5 dicas para escolher os melhores fornecedores para sua loja de roupa

fornecedores para loja de roupas

O sucesso de qualquer loja de roupas vem com a qualidade dos produtos disponibilizados, isso é fato! Independente do porte ou estilo, todos querem encontrar peças bonitas e duráveis para que seus clientes confiem em sua marca. Por esse motivo, entende-se que um dos pilares mais importantes para ter um negócio bem estruturado é ter bons fornecedores – já que isso vai ser sua vitrine, literalmente.

No entanto, esse trabalho é desafiador. Infelizmente a maior parte das pessoas que decidem empreender e não se aprofundam em pesquisas sobre o mercado de fornecedores para varejistas de moda acabam tendo frustrações.

Com isso não queremos dizer que os melhores parceiros ficam escondidos. Pelo contrário: estão mais próximos do que você imagina. 

Continue acompanhando para conferir nossas dicas para encontrá-los e algumas recomendações para garantir seu espaço no mercado da moda. Mas antes disso, vamos explorar o assunto explicando a importância de cuidar da gestão de estoque com muita dedicação.

Por onde começar sua gestão de estoque?  

Para chegar a etapa de abastecimento de estoque, certamente já definiu algumas outras questões que implicam no processo de definição da marca – como, por exemplo, identificar quem pertence ao seu público e como vai trabalhar sua marca (com loja física, virtual ou ambas). 

Sendo assim, fica mais fácil de destinar um orçamento mais realista para adquirir novos produtos e assim divulgá-los para sua clientela. 

Para chegar neste valor você precisa sondar o mercado e entender quais são as tendências, o que você quer oferecer na loja e quantas unidades seriam suficientes para atender sua demanda. 

Se a sua loja for oferecer somente peças básicas (que nunca saem de moda), priorize destinar maior parte da verba para isso. Caso queira apostar em tendências (como fazem algumas lojas virtuais), a prioridade do dinheiro investido em estoque será para peças passageiras – que são aquelas vendidas enquanto estão em alta. Depois você não precisará mais solicitar aos seus fornecedores.

Além disso, também vale destacar que não adianta muito ter várias peças se você não tiver um espaço destinado especificamente para servir como seu estoque. Este ambiente deve comportar suas mercadorias e assegurar a qualidade das peças!

E para finalizar a questão, é necessário estabelecer qual será sua forma de negócio: pronta entrega ou sob encomenda. Assim encerramos a primeira etapa básica de um plano para alguém que pretende comprar roupas para vender

Todos esses pontos são fundamentais para uma negociação com fornecedores, porque dessa forma seus parceiros vão entender quais são suas reais necessidades para manter a excelência na entrega de produtos.

Agora chegou o momento mais esperado. Vamos às dicas sobre como escolher os melhores fornecedores do mercado de varejo de moda!

Pense como um consumidor!

Essa primeira dica é válida para dois momentos diferentes, mas muito importantes:

  1. Entenda que para o fornecedor você é um consumidor! Neste caso, não abra mão dos seus direitos. Veja o que compensa financeiramente, pesquise o que está sendo oferecido em outros lugares, analise a qualidade de cada peça, solicite troca quando for necessário, não tome prejuízos que não são de sua responsabilidade somente porque também é pessoa jurídica;
  2. A outra ocasião é colocar-se no lugar dos seus clientes (especialmente da persona definida no desenvolvimento da marca) quando for escolher os produtos que vai oferecer na loja. Pense no que você gostaria de encontrar quando visita uma loja de roupa e no que é primordial para esse público.

Vamos supor que as pessoas frequentam sua loja gostam de roupas estampadas. Se você solicitar somente peças básicas para seus fornecedores, não vai ter o lucro desejado (mesmo que todas sejam da mais alta qualidade). Disponibilize o que seu público consome! E isso será possível quando você conhece essas pessoas, entende seus gostos e se dispõe a atender suas preferências.

Participe das feiras do seu segmento

Você já aproveitou eventos para fazer networking? As feiras são oportunidades incríveis para encontrar fornecedores. Inclusive, na maioria das vezes, são organizadas com essa finalidade.

Recomendamos esse interesse porque as feiras são lugares que cobram pela exibição dos produtos. Sendo assim, só de encontrar pessoas que estão expondo mercadorias neste tipo de ambiente já tem meio caminho andado para fechar negócio. 

Essa atitude demonstra vontade de crescimento e interesse em interagir com outros empreendedores do mesmo mercado. Além disso, justamente por pagarem por esse espaço, são fornecedores que se importam com o trabalho que prestam.

Verifique quais fornecedores facilitam pagamento

Como investidor (a) e empreendedor (a) você sabe que é preciso pesquisar preços. Mas está priorizando fechar contratos com fornecedores que oferecem mais opções para pagamento?

Quando você encontrar empresários deste meio que são flexíveis com essa questão, não perca a chance de estreitar relações comerciais! Infelizmente o mercado está cheio de fornecedores que até oferecem peças de qualidade, no entanto, o custo benefício em tê-los como provedores de estoque é quase zero.

Isso vai implicar diretamente nos preços dos seus produtos e nas formas de pagamento que vai oferecer na sua loja. Se não facilitarem para você, é menos provável que consiga proporcionar uma experiência melhor aos seus clientes.

Vale ressaltar que isso também inclui buscar informações sobre quais são os descontos concedidos para adquirir um bom volume de peças, quais são as condições de parcelamento (se cobram juros ou não), se cobram pelo frete, quais são as taxas de serviço e qual valor dos impostos cobrados.

Faça pesquisas online!

Por incrível que pareça, muitos vendedores têm receio de procurar por parcerias comerciais na internet. Com isso queremos dizer que há quem pesquise por qualquer coisa online, mas não busque por fornecedores digitalmente.

É claro que essa forma de contato não é tão tradicional e nem é a primeira opção que vem à cabeça de quem já tem experiência em vender. Mas faça um teste e certamente terá boas surpresas.

A Miggos, por exemplo, é uma facilidade virtual que te proporciona mais conforto e segurança na hora de abastecer seu estoque. 

Usando nossa plataforma você vai conseguir encontrar peças de fornecedores rigorosamente selecionados, por preços inacreditáveis e ainda recebe sua compra sem ter que sair da sua loja ou da sua casa. 

Enquanto ainda não lançamos nossa ferramenta, continue seguindo nossas dicas e acompanhando nossas publicações. Esperamos ter ajudado.