Depois de abrir sua loja de roupas, você já chegou a fazer uma análise de concorrência para aprimorar suas estratégias?
Esse processo é fundamental para conquistar espaço no mercado de moda brasileiro, que é altamente competitivo e desafiador, especialmente em tempos complicados economicamente – o que faz com que a aquisição de clientes seja ainda mais complexa.
Pensando em tudo que pode ser explorado para sair na frente, você certamente vai precisar saber o que outras lojas estão fazendo por meio de uma análise de concorrência.
Quer entender melhor? Continue acompanhando este conteúdo e aproveite para receber dicas sobre como identificar seus concorrentes reais. Dessa forma sua análise será eficiente e estratégica.
Comece entendendo o que é análise de concorrência!
Também chamada de análise de mercado, a análise de concorrência é um estudo sobre o que as lojas de roupas que são concorrentes diretas da sua estão oferecendo ao público, ainda mais as lojas que atuam especificamente no seu nicho.
Com essa pesquisa deve avaliar como outras lojas conduzem sua gestão comercial, além de como são consideradas ou vistas por clientes fidelizados e potenciais clientes.
Depois será necessário para seguir com algumas etapas de planejamento e até de gerenciamento de vendas, porque vai poder facilitar as tomadas de decisões e identificar tanto os riscos quanto oportunidades que são capazes mudar o rumo das suas vendas.
Por que a análise de concorrência é importante?
Esse questionamento é bem comum e frequente entre os varejistas de moda, e a resposta é bem a seguinte: para garantir que a sua loja vai oferecer sempre a melhor solução aos consumidores, bem como também utilizar as melhores condições de pagamentos.
Fazendo uma análise competitiva você vai poder criar diversas estratégias e implementar algumas mudanças que serão capazes de aumentar as vendas do seu negócio, impulsionar seu faturamento e melhorar o posicionamento da sua marca de maneira sólida.
Colher todas essas informações pode dar um grande trabalho, mas pode ter certeza que vai valer muito a pena para o seu planejamento estratégico (sem falar no conhecimento do público que terá ao comparar esses dados com a média dos resultados e históricos de vendas).
Para resumir, podemos dizer que é algo indispensável para elaborar um planejamento considerando um cenário bem mais amplo sobre o mercado.
Mas, afinal, como fazer tal análise de concorrência?
Fazer uma análise de concorrentes no segmento de moda pode parecer difícil, mas não é! Ainda que seus recursos sejam escassos, esta atividade não é tão difícil de ser executada.
Você vai precisar de uma equipe ou mesmo uma pessoa que possa se dedicar a este tipo de tarefa e as demais demandas que serão desenvolvidas quando tiver base de inteligência competitiva.
Se isso ainda não for viável para sua loja, sem problemas! Vamos te apresentar alguns passos que certamente irão te ajudar nesse processo. No entanto, vale lembrar que essas ações vão muito além de coletar dados de seus concorrentes. Essas informações vão te mostrar QUEM são seus principais concorrentes.
Quando identificar lojas que têm os mesmos objetivos, atingem as mesmas pessoas e estão oferecendo os mesmos produtos ou diferenciais que você, esses são seus concorrentes diretos.
Ou seja, as grandes varejistas não são concorrentes diretos da sua loja porque atingem vários públicos e nem sempre estão próximos aos seus clientes. Entende a diferença?
Vamos aos passos, então!
1. Defina seus principais objetivos
Para fazer qualquer tipo de análise ou pesquisa, você vai precisar ter objetivos claros a serem alcançados com a execução em questão. Se não estabelecer metas, seu trabalho pode ter dados pouco úteis ou até não alcançar nenhuma informação importante.
Então, logo na primeira etapa de sua análise competitiva é importante estabelecer suas prioridades com tal estudo do mercado – que podem ser:
- Posicionamento seguro para definir preços de suas peças de roupa;
- Melhorar a percepção de sua marca;
- Conquistar novos clientes dentro da base ativa de concorrentes por conhecer os pontos fracos de seus produtos em relação aos deles.
Estabelecer seus objetivos fará com que seu estudo seja realizado com diretrizes sobre o tipo de informações que deseja coletar e sobre quais linhas de conclusões serão apresentadas.
2. Escolha quais critérios deseja analisar
Ao definir seus objetivos para a análise competitiva, vai chegar a hora de listar os dados e principais informações que precisa encontrar sobre cada um de seus concorrentes.
Recomendamos que você crie alguns formulários apenas com o que vai ser realmente relevante para atingir seus objetivos. Caso contrário, existem grandes riscos de sua análise demorar mais tempo para ser produzida e, enquanto isso, a sua loja pode perder oportunidades.
Segue abaixo uma lista do que seria interessante saber sobre seus concorrentes:
- Principais dados sobre a fundação e gestão da loja;
- Quantidade de colaboradores na equipe;
- Faturamento de determinado período (de preferência, do último ano);
- Produtos que são carro-chefe das outras lojas;
- Políticas de preços e descontos;
- Diferenciais;
- Principais estratégias de marketing (tradicional e digital) ou outras formas de comunicação.
3. Identifique qual seria o melhor método para conseguir as informações que precisa
É claro que você vai encontrar muitos dados sem dificuldades por serem abertos, mesmo assim, você vai precisar conduzir uma investigação comercial – o que inclui consultar ex-clientes, dominar ferramentas de análise e pesquisar por dados na internet.
Por isso, assim que definir quais são as informações ideais para o seu estudo, também estabeleça qual seria o método ideal para conseguir esses dados. Não se esqueça de prever os custos e o tempo que irá precisar dedicar em cada etapa.
4. Aprenda a interpretar os dados para utilizá-los corretamente
Nesse passo sua análise vai finalmente começar a ser vista de forma mais prática.
Quando tiver dominado as ferramentas, você vai precisar interpretar os dados para desenvolver estratégias para a maioria dos departamentos da sua loja (seja de vendas, marketing, gestão de estoque e comunicação).
Atenção: considere todos os contextos e cenários que podem mudar de um período para outro devido eventos sazonais – como Natal, por exemplo.
5. Faça uma apresentação dos resultados dessa análise de concorrência para a sua equipe
Uma vez que levantar todos os dados e tiver finalizado um estudo claro para apresentá-lo às áreas interessadas (sem esquecer do financeiro, área de marketing e de Recursos Humanos).
É interessante elaborar treinamentos de acordo com o que conseguir, tirando máximo proveito para motivar os vendedores.
Concilie sua análise de concorrência com seu planejamento estratégico
O planejamento estratégico será usado para listar os objetivos da sua marca e definir as ações que serão realizadas para que conseguir atingi-los.
Quando compará-los com os da concorrência e comparar os dados, vai reconhecer quais são os seus principais concorrentes e captar o que precisa fazer para ter mais sucesso.
É importante fazer um plano de vendas com metas, objetivos e ações que a sua equipe deve realizar.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.