Gestão de estoque para o Natal: já está na hora de preparar sua loja de roupas

loja no Natal

Não há como negar ou deixar de reparar que 2021 ao invés de passar, resolveu voar! Apesar das dificuldades enfrentadas pelo comércio varejista ainda em decorrência da pandemia, o avanço da vacinação e a volta ao trabalho presencial mudaram significativamente o cenário assustador herdado de 2020. 

De acordo com Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, podemos criar expectativas para um final de ano favorável no setor.

Com isso, o otimismo toma conta de todos os empreendedores e proprietários de lojas de roupa desde já – especialmente pelo fato da data mais importante para o mercado estar bem próxima. Estamos falando sobre o Natal!

Essa é a oportunidade que você esperava para recuperar o tempo que perdeu enquanto sua loja estava fechada e para terminar mais um ciclo anual no azul.

Você já tem ideia do que é enfrentar o período natalino? Costuma buscar alternativas para oferecer os melhores produtos e não pecar no atendimento? 

É extremamente importante se preparar com antecedência e profissionalismo.  Como já estamos no final de outubro, recomendamos que seus preparativos se iniciem desde agora!

Essa data exige um bom planejamento, além de controle de estoques e sistema logístico bem alinhado – já que pode trazer muitos problemas para quem não se garante.

É isso mesmo! O natal pode te ajudar a vender mais, o que é sempre bom. Porém, se não tiver cuidado com cada detalhe do processo de venda e da experiência proporcionada aos seus clientes, a chegada da data será sinônimo de transtorno.

Alguns exemplos de situações que expressam total desconsideração com a demanda do momento são entregas com atraso, incontáveis devoluções de produtos, sistemas operacionais com falhas e sites que não dão resultados, entre outras. Quem já teve a experiência de menosprezar o poder da ocasião pode confirmar que esses pontos apresentados são como pontes para levar o seu cliente direto para a concorrência!

Natal 2021: o que pode ser feito para conseguir dar conta das vendas nesta data?

Só de estar buscando alternativas para oferecer o melhor aos seus clientes no fim de ano, já tem vantagem! Um bom preparo, feito com base em pesquisas e experiências anteriores, será a diferença que faltava nos outros anos para ter uma alta nos volumes de venda e finalmente desfrutar de um resultado espetacular.

Pensando em te ajudar nessa questão, nós pensamos em algumas dicas indispensáveis para qualquer loja de roupa, a começar por incorporar o espírito natalino! 

São pequenos detalhes que geram grandes rendimentos, por isso, só de incentivar que sua equipe entre no clima da data e mude o tom do atendimento ao cliente para algo mais alegre e solidário, terá mais chances de vender mais. Esse comportamento pode contribuir significativamente para a fidelização das pessoas alcançadas.

O mesmo é recomendado para tudo que se trata da sua loja. Absorver o espírito natalino não é apenas lançar ações promocionais para os presentes mais comuns da época, mas sim investir na decoração do seu ponto comercial, na forma que se comunica no mundo virtual e nas outras tentativas de contato com o cliente.

Vamos lá que ainda tem mais dicas! Confira.

1. Considere reforçar sua equipe

As contratações temporárias feitas para suprir a demanda de atendimento no final  do ano não são desperdício de dinheiro e muito menos desnecessárias. 

Você pode até achar que isso é uma realidade das grandes varejistas e que sua loja não precisa de reforço na equipe. Mas reconsidere!

Para lidar com o cliente e fazer com que o mesmo enxergue valor no todo que você está oferecendo, você será dependente de atendimento acima das expectativas. 

Como o volume de procura por sua loja (tanto virtual quanto física) será muito maior, consequentemente terá que dar conta de gerar mais pedidos, responder mais dúvidas e lidar com as reclamações. Quando sua equipe é muito pequena para isso, além de passar uma imagem ruim aos clientes que não recebem a atenção que precisam, você irá desgastar seus colaboradores em um nível bem alto.

Analisando todas essas questões, para evitar problemas, tente reforçar sua equipe com mão-de-obra temporária para atendimento presencial na loja, para SAC e até procure saber mais sobre customer success. 

