Começou seu negócio no varejo de moda agora ou já empreende há algum tempo e não está conseguindo crescer? Você precisa estar 100% atento com o seu controle de caixa, tendo dados específicos sobre a entrada e a saída de dinheiro na sua loja.
Essa atividade, conhecida também como fluxo de caixa, é uma das mais importantes para ter uma gestão eficiente – já que é responsável por projetar o resultado de todas as entradas e saídas de determinado período.
Ter o controle de entrada e saída de peças em uma loja de roupas também é indispensável para uma boa gestão do estoque (o que envolve categorizar seus produtos e organizá-los de acordo com as características que os definem). Ou seja, você sabe quanto vendeu de roupas masculinas e/ou roupas femininas, se houve saída de itens unissex, quais cores venderam menos, quais tamanhos e tecidos não podem faltar em sua loja etc.
Além disso, você também consegue conduzir outras demandas necessárias seu desempenho, como:
- Mensurar as contas que ainda tem a pagar e a receber;
- Definir metas de vendas;
- Traçar estimativas de receitas e despesas.
Tudo isso permite que você chegue ao saldo disponível em caixa, e assim será possível tomar medidas que farão a diferença que você tanto espera.
Para entender melhor, temos mais algumas informações que podem te ajudar a solucionar todos os problemas que causam falta de equilíbrio do caixa, a começar por entender o que é entrada e saída de dinheiro.
Confira!
Entenda o que é entrada de dinheiro no fluxo de caixa!
Basicamente, podemos entender que todo dinheiro obtido com a venda de produtos da sua loja de roupas é entrada no fluxo de caixa.
Para os grandes negócios, essa relação também considera recursos provenientes da venda de ativos da empresa (como equipamentos usados na loja, veículos próprios para buscar estoque e fazer entregas, ou até imóveis.
Entenda o que é saída de recursos no fluxo de caixa
Todos os gastos com contas de água, luz, internet, telefone, pagamento de colaboradores, aluguel do imóvel e dos equipamentos utilizados (como máquina de cartão), empréstimos, reposição de estoque e os impostos são considerados como saída de dinheiro de caixa.
Como manter o equilíbrio do caixa?
Pelo visto, para produzirmos este conteúdo dá para perceber que um dos maiores desafios para empreendedores é manter o equilíbrio do fluxo de caixa.
Mas a análise para ter respostas sobre isso é bem simples: quando a entrada de capital é maior do que a saída, você teve um saldo positivo. O trabalho de gestão está sendo feito da forma correta.
Quando o contrário acontece (tendo a média de saída maior do que a entrada), quer dizer que você está em uma situação de déficit, que se for contínua pode levar sua loja à falência e ainda te deixar com dívidas.
O cenário ideal seria manter todos os meses com saldo positivo. Porém, até pelo contexto que estamos vivendo, nem sempre isso é possível. Portanto, nós recomendamos que você se empenhe ao menos para não acumular dívidas.
Se um mês for mais difícil de vender, procure compensá-lo no próximo e não gaste tanto com os custos variáveis.
Lembre-se da condição atual do seu negócio. Sendo assim, nunca gaste mais do que você sabe que vai receber.
Seus gastos devem necessariamente acompanhar o que você consegue garantir.
Confira quais são os benefícios de sempre manter o controle de caixa!
- Identificar quais gastos são desnecessários;
- Manter todas as contas sob controle;
- Aprimorar o seu planejamento financeiro;
- Reconhecer quais são os períodos de concentração de pagamentos;
- Mais segurança nas suas tomadas de decisões.
Como você pode fazer o controle de caixa?
Existem diferentes formas para manter o controle de caixa, só que é preciso se estabelecer alguns períodos que permitam comparações sólidas para facilitar a escolha de um método mais eficiente. Isso quer dizer que o controle de caixa pode ser feito todos os dias, semanalmente, mensalmente e/ou anualmente .
Precisa de ajuda? Então, basta usar algumas ferramentas, como planilhas próprias ou até sistemas desenvolvidos especialmente para controlar o fluxo de caixa.
Independente da forma que escolher o que vai usar para te ajudar nessa tarefa, o importante é registrar absolutamente tudo o que entra e o que sai do caixa. Sempre que possível, faça uma descrição cuidadosa desses itens.
Também é interessante somar os valores das suas entradas por meio de pagamento: dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito à vista e/ou parcelado, pix e transferência bancária.
As saídas precisam ser contabilizadas da mesma forma: some o que significou uma retirada (depósitos, pagamentos, contas, impostos etc).
Quando conseguir registrar todas as entradas e saídas, você concluiu a etapa do fechamento de caixa. Vale verificar se o valor final corresponde ao que você tem em seu caixa.
Confira mais algumas dicas para controlar seu estoque!
Use um software para controle de estoque
Como já mencionamos, usar softwares de gestão pode facilitar significativamente o seu fluxo de caixa – até porque vivemos numa época em que a tecnologia permite a automatização de processos, garantindo maior faturamento e minimizando as chances de erros. Dessa forma você pode trabalhar tudo o que precisa para ter diferenciais em comparação à concorrência.
De preferência, procure por um sistema para loja de roupas se quiser ser mais assertivo.
Lembre-se de sempre conduzir seus funcionários para que saibam utilizar corretamente essa ferramenta. Essa é a melhor forma de manter os dados sempre atualizados e reais.
Avalie as entradas e saídas de todos os produtos
Só é possível realizar maior controle com eficiência se você registrar todos modelos de roupa adquiridos para o seu estoque, bem como os que saírem.
Para ter melhores resultados com seu fluxo de caixa, negocie com fornecedores para evitar que seus produtos de maior potencial faltem algum dia – já que isso pode frustrar seus clientes, causando situações desagradáveis.
Para ter esse tipo de controle você vai precisar prestar atenção no comportamento de compra do seu público, ao ponto de reconhecer quais são os produtos com maior e menor saída. Pense bem! Não vale a pena ficar investindo em itens que não vendem muito, concorda?
Vale também acompanhar as tendências do mercado da moda. Isso é um grande desafio porque essas tendências mudam com rapidez e este segmento sempre tem alta concorrência (que estão em busca do mesmo que você quer).
Tenha boas relações com seus fornecedores e não fique refém de uma só opção!
Aproveitando que mencionamos a relação com fornecedores no tópico anterior, não podemos deixar de falar que o controle de entrada e saída de produtos depende diretamente disso.
Para escolher os melhores fornecedores e quem você vai manter em sua lista de fornecedores fixos, você precisa de garantias.
Tendo parceiros de confiança você consegue ter certeza que os seus produtos vão ser recebidos em prazos acordados e que sempre vai ter uma grande variedade de opções para cumprir com os objetivos do seu negócio ao longo do tempo.
Boas parcerias também podem te ajudar a preparar seu estoque para demandas maiores do que o esperado (especialmente dos produtos que costumam ser mais vendidos e em datas comemorativas).
Se não tiver parcerias vantajosas com os fornecedores, se não estiver enxergando custo-benefício, está na hora de ampliar os horizontes.
Não se esqueça que agora você tem opção de fazer compras de estoque online, em plataformas que você pode comparar preços, contar com logística mais eficiente, ter acesso a produtos da melhor qualidade e sempre encontrar variedade – como é o caso da Miggos!
Se quiser saber mais, navegue em nosso site.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.