! 

Vem com a Miggos! 

Se recomendamos, nós fazemos! Tudo que foi proposto nesse conteúdo faz parte do nosso dia a dia. Por isso, podemos dizer que essas dicas têm base não só em teorias de mercado, mas também em experiência.

Lembra que mencionamos a importância de olhar para o cliente para ter um plano de estoque otimizado? Pois bem! Nossa proposta tem a ver com isso.

Pensando em pessoas que precisam se desapegar do formato “comprar roupas em atacado” para depois poder vender, você pode contar com a Miggos. 

Sabemos que épocas sazonais, como final de ano, exigem estratégias específicas. O problema é que nem todos os fornecedores conseguem se adequar à realidade de cada cliente. 

Nós nos esforçamos para estar sempre com você! Isso quer dizer que agora você poderá contar conosco para montar um estoque de roupas otimizado, comprando peças de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

Em breve traremos mais informações sobre isso. Por enquanto, entre em contato com nossa equipe para saber como podemos ajudar!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.