Dessa forma todos que escolherem comprar roupas da sua marca serão bem atendidos, irão gastar mais na sua loja e a terão como referência de boa experiência nas próximas compras. Ou seja, será um investimento momentâneo, mas que irá gerar benefícios para o futuro também.

2. Esteja pronto para atender sua demanda de Natal

Quando você tem boas métricas ao longo do ano e acompanha o fluxo de seus produtos, já consegue ter uma ideia da velocidade com que seus estoques caminham para o esgotamento. 

Esse parâmetro já indica quais peças de roupa recebem mais atenção e são vendidas com mais facilidade. São exatamente essas que precisam ser pedidas em maior quantidade para que seu estoque esteja pronto para o natal.

Perceba, o segredo é: NÃO compre tudo “a mais”. Tenha um planejamento para gestão de estoque dando prioridade para investir em mais unidades dos produtos com maior saída e, para aqueles que não são a estrela da loja, tenha o suficiente para um mês comum.

3. Saia à frente da concorrência quando for lançar promoções

Se você reparar no mercado em geral com mais atenção, vai perceber que promoções natalinas estão começando cada vez mais cedo. E isso tem um motivo! Desde setembro as lojas já têm investido na estratégia de cativar o cliente com esse tema.

Caso seja do seu interesse promover ações promocionais para essa data importante, não precisa criar promoções para todos os seus produtos. Dê prioridade às peças mais “óbvias” para presente ou para os looks das festas de fim de ano.

Comece com campanhas mais sutis para testar a resposta do seu público e assim também será possível avaliar quais são os produtos que se destacam em publicidade.

Ainda que sejam sutis, você deve colocar esse plano em ação o mais rápido possível – de preferência, sempre antes dos seus principais concorrentes traçarem planos.

4. Pense em disponibilizar cartões de presente

É bem comum que algumas pessoas tenham dificuldade em escolher presentes para outras pessoas (independente do grau de intimidade que tenha com a pessoa  presenteada). Uma solução para isso seria o cartão presente ou cupom com um valor destinado à compras em sua loja. 

Inclusive, não é errado dizer que os cartões presente são uma maneira bem inteligente de antecipar vendas e já garantir seu lucro mesmo antes do produto sair de suas prateleiras.

Graças aos “amigos-secretos” e as confraternizações de Natal com amigos e familiares, muitas lojas passaram a oferecer vales e cartões presente para as pessoas que gostariam de presentear. Ou seja, você ganha antes de entregar o produto.

5. Brindes são bem-vindos nos momentos de compra para o Natal

Aproveitando que o Natal é um momento festivo, solidário e que estreita relações. Facilite a vida dos seus clientes e conquiste-os com brindes ou até serviços relacionados ao melhor atendimento (como embrulho de presentes gratuito ou prova de algum alimento). 

Antes de que a compra seja fechada, você pode oferecer produtos complementares ao que está sendo adquirido por seu cliente. Por exemplo, se você tem uma loja de moda com foco em peças de roupa, recomende alguns estilos de acessórios para combinar com cada peça de roupa adquirida.

6. Invista em oferecer opções para todos os principais meios de pagamento

Os meios de pagamento disponibilizados em sua loja tem relação direta com o número de vendas alcançado no mês. Quanto mais flexível for a sua loja, os usuários tendem a tomar uma decisão sobre a compra sem pensar muito ou sem considerar perguntando a opinião de várias pessoas!

Tenha sempre ferramentas para pagamentos por cartão de crédito ou débito (por aproximação ou inserção) e via pix. Além disso, vale considerar oferecer possibilidades de prazos de parcelamento mais longos!

7. Tenha um serviço de entrega confiável e que atenda no prazo

Nem sempre as pessoas estão próximas fisicamente para comemorar uma data tão importante, e é por isso que procuram outras formas de marcar presença – como comprar presentes em lojas próximas a quem você quer entregar o mimo. Sendo assim, não contar com um serviço de entrega confiável pode colocar todos os esforços para vendas de Natal em risco.

Para isso, você pode solicitar registros em seu sistema ou site, se quiser trabalhar os dois formatos de atendimento. Comece agora mesmo! Nós entregamos durante todo o ano e desejamos a todos um Feliz Natal.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.