Como Shopee e Aliexpress funcionam? Saiba se é possível encontrar fornecedores nessas plataformas

fornecedores de dropshipping

O mercado digital tem crescido consideravelmente nos últimos 10 anos e isso fez com que empresas como Shopee e AliExpress se tornassem grandes referências tanto para vendedores quanto para consumidores!

Essas duas lojas virtuais estrangeiras comercializam produtos importados e nacionais sem fabricá-los. Ou seja, são plataformas dropshipping.

Mas por que são tão fortes assim? Quais são as características dessas marcas que fazem com que sejam tão procuradas?

Leia até o final para entender tudo isso, além de conhecer alternativas que podem te ajudar a ter sucesso no varejo de moda.

Como a Shopee e Aliexpress funcionam?

Conhecidas por oferecerem preços mais baratos e entregas rápidas, empresas de dropshipping como a Shopee e Aliexpress estão movimentando as vendas online dos mais variados tipos de produtos.

Isso quer dizer que você e todos os seus concorrentes podem comprar produtos nessas plataformas para revender, mas também podem usar tais ecommerces para anunciar seus produtos.

Sendo assim, essas marcas não são conhecidas para vendas de um segmento específico. Podem servir para todo e qualquer tipo de mercadoria.

Saiba mais sobre isso!

Variedade no catálogo de produtos

Considerando a divisão das categorias de produtos, a Aliexpress e a Shopee são bem parecidas. 

Existem categorias que agrupam produtos do dia a dia, outras para utensílios domésticos, de cozinha ou itens de decoração, outras para vestuário, outras para saúde/beleza, e até outras para  eletrônicos. 

Nessas seções, o usuário pode encontrar anúncios para compras em atacado e varejo das mais diversas origens. 

Sim! Você pode encontrar fornecedores e também clientes interessados nos produtos que você pretende vender no mesmo lugar. Porém, essa pode não ser a melhor alternativa. 

Fique até o final para entender porquê.

Formas de pagamento disponíveis

Entendendo que a palavra mais adequada para definir a maior vantagem dessas plataformas seria versatilidade, não é difícil imaginar que tais empresas facilitam muito na hora de pagar. 

Quem escolhe comprar os produtos anunciados em suas mais diversas categorias, consegue fazer pagamentos por boletos bancários e cartão de crédito (tendo a possibilidade de parcelamento). 

Dependendo do anunciante e do tipo de produto, ainda é possível finalizar com pagamento digital (como PayPal e transferência bancária, por exemplo).

Na Shopee, ainda há a possibilidade de finalizar compras com um cartão de débito virtual emitido pela Caixa Econômica Federal.

Leia também “Meios de pagamento em lojas de roupas: quais oferecer?

Navegabilidade e visual da tela inicial

Ao acessarem a Shopee ou a Aliexpress (tanto pelo aplicativo quanto pelo navegador web), os usuários visualizam uma tela com destaques de produtos e ofertas. 

O que muda de um para o outro são os atalhos, que mostram as sessões de produtos, as categorias divididas, as recompensas, um sino de notificações gerais e um botão para que os usuários acessem sua conta.

A tela inicial costuma dedicar espaço com ênfase a um produto com a imagem principal do produto, seu nome e uma breve descrição. Se for uma promoção, o destaque também exibe valor e descontos.

Normalmente, dados como frete e informações sobre o vendedor ficam na página do produto. 

De modo geral, é desafiador conquistar um espaço de destaque ou de encontrar logo de cara o que você precisa procurar. Portanto, se a sua intenção é encontrar bons fornecedores de roupas ou outros produtos nessa plataforma, melhor se dedicar bastante na pesquisa. 

Prazos de entrega

O prazo de entrega vai variar muito de acordo com o que o consumidor está interessado em comprar e a localização dos fornecedores (além de seus estoques). 

Vale lembrar que o processo de logística é desempenhado por transportadoras nacionais e a responsabilidade é sempre do fornecedor – como no caso de qualquer dropshipping.

Dependendo da origem do produto, o período entre o envio e a entrega pode variar entre poucos dias úteis (pouco mais de uma semana).

Já se for comprar produtos do exterior, o que é possível nessas plataformas, o processo de entrega está sujeito a períodos mais longos. Normalmente podem levar de 14 a 31 dias.

De início, muitas pessoas passaram por experiências ruins com compras na AliExpress, porque alguns produtos não chegavam. Agora, a empresa já mantém armazéns próprios em território brasileiro. 

Com isso, as entregas passaram a ser mais rápidas no caso dos produtos de maior demanda. 

Os preços são realmente baixos? 

É possível comprar produtos de qualidade na Shopee ou na Aliexpress pagando pouco?

A Shopee e a AliExpress realmente costumam fazer promoções com preços bem mais baixos, dão cupons com desconto e promovem ações por tempo determinado…

Isso mostra que a estratégia dessas plataformas é manter produtos de ticket baixo. Inclusive, é por isso que o investimento para manter uma loja ativa na plataforma é mais acessível.

Juntando tais fatores, chegamos ao seguinte ponto: apesar do engajamento que as ofertas podem trazer, há questões que podem prejudicar a experiência dos clientes e dos anunciantes.

Olhando pelo lado do comprador, corre-se o risco de comprar produtos com qualidade muito inferior ao que imaginavam (ou até de não ser nada parecido com o que esperavam).

Já pensando na experiência do anunciante, o grupo de pessoas que procura especificamente esse tipo de empresa para comprar, está mais interessado em preço baixo do que em qualidade de produto. 

Se o seu interesse é trabalhar com um público que procura as melhores opções do mercado em questão e não coloca o preço como fator decisivo de compra, essa não é a melhor alternativa de venda virtual. 

Mas, afinal, Shopee e AliExpress são confiáveis?

É inegável que as duas plataformas têm suas vantagens e proporcionam algumas facilidades em seus processos. 

Para comprovar a entrega dos produtos de acordo com o que é anunciado, as plataformas prometem até mesmo a devolução integral do valor investido na compra em casos de insatisfação.

A questão é que mesmo tendo essa margem de segurança, a AliExpress e a Shopee são marketplaces. Elas não são empresas que estão disponibilizando produtos de fabricação própria, mas sim espaços em que vendedores individuais e lojas independentes podem comercializar produtos.

Então, respondendo a pergunta,  são plataformas confiáveis para vender e para comprar! Entretanto, nem sempre são as melhores opções de canais para encontrar fornecedores.

Opções de Dropshipping para vender roupas

Considerando as suas prioridades com sua marca, o cenário ideal é procurar opções de fornecedores que correspondam ao que realmente é importante para seu público e ao padrão definido para a identidade da sua marca.

No caso de roupas, você tem a oportunidade de escolher a Miggos!

Se você prefere vender roupas de alta qualidade sem se preocupar com logística de entregas e nem estoque, está mais do que na hora de conhecer nosso trabalho.

Diferenciais da Miggos

Agora você já encontrou a solução que você precisava para começar a vender roupas ou dar continuidade à sua marca sem gastar muito.

Temos diversos diferenciais que podem fazer toda a diferença para sua empresa! Veja alguns abaixo:

  • Envio em 1 a 2 dias saindo de São Paulo;
  • Atendimento exclusivo (em português);
  • Fornecedor nacional;
  • +2700 modelos de roupas disponíveis selecionados por um time de especialistas em moda.

Para saber mais sobre a Miggos ou esclarecer dúvidas sobre o processo de venda dropshipping, continue navegando em nosso site ou entre em contato conosco!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.Como Shopee e Aliexpress funcionam? Saiba se é possível encontrar fornecedores nessas plataformas