Glossário da moda: o que ensinar para os vendedores da sua loja de roupa?

glossário da moda

Alguma vez em sua trajetória no mundo da moda já se deparou com termos ou expressões que te deixaram confusos ou na dúvida sobre seu significado? Se a resposta é sim, esse conteúdo foi feito para você. 

Selecionamos alguns dos principais termos ligados ao universo do varejo de moda e conseguimos formular um glossário de moda para ninguém mais sofrer para entendê-los. Assim, além de ficar por dentro desse assunto, você ainda pode ajudar os vendedores da sua loja de roupas.

Isso vai te ajudar a conversar com seus fornecedores de roupas e outros profissionais de moda. Fique por dentro de todas essas possíveis expressões agora mesmo!

Artwear

Traduzindo para o português, artwear significa “arte para usar” – definindo a moda que apresenta características de uma obra de arte graças a sua estrutura.

Avant-Garde

Avant-Garde quer dizer vanguarda. Trata-se de um termo francês que se refere a tudo que é inovador. Ou seja, é basicamente um estilo de roupa que representa ruptura nos padrões.

Boho chic

Boho chic é um estilo bastante conhecido por misturar características de vários estilos – entre eles o hippie, o punk, o vintage, o étnico e o boêmio.

Borla

Borla é bem comum na moda feminina, já que tem a ver com franjas, tufos de fios e até pompons que ficam pendentes nas bordas de algumas peças de roupas.

Boudoir

Talvez você até tenha se referido à tendência boudoir usando seu sinônimo, que é outwear! Essa tendência de moda propõe o uso de lingerie como parte aparente no look.

Boyish

Boyish é um dos termos mais usados por quem deseja se referir a um estilo masculinizado, ou quando se monta um look com peças predominantemente masculinas. Vem do mesmo grupo de expressões do estilo boyfriend.

Coleção resort

A palavra resort nessa expressão pode até dar a impressão algo relacionado ao verão, contudo, esse termo se refere às coleções que podem ser utilizadas na transição entre as estações (mais popularmente conhecida como meia-estação).

Collection

A tradução de collection para o português é bem previsível, até mesmo para quem não domina o inglês. Como se imagina, é coleção. No entanto, o uso correto do termo é usado quando é preciso mencionar algo sobre a parte conceitual de um look – como um conjunto de peças de roupa que seguem um “tema”.

Current Fashion

É o termo que diz respeito tanto às peças quando os estilos da moda atual.

Cut out

Usado para referenciar os recortes nas peças que deixam parte da pele à mostra de alguma forma.

Dress code

Quem nunca ouviu ou até usou esse termo? É super conhecido, porque se refere à maneira adequada que alguém deve vestir em um ambiente (como em um casamento ou ambiente de trabalho).

Fast Fashion

O fast fashion também é bastante utilizado. Sua definição faz menção à produção rápida e em grande escala de roupas. Geralmente, os lojistas usam o termo para apresentar uma coleção de moda que é lançada e substituída semanalmente. 

Essas roupas tendem a ter preços acessíveis e garantem que todos possam acompanhar qualquer tendência de moda o mais rápido possível. 

Girlie ou Girly

Girly, que também pode ser escrito girlie, é utilizado quando alguém precisa descrever um estilo romântico e delicado, ou está a procura desse tipo de look. 

Game changer

Sabe aquela peça que muda tudo no look, aquela que eleva um look básico para um look digno de vitrine? Vai para outro nível, sabe? Esse item faz toda diferença no seu estoque para facilitar as escolhas dos seus clientes no momento de comprar um look para o dia a dia chama-se “game changer”.

Haute couture

Haute couture é um termo em francês usado para se referir à moda de alta costura.

Hi-lo

Trata-se de um termo diminutivo de high-low, que se refere a um estilo que mistura peças de roupas sofisticadas com outras peças mais acessíveis e despojadas em um mesmo look.

Hit

Assim como chamamos no caso de músicas, hit é algo que fez sucesso na estação. O verdadeiro “queridinho” da vez.

Hype

Hype é quando algo moderno atinge o maior número de procura, mesmo sendo da última moda. Ou seja, são peças que estão em destaque e sendo muito enfatizadas.

