Tudo que você precisa saber sobre a tendência Gorpcore antes de fazer reposição de estoque

gorpcore

Alguma vez já ouviu falar em gorpcore? Essa tendência ugly beauty está ganhando tudo nas ruas, e tem tudo para estar na sua próxima coleção.

Essa é a melhor maneira de poder proporcionar tudo ao seus clientes: roupas com praticidade e muita utilidade. 

Como é de se imaginar, essa moda ganhou muito mais força com a pandemia, mas essa tendência não serve só para ficar em casa! Pelo contrário. Tem tudo a ver com atividades ao ar livre, acampamentos e caminhadas, já que consegue aliar funcionalidade e conforto nas peças. 

O estilo gorpcore cresceu tanto que chegou nas passarelas.

Continue lendo para entender melhor essa tendência e saber como usar suas peças-chave.

Afinal, o que é gorpcore?

Em inglês, o gorp é um acrônimo para “good old raisins and peanuts”, que significa “as boas e velhas passas e amendoins” traduzindo para o português. 

Isso porque a mistura de castanhas e frutas é algo muito consumido por montanhistas durante as aventuras. 

Sendo assim, entendemos que a essência do gorpcore é ar livre, com inspiração no montanhismo, já que tal tendência tem tudo a ver com pessoas que curtem fazer trilhas, caminhadas e tirar um final de semana com direito a ar fresco.

Na verdade, tem muito do estilo mountain chic, que já foi chamado de ugly beauty. 

Considerando isso, o foco nesse estilo não é necessariamente a beleza, mas sim a funcionalidade de combinar peças de roupas.

É importante lembrar que essas roupas devem otimizar o tempo e o espaço, sem abrir mão do simples e cumprir com a função de proteger, ser resistente.

Obviamente essa tendência também tem tudo a ver com estilo de vida, tendo influência direta na autoestima e segurança. 

Tudo que você precisa considerar quando for fazer uma coleção dessas peças é aliar estética com o uso e utilidade das roupas.

De onde veio a tendência surgiu?

O gorpcore é uma tendência que começou a ganhar uma certa audiência por volta de 2017, mas se intensificou muito mais nos últimos anos.

Além de atender todas as necessidades de quem vai se exercitar ou ficar em casa, é propício para momentos de contato com a natureza sem agredir a moda. 

Aos poucos essa tendência foi ganhando mais destaque, até chegar no que temos hoje. O gorpcore está cada vez mais presente na moda masculina, na moda feminina e também na moda infantil.

Conheça as peças-chaves do gorpcore!

Como já deu para perceber, conforto é a palavra-chave do gorpcore, assim como de muitas outras tendências que surgiram ou ganharam mais evidência durante a pandemia.

Você pode encontrar cada vez mais lojas de roupas oferecendo jaquetas acolchoadas, bermudas de ciclista e leggings. Tudo isso está dentro das categorias consideradas como peças-chave dessa tendência.

O conceito é misturar e combinar peças consideradas como “comuns” com elementos-chaves desse estilo. Essa é uma ótima opção para harmonizar roupas e ganhar seus clientes rendidos ao gorpcore!

Por exemplo, ao combinar uma calça de moletom ou legging com uma jaqueta corta-vento, tem um look ideal para quem costuma se vestir com esse estilo.

Apesar de estarmos em um país tropical, as  jaquetas acolchoadas dominaram tudo aqui no Brasil em nosso último inverno e, pelo visto, vão continuar em alta. 

Os casacos de fleece, conhecidos também como flanelados, são parte dessa estética gorpcore, trazendo um ar campestre às combinações.

Calças cargo, cheias de bolsos e zíperes, são exemplos literais de roupas para quem prioriza praticidade e funcionalidade. 

É claro que existem outros exemplos de peças gorpcore. Para distingui-las, basta considerar se são adequadas para uma atividade ao ar livre e se aceitam mesclas com peças diferenciadas no dia a dia. 

Assim, você vai conseguir trazer essa estética à sua loja de roupas sem exageros.

Como planejar looks gorpcore para sua coleção?

Se precisa gravar algo de tudo que dissemos sobre esse estilo é o seguinte: equilíbrio! 

No final das contas, essa é a chave para montar looks gorpcore em sua loja, sem passar a impressão de que está vendendo roupas para quem vai direto para um acampamento. 

É claro que a tendência traz elementos do ar livre, no entanto, é necessário adaptar as produções da sua vitrine para as ruas. 

Então, na hora de planejar a coleção gorpcore da sua marca, você deve optar por trabalhar com itens que tem tudo a ver com tal tendência. 

Aposte nas principais peças apresentadas para começar – como as jaquetas acolchoadas, moletons e calças de estilo cargo. 

Elas todas são peças funcionais e, quando bem combinadas, podem fazer bons looks com peças de outros estilos. 

Outro ponto bem importante quando falamos de gorpcore é que você precisa se atentar ao uso de tecidos qualificados.

Estamos falando de roupas para fazer atividades ao ar livre, praticar montanhismo, encarar caminhadas e aventuras. Sendo assim, nada melhor do que ter fornecedores de confiança.

Ah! Não se esqueça de considerar as cores das peças escolhidas. Elas são características muito importantes!

Aposte nas peças que seguem uma paleta de cores vibrantes, especialmente com tons de amarelo, laranja e pink. 

Isso porque tais cores têm destaque e dão mais estilo a essas peças.

Ou seja, as peças gorpcore da sua coleção precisam transmitir liberdade, conforto e praticidade. E, ainda que a preocupação maior não seja a beleza em si, não deixe esse aspecto de fora!

De qualquer forma, você pode apostar na sua criatividade para montar uma coleção com peças gorpcore.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.