O controle de fluxo de caixa para as revendedores de roupas baseia-se no registro de toda e qualquer movimentação financeira de uma loja de roupas, levando em consideração todas entradas e saídas monetárias em um período específico.
Hoje vamos falar sobre manter esse controle, porque é uma ferramenta super importante para revendedores autônomos. Dessa forma você consegue olhar além do saldo final no mês e tem uma perspectiva mais realista sobre sua condição financeira.
Quando se sabe todos os ganhos e gastos reais, é bem mais fácil conduzir planejamentos financeiros e ter a chance de garantir lucratividade.
Então, se você quer saber como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente, confira a seguir as dicas que temos como especialistas do varejo de moda!
1) Busque encontrar o método ideal para registrar controle de fluxo de caixa
Para ter mais resultados positivos com a sua revenda de roupas, você deve começar aprendendo a registrar esse controle do fluxo de caixa e decidir como isso será feito em sua loja.
Muitas pessoas optam por usar métodos mais tradicionais, como uma agenda ou contando com o auxílio de planilhas (mesmo que sejam mais elaboradas).
Atualmente, isso pode ser feito até mesmo com o celular. Basta usar aplicativos específicos, que auxiliam esse gerenciamento de caixa.
Independente do método mais adequado às suas preferências, é importante que o mesmo te ajude na manutenção da constância – uma vez que se fizer anotações erradas e irregulares, não vai servir para nada.
Por isso, a escolha do modelo que melhor se enquadra na sua rotina para anotar todas as entradas e saídas de dinheiro é tão importante para conseguir ter controle disso.
2) Faça registros de todas as contas a pagar e receber
Depois de decidir como vai fazer o seu controle de fluxo de caixa, chega o momento de começar a registrar suas contas a pagar e contas a receber (caso ainda não faça isso).
No caso das contas a pagar você deve incluir todos os dados – como parcelamento de compras para estoque, além dos custos fixos que costuma ter com a loja.
Já no departamento de contas a receber, você vai precisar registrar todas as peças de roupas vendidas realizadas num determinado período de tempo e quaisquer movimentações que caracterizam alguma entrada de dinheiro.
Se não for possível saber o valor exato de uma conta, é interessante fazer estimativas (que são previsões de gastos com base no histórico das outras que já pagou).
Lembre-se que o propósito de um fluxo de caixa é justamente ter condições de prever o saldo que terá na conta quando chegar o final do mês. Quanto mais você se esforçar nesse sentido, mais controle terá.
3) Não se esqueça de incluir as receitas e despesas a prazo
É bastante comum que o revendedor de roupas autônomo costume registrar o valor cheio de suas vendas, mesmo quando é feita a prazo (de maneira parcelada).
O ideal para o controle do fluxo de caixa é registrar cada parcela, mencionando seus respectivos valores ao longo de todos os meses que deve ser descontada uma parcela.
Haja da mesma forma quando tiver que fazer compras a prazo pela loja, de forma que você sabe exatamente quanto vai gastar e receber em cada mês analisado.
Isso também vai facilitar a projeção das metas de vendas diárias, além de conseguir entender quando você poderá realizar ações promocionais e quando não será viável realizar uma determinada compra.
Além disso, essa previsão te mostra se a sua loja já tem estrutura suficiente para oferecer parcelamento para os clientes e suas respectivas condições.
4) Tenha contas bancárias diferentes para separar transações da loja de outras pessoais
Caso a sua loja esteja começando, é possível que ainda esteja usando a mesma conta bancária para administrar o seu dinheiro pessoal e o dinheiro do negócio.
Porém, a longo prazo, isso pode prejudicar muito a sua organização financeira, porque é comum que as despesas sejam confundidas. Ou seja, as pessoas acabam usando recursos profissionais para cobrir despesas pessoais e vice-versa.
Prezando por evitar essa situação, assim que for possível, mantenha uma conta separada para vender roupas.
Existem, inclusive, contas de pessoa jurídica que oferecem algumas vantagens para fins comerciais (como, por exemplo, taxas e tarifas menores ou a possibilidade de gerar boletos sem custos).
5) Não abra mão da reserva de emergência
Mesmo mantendo todas as suas finanças controladas e o saldo final positivo, para manter seu controle de fluxo de caixa sempre fluido, não podemos esquecer que as emergências são inevitáveis.
Como muitas pessoas costumam recomendar em relação à vida financeira pessoal, é sempre bom ter uma quantia reservada para continuar cumprindo com os seus compromissos independente das circunstâncias (especialmente em casos que sua receita esteja prejudicada por algum motivo).
Se você ainda não tem o hábito de separar uma parte dos seus lucros mensalmente, faça uma poupança para sua loja de roupas. Comece poupando todo valor que tiver disponível no final do mês, afinal, de pouco em pouco podemos nos surpreender no futuro.
Com o passar do tempo, quando for possível, defina uma meta de valor para guardar e vá aumentando à medida que sua renda for crescendo.
Percebe como o controle de fluxo de caixa é importante para as finanças do seu negócio? O ideal é que essa tarefa seja o mais simples possível e seja atualizada com constância.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.