Entenda como trabalhar com estorno de pagamentos em sua loja de roupas

estorno de pagamentos

Quem é varejista, precisa conhecer a Lei do Código do Consumidor para encontrar as melhores soluções em casos esporádicos e urgentes, como é o caso de solicitação de estorno!

Por exemplo, essa lei realmente abre a possibilidade de reaver quantias de compras parceladas. O problema disso é que muitas pessoas não sabem ao certo como funciona e quando essa devolução do valor pago deve ser feita. 

Sabendo que o estorno acontece quando clientes realizam compras por meio de pagamento com um cartão de crédito, entenda melhor quando é cabível seguir com o processo em sua loja de roupas caso algum cliente queira a devolução do valor recebido. 

O que é estorno?

Entende-se como estorno quando o cliente deseja reaver a quantia que gastou em uma compra utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento. 

Sendo assim, o valor é devolvido por seu estabelecimento de forma automática para a conta do cliente. Esse tipo de operação costuma acontecer com mais frequência em compras realizadas virtualmente, mas nada impede que o cliente volte à loja para solicitar o cancelamento de compras físicas e pedir que o valor seja estornado também. 

O que a legislação do consumidor diz sobre isso? 

A legislação assegura o direito de arrependimento do consumidor em qualquer compra. No art.49. está previsto que o comprador pode desistir da transação em até 7 dias (que começa a contar a partir do ato de compra).

É neste caso somente, do comprador desistir de uma compra no prazo de 7 dias, que o estabelecimento deve seguir com a devolução do dinheiro (quando já foi pago) ou da quantia retida na fatura do cartão via estorno. 

Inclusive, é importante ressaltar que não é necessário que o cliente apresente motivos para a desistência da compra dentro desse período de reflexão.  

É importante ressaltar isso, porque alguns estabelecimentos acabam se opondo à devolução com o argumento que o produto está violado. Porém, esse tipo de resistência viola a legislação vigente no Código do Consumidor.

Como deve ser feita a solicitação de estorno em uma loja de roupas?

Quando acontecer de algum consumidor desistir de alguma peça de roupa que adquiriu em sua loja de roupas, o mesmo deve basta efetuar a solicitação no estabelecimento onde a compra foi realizada. 

Se for o caso de ter ocorrido alguma fraude e o cartão foi utilizado por outra pessoa para realizar uma compra, será preciso acionar a operadora de crédito para prestar esse tipo de serviço. 

Assim que o cancelamento for confirmado, será responsabilidade da própria loja solicitar ao operador da máquina de cartão que a compra foi realizada que repasse tal requerimento de devolução para a rede bancária responsável pelo cartão. 

Exemplo de mais casos que validam a solicitação de estorno 

Em casos de lojas de roupas virtuais, os clientes podem solicitar estorno quando o seu pedido demorar mais do que o tempo previsto para ser entregue, ou até quando o produto chegar com algum tipo de dano. 

Mas se a compra é feita online e o produto chega antes do comprador solicitar o cancelamento, o mesmo não deve receber a entrega. Ou seja, se seu cliente manifestar arrependimento da compra depois de você já ter enviado as peças adquiridas para o endereço do cadastro mencionado no pedido, é importante que o destinatário rejeite a entrega para que o estorno seja efetivado.

O estorno também pode ocorrer quando houver algum tipo de cobrança indevida ou duplicada, além de casos que os itens da compra não correspondem ao que foi anunciado durante a compra ou exposto na vitrine.

Requerimento de estorno prejudica a reputação da marca?

Diferente do chargeback, o estorno é considerado como um processo amigável! Ou seja, ainda que a compra em questão não tenha sido conforme o esperado, a loja consegue passar confiança para o consumidor e não prejudica nem sua reputação, muito menos a relação dos clientes com a marca.

Além disso, estornos não são contabilizados e não geram multas por parte das bandeiras de cartões (como acontece no chargeback. 

Sabendo de tudo isso, não há o que temer quando o assunto for estorno! No entanto, a sua motivação deve continuar sendo oferecer o melhor aos seus clientes. Demonstre sua dedicação em corresponder suas expectativas de compra em todo momento (mesmo quando a primeira peça adquirida não tiver sido a ideal).

Vale a pena evidenciar que sua loja está à disposição para esclarecer qualquer tipo de dúvida que o consumidor tenha em relação aos seus direitos. Portanto, busque conhecê-los para deixar o relacionamento entre as duas partes cada vez mais sólido.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.