O reconhecimento é algo que pode ser entendido como um simples elogio a alguém por seu talento, seus valores, por possíveis tarefas bem sucedidas e até características. Porém, quando o assunto é trabalho, esse termo diz mais do que isso.
Nesse caso, quando um profissional é reconhecido por seu desempenho, acaba sendo atendido em necessidades básicas que são inerentes à própria sobrevivência – afinal, todo mundo gosta de ser reconhecido e valorizado por algo que faz.
Essas necessidades estão ligadas a auto estima, auto realização, segurança, relações sociais e até mesmo questões fisiológicas.
Quando os colaboradores de uma empresa se sentem motivados e satisfeitos com seu trabalho por seus superiores (e vice-versa), há maior engajamento por parte dessas pessoas.
O melhor de tudo é pensar na propensão de comprometimento e inovação, que são consequências provenientes da prática do reconhecimento!
Considerando todas essas informações, percebemos que a estratégia conhecida como “funcionário do mês” causa exatamente tal sensação, já que promove a valorização entre os profissionais que fazem parte da equipe de uma empresa sem ter que desmerecer outros componentes do time.
Esse método faz bastante sentido para o universo do varejo de moda e se aplica muito bem às lojas de roupas, já que a pressão do próprio segmento e o desgaste de correr atrás das metas mês após mês pode fazer estrago na saúde psicológica e física de seus vendedores.
Quer saber mais sobre essa estratégia de gestão? Então, você está no lugar certo! Confira.
Quando é hora de propor um quadro de funcionário do mês?
Já pensou em ter vendedores sempre motivados em sua loja? Isso é possível quando você tem estratégia de gestão.
O “funcionário do mês” é uma das formas mais tradicionais de reconhecer a produtividade e destaque às pessoas que se dedicam todos os dias em fazer o melhor em suas obrigações profissionais.
Se você está precisando de ideias para motivar e incentivar os vendedores da sua loja de roupas, deveria considerar essa prática e torná-la uma tradição de maneira saudável.
Vale mencionar que existem duas diferentes formas de trabalhar com a técnica de funcionários do mês, sendo uma delas por indicação dos funcionários com melhor desempenho/produtividade e a outra por comprometimento com as vendas.
A primeira se aplica para casos de equipes desmotivadas, que estão tendo baixo desempenho ou não entregam mais resultados como já conseguiram antes.
Já a segunda é válida para problemas com a ética profissional (quando os vendedores estão faltando, atrasando, descumprindo regras ou indo contra os valores prezados por sua marca).
Motivos para trabalhar a estratégia de funcionários do mês
É possível que você esteja se perguntando: “vale mesmo a pena aderir o método de funcionários do mês em lojas de roupa?”. A resposta é sim! E podemos provar isso apresentando quais são os benefícios dessa estratégia.
Veja quais são eles:
- Seus colaboradores terão maior autoestima e passam a ser vendedores mais confiantes – o que tem relação direta com as suas principais obrigações;
- Ainda que o espírito de competitividade nem sempre seja interpretado de maneira positiva, quando bem planejada essa estratégia é capaz de trabalhar essa questão instigando melhor desempenho em todos os profissionais da sua loja;
- Por consequência das ações anteriores, todos os seus vendedores irão procurar maneiras de alcançar o que for preciso para ter melhor desempenho no trabalho (tanto na própria loja quanto fora dela, quando passarem a fazer propaganda de suas peças de roupa e outros diferenciais da marca).
É importante frisar que os vendedores só conseguirão se desenvolver e evoluir profissionalmente quando receberem as devidas condições para tais feitos.
Analisando de forma geral, podemos dizer que investir em planejamentos para trabalhar com funcionários do mês pode te ajudar a alcançar os melhores resultados de vendas definidas para sua loja de roupas!
Por ser uma estratégia de gestão, lembre-se que nossa proposta em analisar essa estratégia não é uma obrigação. Veja se faz sentido para benefício de cada vendedor de roupa da sua equipe e se pode, de fato, colaborar com seus resultados.
Dicas: saiba o que NÃO fazer em estratégias de reconhecimento
É possível que ao longo do texto você tenha tido várias ideias para colocar em prática – como, por exemplo, premiar os vendedores que merecerem destaque e maneiras de fazer com que toda a equipe se engaje na proposta.
No entanto, é importante destacar que esse processo é bastante delicado e tem uma linha tênue que pode transformar todas as suas expectativas em frustrações.
Pensando nisso, separamos algumas dicas indispensáveis para ter o retorno esperado! Confira.
Falta de estabelecer métricas!
Todo e qualquer sucesso precisa ser medido! Por isso, é preciso ter indicadores quando se opta por trabalhar com marketing de incentivo – especialmente quando também envolve premiação.
Quando você quer saber se sua metodologia afeta positivamente o desempenho de vendedores, você precisa acompanhar números e ter métricas como referências!
Para ir além, é interessante levantar os números mais recentes de vendas e avaliar qual será o impacto gerado pela nova estratégia.
Prêmios repetidos e inexpressivos
Na hipótese de trabalhar com prêmios, repare se mudá-los a cada mês causa alguma mudança. Dessa forma você vai perceber o que desperta mais entusiasmo na equipe em geral.
Vale fazer pesquisas anônimas questionando sobre a política de premiação da loja.
Promover uma competição agressiva e/ou injusta
Mesmo que tenhamos falado mais acima sobre priorizar uma competitividade saudável, nós não podemos finalizar o assunto sem relembrar o quão importante é estar bem longe da competição tóxica.
Ou seja, faça planos traçando alternativas de demonstrar reconhecimento sem aumentar o nível de estresse ou desentendimentos pessoais entre os vendedores.
Algo que pode resolver essa questão é ter metas coletivas com prêmios que valorizam o esforço de cada colaborador além do funcionário do mês.
Outra possibilidade é demonstrar interesse em reconhecer os esforços das pessoas que ficaram em segundo lugar e em terceiro lugar.
Basicamente, a ideia é mostrar que você está vendo além da competição em si. É fazer com que sua equipe saiba que seu líder reconhece o todo (toda venda importa).
É agindo dessa maneira que os seus vendedores vão focar em atingir metas, trabalhar o giro de estoque e não vão nem considerar trapacear ou prejudicar seus parceiros de trabalho.
Metas inatingíveis ou incompatíveis com a realidade atual
Se os seus vendedores precisarem lidar com metas completamente inatingíveis e distantes da realidade vivida pela loja, de nada vai adiantar todo esforço com a estratégia de reconhecimento.
Quando sabem que não podem alcançar os números propostos, mesmo dando o melhor de si, seus funcionários tendem a ficar ainda mais desmotivados e têm as reações mais contrárias ao que você deseja.
Todavia, as metas não podem ser irrisórias! É preciso haver desafios, desde que sejam alcançáveis (com base em dados e referências).
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.