O comércio varejista brasileiro está em alta! De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do setor cresceram 1,2% comparando o mês de julho deste ano com o mês de julho de 2020.
Pode até parecer um crescimento inexpressivo, mas vamos às análises para te incentivar a dar os próximos passos e finalmente abrir loja de roupas:
- A expectativa de alta de vendas para julho de 2021 era 0,7%;
- Ainda que as vendas tenham superado as do ano passado em 1,2%, o comércio varejista em si acumula crescimento de 6,6% (cresceu 5,9% nos últimos doze meses);
- O último recorde de vendas da série histórica tinha acontecido no ano de 2000;
- Tecidos, vestuários e calçados são os produtos que incentivaram muito o crescimento do varejo (ficando atrás apenas dos artigos de uso pessoal e doméstico).
Ou seja, depois de esperar e aguentar todas as quedas, já é possível considerar apostar neste mercado e ter boas expectativas em relação aos resultados.
Mesmo que você já tenha sido desmotivado (a) em algum momento ouvindo o argumento que “comprar roupas é algo supérfluo” ou que já existem muitas lojas de roupas por aí, não leve em consideração. Os críticos esquecem que são ítens necessários e indispensáveis para nossa apresentação. Sempre vai ter alguém com intenção de comprá-los!
Quando você, empreendedor, dispõe-se a oferecer peças de qualidade e não tem preguiça de ir atrás do que seu público-alvo procura, não tem como dar errado.
Ofereça versatilidade, durabilidade, exclusividade, tendências e novidades (acompanhando as estações do ano, é claro). Essa é a equação mais adequada para garantir um faturamento ideal ao longo do ano.
Mas não acaba por aí! É só o começo desta jornada com o mundo da moda, afinal, é um segmento com alta competitividade.
Por isso, é preciso saber como começar para ter uma loja bem estruturada e ganhar destaque no meio sem precisar recorrer a práticas antiéticas no desespero de desbancar a concorrência.
Nós, da Miggos, estamos aqui para te ajudar. Continue acompanhando o conteúdo para ter mais detalhes.
Por onde começar?
Como empreendedor iniciante, é possível que você ainda esteja se sentindo perdido (a) em relação aos primeiros passos para inaugurar uma loja.
Pensando nisso, nossa primeira dica é montar um planejamento e reunir todas as informações que te levem ao seu objetivo final: atender às necessidades do seu público e satisfazê-los.
Isso já é o começo de uma estratégia e a base indispensável para sustentar as ações seguintes (sejam em curto, médio ou longo prazo).
O que você precisa saber de seu público?
Quando pensamos em abrir lojas físicas é comum pensarmos somente nas questões óbvias, porém, quem quer destaque no mercado precisa encontrar diferenciais e o planejamento estratégico é o recurso certo para encontrar esse tipo de informação.
O caminho a seguir é:
- Identifique quem é seu público – são mulheres, homens ou crianças?;
- Defina se vai oferecer produtos específicos ou generalistas – depois de encontrar qual grupo de pessoas deve se interessar por seus produtos, determine se vai apostar em um nicho limitado ou se será geral. Por exemplo, vamos supor que você tenha interesse em trabalhar com peças de roupas para mulheres, essas mulheres são do público teen ou adulto? Elas se interessam por tamanho plus size? Preferem padrões de luxo ou roupas básicas? Seguindo essa linha de raciocínio, você vai encontrar sua persona e aí será mais fácil de conduzir as ações necessárias para sua loja;
- Conheça seus concorrentes – depois de estabelecer quem vai ser seu cliente ideal, faça uma pesquisa de mercado. Conheça seus concorrentes, analise seus pontos fracos e fortes, entenda o que estão fazendo para conquistar seu público ou o que ainda não fazem para já usar como seu diferencial;
- Encontre o melhor local – as pessoas que pretendem ir além da loja de roupas virtual, precisam ir mais fundo no momento de pesquisa para ver onde os potenciais clientes estão. Também é importante para combinar os interesses desses clientes com o que cabe em seu orçamento. Não adianta nada alugar uma sala comercial em uma região de luxo se não conseguir aguentar os primeiros meses sem depender do retorno da própria loja – mesmo que o seu público esteja neste lugar;
- Defina um nome e a identidade visual da sua loja – entendendo as preferências do público, analisando o que a concorrência já faz e visualizando o que pode chamar atenção na região que você pretende abrir um negócio, será possível montar a identidade visual e o nome. Essas características estão literalmente relacionadas com o “rosto” da sua marca e carregam a primeira responsabilidade (topo de funil) de qualquer empreendimento, que é chamar atenção;
- Procure por pessoas que podem te ajudar – é certo que algumas pessoas conseguiram conquistar o sucesso sem nenhuma ajuda de início, no entanto, é recomendável que você conte com uma equipe de confiança se quiser ter uma boa estrutura. Por isso, procure por pessoas que saibam te ajudar a conduzir um negócio e elaborem em conjunto este plano de metas. Neste momento, as questões iniciais já estarão mais palpáveis, então será a hora de delimitar verba para cada ação, regularizar as questões burocráticas, planejar campanhas de marketing etc;
- Automatize processos – existe um investimento que é dedicado e nunca mais é recuperado. Estamos falando sobre seu tempo! Este valioso bem nunca será recuperado, então, precisa ser bem utilizado. Quando você opta por delimitar processos, certamente é poupado de retrabalho e diversas outras desvantagens, especialmente quando estiver cuidando de seu estoque (que precisa de estudo de mercado, cotação de preços, bons fornecedores e paciência para prazo de entrega).
Como a Miggos pode te ajudar em sua primeira compra?
Já deu para perceber que existem algumas outras atividades antes de chegar na primeira compra, não é mesmo? Mas para adiantar o assunto ou chegar no ponto que as pessoas que finalizaram as demandas anteriores, vamos falar sobre a primeira compra.
Normalmente os empreendedores varejistas precisam definir o quanto investir na primeira compra, escolher os fornecedores e buscar referências para ver se são de confiança e escolher as peças tendo base no que estudou sobre as tendências de mercado.
Quando você tem parceria com a Miggos, sua gestão de estoque fica muito mais fácil do que isso! Com a gente você cumpre com a primeira etapa de estipular quanto pode gastar e o resto é com a gente.
Apresentamos as melhores peças de roupa com mais procura no mercado e somos extremamente exigentes para escolher os fornecedores.
Depois de fazer sua seleção de peças, você aguarda receber seu produto e não precisa ficar passando de loja em loja ou se deslocar para conseguir ter acesso ao seu pedido. Tudo é feito de uma vez só, virtualmente e de forma 100% segura.
Também é importante destacar que trabalhamos com pronta entrega. Sendo assim, você não vai ter que esperar longos dias para poder inaugurar seu novo negócio.
Estamos com você do começo ao fim.