Conheça os 6 principais indicadores de desempenho para o varejo de moda

kpi, indicadores de desempenho

Para qualquer questão, podem existir vários argumentos, concorda? Mas uma coisa é certa: os números nunca mentem!

Essa verdade se aplica perfeitamente à gestão de lojas de roupas, já que os números são indispensáveis para acompanhar os indicadores que marcam presença no dia a dia dos varejistas de moda.

Pensando sobre isso, nós vamos ajudar você que se sente perdido com alguma situação que  está vivendo em sua loja.

Uma das primeiras ações que você deve fazer como empreendedor precisa fazer é analisar as suas métricas de varejo. 

Essa análise de indicadores de desempenho apresenta números e dados que podem ajudar consideravelmente a entender quais são os  possíveis pontos de melhoria do seu negócio como um todo.

Por isso, separamos aqui alguns exemplos de  métricas e KPIs que podem servir para melhorar a organização das estratégias da sua loja. Confira!

1? KPI para varejo de moda: índice de satisfação de clientes  

Ter consumidores satisfeitos gera, em média,  indicações de cada um deles para 3 pessoas sobre a experiência positiva com o seu negócio. Por outro lado, quando você não agrada os consumidores, eles costumam repassar sua experiência negativa para 11 pessoas. 

Como falamos que números não mentem, é importante trazê-los para contextualizar você sobre o assunto! Este dado, no caso, foi apresentado pelo pesquisador Philip Kotler, considerado como pai do marketing.

Isso só evidencia e reforça o poder da insatisfação do cliente.

Nesse caso, o indicador mais recomendado para criar estratégias relacionadas à satisfação do cliente é o NPS (Net Promoter Score), que é usado para medir as possibilidades de clientes recomendarem suas peças de roupa ou criticá-las publicamente.

Para usar esse indicativo, basta usar um questionário com uma pergunta básica: “qual nota você daria aos nossos serviços?”. 

A partir do que receber de respostas, você pode organizar seus clientes em 3 grupos, sendo eles:

  • Detratores (clientes que deram notas de 0 a 6 por insatisfação com a sua loja);
  • Passivos (clientes que responderam dando notas de 7 a 8 porque vê sua loja com indiferença);
  • Promotores (clientes que dão notas de 9 a 10 estão encantados com a loja). 

2° KPI para varejo de moda: ticket médio

Quem acompanha nossos conteúdos já tem algumas informações a respeito do ticket médio, que é um indicador usado para definir o preço médio de seus produtos, além de ser um indicador que serve para uma análise de comparação com outras lojas. 

Os indicadores do varejo de moda são eficientes para colaborar com todas as tomadas de decisões para uma loja física, porque demonstram como sua equipe está entregando resultados com as estratégias a partir dos resultados de suas ações. 

Sem essas referências, é mais difícil corrigir os pontos fracos da área comercial e  aperfeiçoar o nível de desempenho dos processos internos.

3° KPI para varejo de moda: peças por atendimento

A média da quantidade de peças vendidas em atendimentos de uma loja,  também conhecida como P.A, é um indicador que mede o desempenho das vendas de produtos adicionais e ações feitas para ser possível vender mais itens complementares. 

Para calcular o que chamamos de P.A., você vai precisar dividir a quantidade de atendimentos de determinado período pela quantidade de peças vendidas. Por exemplo: se sua empresa registrar 70 vendas e vender 150 peças, seu P.A. é de 2.14.

Esse fator é importante para várias lojas porque indica o desenvolvimento dos colaboradores do time de vendas! Podemos dizer que os vendedores que mantém P.A. sempre alto são diferenciados no processo de SONDAGEM da venda, porque é quando um vendedor consegue descobrir quais são os itens adicionais que podem ser mais assertivos na compra.

4° KPI para varejo de moda: taxa de conversão por vendedor

Uma vez que já estamos falando sobre a equipe de vendas, vamos puxar o gancho e falar sobre o KPI que pode te ajudar a tomar decisões em relação a contratação, escalação e remuneração de seus vendedores. 

A melhor maneira de usar essa métrica é estimular seus lojistas, impulsionando esses profissionais e mostrando que podem gerar mais vendas. 

Para isso, você vai precisar dividir o número de vendas realizadas pelo número de atendimentos na loja e multiplicar o resultado por 100.

Lembre-se que uma conversa saudável e construtiva com cada vendedor, individualmente, é indispensável. Além desse diálogo, para construir um relacionamento saudável com essas pessoas você deve:

  • Definir metas de vendas mais coerentes e por funcionário;
  • Investir em treinamento de vendas (para estimular crescimento e reter talentos);
  • Motivar sua equipe para um melhor desempenho.

5° KPI para varejo de moda: volume de vendas

O volume de vendas está relacionado apenas com o quantitativo financeiro, mas é importante para saber qual o valor total de vendas da loja. Afinal, um volume de vendas alto em um determinado mês ou outro período.

Isso porque pode acontecer de um único cliente comprar todas as peças previstas para o período de vendas inteiro. Nesse caso, a deformação estatística pode ser corrigida com a declaração do ticket médio.

6° KPI para varejo de moda: giro de estoque

Sendo considerado e conhecido como um dos principais indicadores de varejo de moda, o giro de estoque refere-se à frequência com que as suas peças giraram no estoque

Produtos com um giro baixo são os que saem pouco, enquanto os que consideramos com giro alto apresentam maior demanda.

Manter-se atento a esse indicador é importante para conseguir saber sobre quantas unidades de novas peças deve solicitar aos fornecedores. Além disso, se o giro de estoque estiver bem abaixo do esperado, pode ser necessário rever a política de preços definida ou até mesmo suas estratégias de marketing.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.