Gestão de loja de roupas: o que ninguém te conta sobre isso?

gestão de loja de roupas

Se está pensando em abrir uma loja de roupas e começar a administrar seu próprio negócio, precisa saber que seu sucesso vai demandar total envolvimento e busca constante por melhorias. 

É claro que já deve até ter ouvido falar sobre algumas atividades e iniciativas que são mais conhecidas (como, por exemplo: atender bem o cliente, precificar roupas de forma justa e usar as redes sociais). No entanto, existem outras dicas importantes sobre como administrar lojas de roupas que não costumam ser apresentadas. 

Continue a leitura para descobrir quais são algumas das coisas que ninguém te contou (até agora). 

Tenha ousadia para visualizar seus objetivos ativamente

Quem quer alcançar o sucesso, independente do segmento em que escolhe investir, precisa desejar muito isso, incluindo objetivos que parecem inatingíveis a princípio. 

São os objetivos ousados que vão te ajudar a desenvolver uma visão mais clara do que realmente deseja alcançar e entender como fazer isso.

Nesse caso, é importante ter motivação suficiente para fazer cada dia de gestão da loja de roupas valer a pena.

Projetar alvos como triplicar o que investiu, atingir um grande público ou tornar sua marca famosa, pode ser algo poderoso para te impulsionar nas ações que são necessárias para manter sua motivação em dia.  

Ou seja, não dá para administrar uma loja de roupa de sucesso tendo esse interesse.

Lembre-se que falhar é parte do processo de administrar uma loja de roupa de sucesso

Quem estuda profundamente seus clientes e busca aperfeiçoar a abordagem de vendas utilizada, costuma ter bons resultados sim. No entanto, isso não evita imprevistos que podem acontecer e ainda virão acompanhados de falhas.

Ao invés de fazer de tudo para não ter que lidar com erros, pense em aceitá-los como  oportunidades de aprendizado quando acontecerem. 

Assim como a dor faz parte da vida, aprender com os erros é indispensável para o sucesso! Utilize-os como uma forma de aperfeiçoamento e chances de melhorias.

Vale lembrar que só vai errar quem tenta! Ou seja, erros são fundamentais para gerar marcas, para disponibilizar produtos que fazem a diferença no mercado da moda.

Seja receptivo (a) com as críticas! Elas são bem-vindas

As avaliações dos seus clientes ou de outras pessoas que estão interessadas nos produtos da sua loja de roupas podem ajudar você a aprender e, por consequência, crescer. 

Ainda que algumas pessoas queiram somente diminuir sua confiança, quem apresenta feedbacks pode impulsionar o seu sucesso. Afinal, se o seu cliente fez a crítica, está te dando também a oportunidade de reverter a situação e mantê-lo fidelizado.

Como varejista de moda, você estará em constante aprendizado em relação a indústria, seus clientes e até fornecedores. Por isso, as críticas podem servir como uma das ferramentas desse processo para te ajudar a fazer modificações e conseguir inovar em seu empreendimento. 

Além de inovações, as críticas são necessárias para corrigir erros e resolver problemas que podem prejudicar sua operação em algum momento. 

Por fim, quando um cliente faz uma crítica, você pode conhecê-lo ainda melhor. Esteja disposto (a) a ouvir tudo atentamente e, sobretudo, demonstrar que valoriza essa iniciativa.

Sempre busque informações sobre como administrar uma loja de roupa

Quem ocupa o cargo de gestão de negócios não está livre de ter dúvidas, e isso não é uma fraqueza. Se pensar de forma contrária ao que afirmamos, você pode acabar perdendo boas oportunidades e tomar decisões ruins para a sua marca de roupas.

Saiba que mesmo não tendo todas as respostas, não está em uma posição inferior. Ninguém sabe de tudo, mas aqueles que buscam aperfeiçoamento constante, conseguem evoluir cada vez mais e ajudam sua equipe em suas necessidades e demandas (mesmo quando precisam fazer pesquisas ou consultorias para ter informações).

Disciplina é indispensável! 

Administrar uma loja de roupas é uma função bem interessante. Entretanto, é bem mais complexa do que muitos imaginam. Por trás de atividades divertidas que fazem parte do mundo da moda, existem atividades que você pode não gostar muito de desempenhar e  compromissos que certamente iria preferir adiar. 

Como um bom gestor, porém, você deve saber que protelar irá gerar cada vez mais consequências ruins: atrasos, perda de clientes, insatisfações, falta de controle do estoque e muitos problemas financeiros.

Portanto, faça um planejamento conciliando tudo que precisa fazer, o que pode delegar e mantenha a disciplina para seguir esse plano.

Não só esteja nas redes sociais, mas saiba como usá-las

Desde sempre a moda e vestuário têm uma relação direta com a estética. Então, percebemos que não podemos evitar a presença da sua marca nas redes sociais – já que hoje em dia a estética é bem direcionada pelo mundo digital.

Acompanhando as plataformas digitais, as lojas de roupas conseguem exibir seus produtos de forma mais atraente até na loja física, além de ser um canal importante para interagir com seus clientes fidelizados e potenciais consumidores.

Essas práticas ajudam em outras necessidades do setor, podendo intensificar a lealdade do cliente e determinar a longevidade da sua loja.

Ainda existem vantagens em relação a divulgação da marca com menos custos e a possibilidade de melhorar o atendimento ao cliente pós-pandemia (que é mais propenso a preferir soluções multicanais).

Vale lembrar que os resultados não são benefícios somente para vender roupas online. O seu empenho nas redes sociais pode convencer o seu cliente a ir até a sua loja. Pense nisso!

Defina metas de vendas com estratégia

Uma loja de roupa só tem sucesso quando sua equipe de vendas funciona! Para isso, as pessoas responsáveis pelas vendas vão precisar de um estímulo, que são as metas.

Para estabelecer metas de vendas adequadas, você precisa definir objetivos desafiadores, mas alcançáveis. Do contrário, a equipe tende a ficar desmotivada e não vão ter total empenho para conquistá-las.

Ao mesmo tempo, as metas não podem ser tão fáceis de bater, porque não vão incentivar o comprometimento máximo dos vendedores enquanto for possível. 

Nós recomendamos que utilize uma técnica chamada de meta SMART. Veja o que isso significa:

  • S – metas específicas;
  • M – metas mensuráveis;
  • A – metas atingíveis;
  • R – metas relevantes;
  • T – metas temporais (que têm prazo).

Agora você já tem mais algumas ideias sobre o que fazer para ter sucesso no varejo de moda! Para conferir mais dicas, continue acompanhando nossas publicações e tenha cada vez mais dicas sobre os mais variados assuntos desse segmento.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.