Todos precisamos de planos para empreender e isso não se limita a apenas uma ação inicial, sem nenhuma reinvenção pelo caminho.
Para ajudar, ano após ano o mercado ganha mais facetas que permitem um novo direcionamento para negócios dos mais diversos segmentos, especialmente no mercado digital. Um exemplo disso é o Instagram Shopping!
Essa e outras ferramentas virtuais têm seu valor, já que são recursos que proporcionam mais praticidade para sua loja e para seus clientes.
Além deste diferencial, não podemos negar que esta alternativa é a melhor maneira de poupar tempo e também permite que os consumidores não tenham que ter gastos ou outros transtornos com deslocamento. Basta escolher o produto pelo próprio celular, encontrar a melhor forma de pagamento e aguardar a entrega.
Antes de destrinchar mais benefícios das vendas online, vamos entender o que é Instagram Shopping e como é possível utilizá-lo como mais um canal de vendas importante para sua loja – ou até o principal.
O que é e como funciona o Instagram Shopping?
Dentre as redes sociais utilizadas na atualidade, o Instagram sem dúvidas está entre as mais populares. Inclusive, o Brasil é o 3° país com mais usuários ativos nesta plataforma.
O mais empolgante disso é que este número tende a crescer e, por consequência, a rede sempre é atualizada.
Antes o Instagram era usado como um blog pessoal, no qual as pessoas costumavam compartilhar registros estáticos de momentos importantes. Hoje é bem comum que as pessoas o vejam mais como uma vitrine virtual.
Em razão disso, foi lançado o Instagram Shopping, que permite a criação de lojas virtuais dentro da rede. Ou seja, as pessoas podem adquirir os produtos exibidos nas imagens sem ter que sair do aplicativo social.
Quando o Instagram Shopping é ativado, é possível colocar produtos à venda na plataforma e o usuário pode conferí-los clicando no botão “Ver loja” quando entrar no perfil comercial.
Os itens são organizados de maneira facilitadora para que a navegação dos clientes seja ainda melhor. Para que isso aconteça, os produtos são agrupados em coleções – que, basicamente, são álbuns com uma determinada seleção de peças. É possível criar coleções para diferentes categorias, separando álbuns para lançamentos e campanhas, por exemplo.
Ao clicar em “Loja” no Instagram, o usuário tem acesso a um feed exclusivo com sugestões de produtos e marcas para descobrir, além de uma barra de pesquisa para buscar itens específicos do seu interesse. Interessante, né?! Isso facilita muito para lojistas que pretendem alcançar consumidores realmente interessados em seus anúncios orgânicos.
Não acaba por aí! O perfil lojista também pode inserir tags para os produtos nas publicações feitas em sua conta – seja no feed (página principal), nos stories ou em anúncios pagos.
Quando clicar na marcação, que tem formato de uma sacolinha, o usuário é direcionado para uma página com mais informações sobre tal mercadoria (como nome, descrição, preço e outras imagens do item).
Por fim, a conclusão da compra fica a critério do varejista. Quem tem um e-commerce, basta inserir um link para que o consumidor seja direcionado para a página do produto no site, onde ele poderá efetuar o pedido. Outra solução é encaminhá-lo para seu WhatsApp Business.
Agora que já sabemos como o Instagram Shopping pode ser útil para quem investe em revendas online, chegou a hora de entender sobre a importância dessa estratégia.
Por que usar as redes sociais para vender?
Ter contas comerciais em redes como o Instagram é uma oportunidade de divulgar conteúdos de forma visual e humanizar sua marca tendo um contato mais direto com seus clientes fidelizados e também pessoas que são potenciais clientes. Uma forma de fazer isso é mostrar os bastidores ou fazer lives com assuntos que costumam despertar o interesse dos seus seguidores, por exemplo.
Mas por que dedicar tanto tempo assim? É simples! Os brasileiros gastam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia ligados nas redes sociais.
Sendo assim, percebemos que as oportunidades são inúmeras e constantes, mesmo fora do horário comercial.
Já parou para pensar que é possível fazer uma venda tarde da noite ou bem cedo, quando uma loja física não estaria aberta e seus vendedores não estão trabalhando? E você não gasta nada por isso.
Evidentemente tem uma funcionalidade que pode te ajudar a alcançar resultados surpreendentes. Basta fazer do jeito certo!
O que você precisa fazer para ter um perfil interessante?
Além de criar a conta para começar seu perfil, o real ponto de partida para ter o retorno esperado é estudar o comportamento do consumidor digital.
Isso é feito para que você compreenda quais fatores, tendências e técnicas fazem com que alguém de fato chegue a concluir a compra. Para conseguir as informações certas e definir quem são as pessoas que você precisa atingir, é necessário levantar dados resultantes de análises sobre influências, preferências, motivações e impressões do seu cliente ideal.
Estabelecendo esse padrão você vai conhecer seu público-alvo. Consequentemente, sua loja tende a ser mais eficiente na comunicação com seus seguidores e atua com mais precisão no mercado.
Confira os tópicos relevantes para ser mais assertivo com seu perfil e vender online:
- Conteúdos qualificados – ofereça boas informações e agregue valor ao que você divulga. Por exemplo, não faça posts somente falando de promoções dos seus produtos! Conquiste sua audiência e crie um bom relacionamento com seu consumidor;
- Identidade visual – se quiser que seus clientes reconheçam sua marca, é preciso ter uma identidade visual bem definida. É isso que vai diferenciar sua loja de todas as outras concorrentes;
- Frequência de publicações – fazer posts regularmente é o que vai ajudar seu seguidor a criar uma identificação com seu perfil e volte a sua página com frequência. Atente-se às datas e horários que as publicações têm maior engajamento;
- Interação com seu público – o principal motivador para o uso das redes sociais é a possibilidade de manter relacionamentos e ter conversas virtuais. Pensando nessa questão, é importante interagir com seu público-alvo respondendo às suas perguntas e comentários, compartilhando fotos dos mesmos com seus produtos e mostrando que está atento ao que gostam de acompanhar.
Agora você já tem tudo que precisa para começar a vender pelas redes sociais! Tendo uma estratégia bem definida e escolhendo as ferramentas para gestão de negócios adequadas, certamente aumentará sua receita em pouco tempo.