It Girl

O termo “it girl” é usado para definir mulheres com um estilo próprio que acabam criando tendências, como as youtubers e influencers

Low-profile

Low-profile é um termo que você pode usar para descrever seu público-alvo ou definir sua persona. É usado para se referir a alguém muito discreto, que tem um estilo simples, desencanado. Também é possível usar o termo para descrição de peças.

Mainstream

Mainstream significa corrente principal em inglês. Essa expressão é usada quando é necessário se referir à uma moda dominante.

Maximalista

Como é de se imaginar pelo nome, maximalista é um estilo extravagante, no qual as estampas e cores chamativas são super válidas (se encontram no mesmo look, inclusive). Todas as peças do look tem formas exageradas e riqueza de detalhes.

Minimalista

Ao contrário do termo anterior, minimalista descreve um estilo mais simples, sem muitos detalhes ou mistura. Geralmente tem poucas cores, estampas e não mistura texturas. 

Os looks minimalistas são compostos por visuais mais sóbrios e limpos.

Moodboard 

Esse termo revela um quadro com referências visuais e conceituais, que são responsáveis por ajudar a construir o estilo de uma nova coleção para lojas de roupas.

É bastante usado pela equipe de design, porque auxilia na definição de cores e texturas das peças.

Must have

Sabe aquela peça básica? Aquela que você recomenda para que todos os seus clientes tenham como coringa no seu guarda-roupas? É um item “must have”. 

Normalmente são peças essenciais para pessoas de qualquer estilo – como calça jeans, blazers ou moletom! 

O termo também é usado para estratégia de vendas de alguma peça que está em alta no momento.

Old Fashionable: Termo usado para definir peças e estilos que estão fora de moda.

Outwear

Assim como mencionamos para descrever o termo boudoir, outwear é a tendência de usar a lingerie de forma aparente/visível, até mesmo nos looks mais sofisticados. É algo que está em alta e pode ser explorado em lojas de roupas femininas.

Oversized

Com a volta da moda da calça com boca larga, temos mais contato com esse tipo de termo, já que toda peça com proporções maiores (mais largas ou compridas) são roupas oversized.

Elas são ideais para pessoas que preferem roupas confortáveis ou que não seguem as proporções do corpo.

Preppy

Como o termo “patricinha” em português é muito ligado à classe social, a expressão preppy é utilizada para associar ao estilo e peças específicas que sugerem um look elegante.

Retrô

Retrô também é um termo bastante conhecido e até utilizado para definições de itens de outros segmentos. No caso do varejo de moda, é a referência a um estilo com peças que parecem antigas, remetendo a épocas passadas.

Shape

Tem a ver com silhueta ou formato da peça.

Statement

Statement faz referência às peças que não passam despercebidas e causam impacto, independente da ocasião em que é utilizada. 

Stats

Stats é uma abreviação ao “conjunto de medidas” das modelos ou manequins. Geralmente, as lojas apresentam as peças mencionando medidas como quadril, cintura e busto para que os clientes possam associar com suas próprias medidas quando está tomando uma decisão sobre a compra.

Strappy

É o termo usado para o uso de decote de roupas e/ou lingeries que ficam com alças aparentes nas produções. 

Street Style

Na grande maioria das vezes, são as grandes confecções e marcas do mercado de moda que exercem influência no estilo de vestimenta das pessoas, não é mesmo? Contrapondo esse fluxo, o street style faz um movimento contrário: trata-se de looks urbanos e composições do dia a dia que viram tendência pelo uso comum. Ou seja, não foi preciso que a moda fosse ditada para ter combinações que todo mundo usasse.

A calça jeans com camiseta básica, por exemplo, é um tipo de combinação que a grande maioria das pessoas já usou pelo menos uma vez na vida, independente do seu estilo ou preferência.

Tie-dye

Tie-dye é uma técnica de tingimento artístico aplicada em tecidos, a qual teve seu auge entre as décadas de 60 e 70. Para felicidade de muitos, essa tendência retornou às ruas nas mais recentes temporadas.

Trendy

Trata-se de uma variação do termo trend ou tendência. A diferença é que quando trendy é escrito com o y no fim, é usado como um adjetivo.

Vintage

Assim como o estilo retrô, a moda vintage tem base em uma tendência que faz referência à uma moda antiga que foi trazida para a moda atual com nova releitura.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.