Fazer um inventário é o mesmo que listar todos os materiais que uma empresa ou uma pessoa tem, independente de qual seja sua utilidade ou valor. Nesse caso, considerando o varejo de moda, seria uma lista com todas as peças de roupa que uma loja tem para poder vender.
Quando é feita por uma loja de roupas, refere-se ao que chamamos de inventário do estoque.
Para que haja um controle das vendas e também seja possível trabalhar estratégias de divulgação, por exemplo, é bem comum que os varejistas tenham ferramentas ou softwares adequados para essa demanda, que geralmente oferecem formatos de planilhas para essas listas.
O mais importante é manter o seu inventário de estoque sempre bem detalhado, para ter todas as informações necessárias para controlar os itens estocados (especialmente os que têm maior índice de vendas e procura).
Por mais básico que pareça ser, vários empreendedores ainda não começaram a usar esse tipo de recurso em suas lojas. Você já chegou a fazer algum inventário antes? Está se preparando para abrir uma loja de roupas e quer saber mais sobre o assunto?
Hoje nós vamos explicar especificamente sobre a importância de tal ferramenta e como essa atividade deve ser feita. Continue conferindo abaixo!
Por que é necessáio fazer um inventário do estoque?
Como já mencionamos, fazer inventário como uma lista dos produtos disponíveis para vendas vai garantir um certo controle sobre a loja. Consequentemente, você vai conseguir aumentar a eficiência da sua marca como uma empresa.
Isso porque o conhecimento sobre todos os bens e materiais que precisam de gerenciamento pode reduzir perdas e imprevistos, evita a falta ou excesso dos itens e diminui o gasto desnecessário. Ou seja, um inventário do estoque em lojas de roupas é capaz de aumentar a lucratividade porque os recursos serão aproveitados de maneira adequada.
O que queremos frisar, no fim das contas, é o seguinte: quando os recursos são identificados, com todos os dados registrados de maneira confiável, a margem de erros diminui consideravelmente.
Como fazer inventário de estoque em lojas de roupas?
Para fazer um bom inventário do estoque, você vai precisar ter o maior número de informações possíveis sobre os itens armazenados. Confira as dicas a seguir:
Siga um calendário! Monte uma rotina
Você deve fazer a contagem das peças de roupa disponíveis no estoque em dias certos, evitando momentos de grande fluxo de entradas e saídas. Ou seja, o ideal é escolher um dia da semana em que o estoque esteja estagnado. Se você armazenar o estoque em sua casa, pode fazer isso depois do expediente. Já se o estoque permanecer no local da loja, pode fazer isso antes de abrir a loja ou em dias de menos movimento.
Organize o estoque identificando os espaços
Em qualquer contexto, organizar o espaço é a melhor maneira de fazer com que o trabalho seja mais eficiente e as dificuldades sejam superadas.
Quando você consegue agrupar os itens em categorias, seu estoque será visualmente mais agradável, o que facilita muito a contagem. Além disso, é muito importante definir a quantidade de gavetas, armários e prateleiras no momento da contagem.
Depois, para conseguir facilitar o registro também, será interessante associar as peças de roupas a esses locais.
Faça a contagem de cada item
Se realmente quiser minimizar a margem de erros, você terá que contar cada item, exatamente um por um.
Embora seja algo notoriamente cansativo, você terá um resultado com maior precisão, principalmente quando sua loja não têm auxílio tecnológico e depende somente de recursos humanos.
Procure especificar as características de cada produto na identificação
Todo gestor de estoque deve atribuir categorias específicas para cada tipo de roupa da lista.
Nesse caso, será importante separar cores, modelos, tamanhos, fornecedores, tipos de tecido, entre outros fatores que considerar relevantes.
Definindo todas as principais características de seus itens, você também consegue ter mais facilidade ao determinar o preço. Se já tiver precificado, o preço pode ser outra característica que irá diferenciar seus produtos na contagem.
Crie códigos para cada produto
Depois de finalizar a contagem para fazer a lista de produtos, será preciso criar códigos para cada item.
A função desse tipo de código é justamente facilitar a identificação dos materiais em seu sistema (mesmo que seja manual).
Assim, na hora da compra ou na hora de venda,você vai conseguir evitar erros na saída e entrada.
Esse código pode ser numérico ou até mesmo um conjunto com números e letras. Se preferir, uma ideia interessante é aproveitar a identificação da etiqueta de cada item recebido do seu fornecedor de roupas.
Lembre-se: o inventário do estoque deve ser atualizado com frequência. Recomendamos até que faça uma atualização a cada reposição de estoque ou em períodos como de três a meses.
Se for fazer por conta própria, não se esqueça de ser bem detalhista e ter muita organização. Caso o responsável seja alguém da sua equipe, que seja alguém de extrema confiança.
Independente de quem fizer a lista, é importante existir uma dupla contagem para garantir que está tudo correto.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.