A gestão financeira de uma loja de roupas é sempre uma das principais preocupações de qualquer varejista de moda. E com razão! Afinal, as finanças são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
Nesse caso, podemos dizer que existe algo pouco discutido, mas que pode fazer grande diferença: para melhorar sua gestão financeira você vai precisar aprender a delegar tarefas.
Pode não fazer tanto sentido à primeira vista, no entanto, isso vai lhe garantir mais tempo para focar sua atenção em estratégias para expansão da marca.
Pensar em estratégia e sobrevivência são pontos essenciais para a saúde financeira da sua loja de roupas (tanto quanto administrar despesas, entradas e saídas). Por isso, continue acompanhando e não menospreze essas áreas. Todas são essenciais para o seu sucesso.
Qual a importância da gestão financeira no varejo de moda?
A gestão financeira envolve processos de controle, planejamento e acompanhamento do departamento financeiro. É por meio dessas responsabilidades que seu empreendimento vai conseguir aprimorar seus resultados, criar mais estratégias assertivas, crescer e até superar períodos de crise que podem surgir.
Por tudo isso, fica claro que essas estratégias são importantes, ainda mais para pequenas empresas que costumam ser mais afetadas em caso de crises.
O que não pode faltar em suas estratégias para melhor administração?
Existem alguns pontos indispensáveis para qualquer estratégia que visa melhor gestão financeira, como, por exemplo:
Informação
Você não conseguirá fazer uma boa gestão financeira se não tiver informações suficientes e de qualidade.
Para ter dados, não precisa depender somente do que acontece na sua empresa. Será preciso identificar, separar, catalogar e interpretar os dados de mercado que também são importantes para uma gestão eficaz do seu financeiro.
Organização
Quem tem um negócio próprio precisa saber se organizar e fazer isso diariamente com as notas, com documentos, pedidos para gestão de estoque e tudo mais que envolva a área.
Quando separar algumas horas para cuidar de tudo isso, o trabalho não será tão desgastante no final do mês!
Análise de fechamento
Para “fechar o mês financeiro”, você irá precisar levantar tudo que tem de registro do mês (contando com os balanços semanais) e vai conseguir avaliar qual foi sua evolução, além de conseguir ver o que e quanto errou para poder estabelecer novas metas e, principalmente, evitar atrasos em compromissos financeiros (como pagamentos de impostos).
Como controlar o departamento de contas a pagar?
Para ter controle da gestão financeira, você necessariamente deve controlar as pendências – mantendo o fluxo de caixa sempre organizado, as contas em dia e priorizar débitos mais urgentes.
Separe as despesas fixas das despesas variáveis para analisar o custo básico do seu negócio e conseguir perceber se não está gastando muito em superficialidades. Assim, qualquer um encontra os erros nos gastos.
Vale ressaltar que as despesas fixas não têm relação direta com a compra dos produtos que serão revendidos. Ou seja, sua reposição de estoque não deve ser contabilizada nessa categoria. Nesse caso, considere apenas os impostos, a folha de pagamentos de seus funcionários, internet, luz, água, aluguel do ponto comercial para loja física de roupas e possíveis softwares que te ajudam a manter a gestão.
Como já deve saber pela indicação do nome, as despesas variáveis podem mudar de acordo com as comissões de vendedores e impostos que variam conforme a lucratividade do mês.
Faça o registro de todas entradas (emissão de notas fiscais)
Por mais óbvio que pareça ser, é importante manter todos os registros das notas emitidas em dia, assim como os valores delas.
Isso é importante porque é assim que a Receita Federal acompanha a atividade da sua loja, além de conseguir proteger seu CNPJ de qualquer uso indevido e, claro, facilitar sua administração.
O que avaliar quando for fazer reposição de estoque?
É possível que ao fazer gestão de estoque você já tenha se perguntado: “um produto que custa muito e dá pouco lucro vale a pena?”. Essa dúvida geralmente vem à tona quando você precisa considerar as suas condições financeiras.
Isso vai depender muito de caso para caso, já que algumas peças de roupas podem depender de datas sazonais, estações do ano ou mesmo evolução das tendências de moda para ter maior saída.
Sendo assim, podemos dizer que algumas valem sim, mas você precisa de dados para conseguir decidir.
Pareceu muita coisa? Realmente é mesmo. A gestão financeira de lojas de roupas é um grande desafio para qualquer empreendedor, porque envolve muitas variáveis. Notavelmente também tem importância estratégica além da prática.
Por exemplo, o controle de contas a pagar gerencia as vendas, mas o estoque também é responsável por diversos tipos de dados que devem estar nos relatórios para a sua análise.
É por isso que nós da Miggos produzimos conteúdos como esse e buscamos disponibilizar cada vez mais facilidades em relação a otimização de estoque para atender exatamente o que é necessário para a sua loja evoluir: qualidade e melhores preços.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.