O mercado da moda sempre foi altamente competitivo. Isso nunca foi segredo pra ninguém! Mesmo em momentos em que o público consumidor não estava exposto a ser impactado por diferentes anúncios a cada instante, investir em vestuários ou calçados e acessórios nunca foi uma tarefa simples.
Porém, à medida que o comportamento desse público continua mudando, assumir os riscos de abrir um pequeno negócio exige responsabilidade para atuar em várias frentes e, assim, conseguir consolidar a sua marca.
Para alcançar esse tipo de objetivo é preciso ir além da divulgação de suas peças de roupas nas redes sociais. Antes de qualquer coisa, você deve ter um diferencial, porque dessa forma tem chances de se destacar da concorrência.
A tendência, inclusive, é que as marcas sejam associadas às causas que defendem e aos conteúdos que utilizam para se comunicar.
Pensando dessa maneira, para que sua loja de roupas possa ganhar o coração das pessoas, você vai precisar trabalhar o fortalecimento de marca.
Não é preciso estudar muito para perceber também que o processo de compras vem mudando bastante. Se antes o primeiro contato que se conseguia com potenciais clientes era por meio de publicidade em alguns dos principais veículos de comunicação, hoje tudo é feito com muita estratégia e de forma mais autônoma, auto suficiente.
É claro que nos dias atuais isso está mais relacionado com a Internet. E esse é um local em que as pessoas recebem estímulos a todo o momento.
É nesse campo que marcas até então desconhecidas passam a disputar a preferência do consumidor com outras já consolidadas.
Para quem possui um pequeno negócio ou serviço, esse é um campo a ser muito bem explorado. E o marketing digital tem um papel fundamental nesse processo.
Defina um público alvo adequado para a estratégia
O primeiro passo para colocar o plano em prática é uma boa definição do seu público alvo, ou seja, uma pesquisa em que se identifica a faixa etária, o sexo, a situação sócio econômica do seu possível cliente. É preciso entender quais são as motivações que o consumidor têm para “necessitar” daquele tipo de produto. Isso só se consegue por meio de uma pesquisa que defina claramente a quem você quer chegar.
Defina um nome fácil de ser gravado ou mencionado
Feita essa pesquisa, a etapa de escolher um nome para a sua marca também é decisivo. Ele precisa ser fácil de memorizar, de preferência curto e sonoro. Porém, muitas vezes uma boa ideia acaba sendo difícil de implementar, justamente porque alguém “já pensou nela antes”.
Por isso, vão aqui duas dicas. Verificar se já há registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) para a marca que você quer colocar no mercado e pesquisar os domínios que ainda estão disponíveis para que você possa criar um site e fazer com que a sua presença online seja garantida.
Crie um logotipo
A representação gráfica da sua marca também é um fator que precisa ser cuidado com muito carinho. Um bom logotipo, que seja representativo para o seu negócio ou produto vai ajudar a construir a sua logomarca e fazer com que ela alcance o seu objetivo, que é ficar na memória das pessoas. Nesse caso, vale o investimento em um profissional de design, que vai ajudar a definir a maneira com que a sua empresa quer chegar até a cabeça das pessoas. O uso das cores é considerado um ponto chave nesse processo.
Não desvalorize a comunicação!
Definir a comunicação é outro passo importante a ser tomado, afinal, uma boa marca precisa de personalidade. Nesse processo, a definição do tom de voz vai ajudar para facilitar que o seu público alvo se lembre dela. No marketing de relacionamento, a forma com que a sua marca vai se comunicar pode fazer toda a diferença.
Certamente você vai se lembrar de alguns casos em que, nas redes sociais, marcas se destacam com um discurso leve, que respondam as questões ou reajam a acontecimentos de forma leve. Algumas, mais consolidadas, chegam até a se relacionar com os seus concorrentes, no Twitter ou no Facebook, por exemplo. Isso só será possível se você conhecer muito bem o seu público e tiver bem ajustada a maneira de abordagem.
Tenha uma causa
Para tornar a sua marca relevante, um dos caminhos que podem ser seguidos é o apoio a causas relevantes. Causas ambientais, sociais ou culturais costumam ser um bom caminho de fortalecimento de marca. Quanto maior for o engajamento nessas causas, mais fácil será de ser lembrado.
Mas não se pode ficar somente no discurso. Um trabalho bem feito nesse sentido vai fazer com que os próprios consumidores passem a recomendar o seu negócio a outras pessoas ligadas à causa em questão. Um apoio cultural, por exemplo, pode fazer com que a sua marca alcance um nicho específico, que precisa ser bem pensado, dentro do público alvo que você escolheu. Você ganha respeito desse público, além de contribuir com a causa escolhida.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.