Passo a passo para organizar uma liquidação em lojas de roupa

roupas liquidação

Lançar promoções é uma estratégia de vendas para lojas de roupas super assertiva e é uma ação usada como um incentivo de curto prazo (utilizada com o objetivo de estimular uma decisão de compra mais rápida em clientes que visitam o estabelecimento). 

A teoria é bem simples e muito empolgante para empreendedores, porém, é preciso ter um bom plano para ter resultados que correspondam às expectativas criadas com essa atuação. Ou seja, já podemos adiantar que vai precisar de planejamento para fazer uma liquidação.

Inclusive, neste plano você deve identificar qual a melhor época do ano para trabalhar com liquidações – como, por exemplo, em trocas de estações.

Fazer uma liquidação entre dezembro e janeiro em sua loja de roupas também é uma boa opção, uma vez que aumenta a chance de oportunidades para trabalhar o fluxo de caixa positivamente. 

Nesse período é importante considerar ganhar mais dinheiro do que os outros momentos, porque você acaba tendo de arcar com algumas despesas típicas desse período (como o 13º salário dos funcionários, impostos, decoração de fim de ano, entre outros). Vale lembrar que você acaba tendo de arcar com mais contas e ainda pode vender roupas em menor quantidade nos dias considerados como feriado (ou até deixar de abrir a loja).

Pensando em te ajudar a ter o sucesso que espera ao organizar uma liquidação, preparamos esse conteúdo com um passo a passo bem interessante e mais algumas dicas ao longo do texto! Aproveite a chance e já faça o plano para uma liquidação em janeiro na sua loja de roupas.

Por que fazer liquidações?

Já parou para reparar que cupons de desconto, benefícios em programas de fidelização de clientes, descontos de “pague 1 leve 2”, ofertas exclusivas e outros gatilhos mentais usados para fazer liquidação de estoque são técnicas que têm funcionado com a maioria das pessoas?

Todos esses métodos podem ser parte de um mesmo plano para determinado período (que pode ser feito para 1 ano, 1, mês, 1 semestre ou 1 ano). 

Os principais motivos que implicam na  importância de investir nesses tipos de venda são: ajudam significativamente a atrair novos clientes e também contribuem com o aumento da taxa de retenção e fidelização daqueles que já conhecem a sua loja. 

Outra vantagem muito interessante para lojistas é o fato da liquidação ser uma forma mais prática de diminuir a quantidade de peças paradas no estoque. Continue lendo e saiba as melhores dicas para se realizar uma liquidação de sucesso.

Qual é o plano perfeito para já começar as vendas de 2022 com o pé direito?

Se você quer mesmo saber, estamos na melhor época do ano para planejar liquidação! Isso porque as festas se aproximam e, além dos looks para tais eventos, as pessoas estão procurando presentes para amigos e familiares. Depois, todo mundo quer peças novas e apropriadas para curtir o verão.

Também vale considerar outras características desse período – o que você pode fazer se continuar acompanhando este conteúdo.

Confira o passo a passo que consideramos ser a melhor forma de planejar liquidações para 2022! 

Passo 1: faça uma análise das suas vendas de Natal dos últimos anos

Não tem como criar nenhum planejamento sem metas. Isso é fato! Portanto, para fazer uma liquidação de sucesso, você precisa analisar o índice de vendas do mesmo período nos anos anteriores e definir um objetivo: “quanto pretende vender este ano?”.

Lembre-se que o ideal é ter sempre uma porcentagem de crescimento! Ou seja, se você conseguiu vender R$10.000,00  em dezembro de 2020, você precisa criar estratégias no plano atual para vender de 10 a 20% a mais neste ano (no mínimo). 

É claro que vamos considerar o contexto do mercado e as oscilações do segmento, mas sempre estipule uma margem crescente ao definir metas.

Feita a análise sobre as vendas de Natal, chega a hora de analisar como é o período pós festas! Sabendo como seu público se comporta no período, será muito mais fácil de traçar planos que atendam a sua necessidade e que vão servir para disponibilizar as soluções que essas pessoas precisam.

Se as vendas costumam zerar suas prateleiras, será preciso se preparar para uma compra para reposição de estoque rápida, de modo que sua loja não fique sem as peças que interessam seus clientes (especialmente as que estiverem ainda em fase de lançamento). 

Porém, se normalmente suas peças costumam sobrar, você tem duas opções: ou pode fazer uma campanha de marketing mais agressiva para que não sofrer prejuízo ou fazer uma compra menor este ano.

O ideal é atingir suas metas e usar a liquidação para que consiga comercializar tudo o que está parado.

Passo 2: já comece a pesquisar sobre as tendências do verão 2022

Não é segredo para nenhum varejista de moda que as pessoas procuram sempre por peças de roupa da moda. Sendo assim, é super interessante planejar uma liquidação com peças da linha verão 2022 adquiridas para compor seu catálogo e  estoque – até porque quem não consegue comprar roupas assim que são lançadas, sempre cria expectativa para aproveitar os preços de liquidações.

Inclusive, se for necessário fazer reposições de estoque depois das vendas do final de ano, aposte mais em produtos que estão mais em alta no momento.

Essa tática é puramente estratégica, uma vez que, se não conseguir vender tudo na liquidação de janeiro, ainda terá produtos que podem ser vendidos nos próximos meses (fevereiro e março). Ou seja, não perde investimento!

Passo 3: trabalhe com prazos

É muito importante que você defina prazos para liquidação – tanto delimitando uma data para início e uma data para o término. Dessa forma você também consegue trabalhar outras métricas de análise e, consequentemente, acaba tendo uma perspectiva de quanto irá vender na campanha de liquidação.

Além disso, o período estabelecido para preços de liquidação é indispensável para fazer divulgação. Os clientes devem ter registro e conhecimento de quando as promoções começam e terminam. Os objetivos disso são criar senso de urgência, para que as pessoas não deixem a compra pra depois (já que podem ficar sem os produtos que desejam) e para não ter problemas com alegações de propaganda enganosa.

Por exemplo, se alguém chega em sua loja depois que a liquidação já acabou e insiste em pagar os preços da campanha, você precisa ter materiais que comprovem a informação do final dessa ação.

Passo 4:  faça a melhor divulgação possível

Aproveitando que já mencionamos a divulgação, vamos falar mais especificamente sobre essa etapa.

Quando definir todos os detalhes da liquidação (prazo, produtos, preços e preparação de estoque), chega o momento de divulgar a liquidação da sua loja de roupas. 

Para isso você vai precisar usar a criatividade e explorar diferentes possibilidades que podem trazer algum retorno – especialmente se não tiver recursos financeiros para contar com especialistas no assunto ou investir em anúncios pagos na internet.

As redes sociais desempenham um papel relevante e até inevitável para anunciar as promoções de forma rápida e com os menores custos. 

Não esqueça do vitrinismo, especialmente por essa estratégia ser considerada como um padrão das lojas de roupa. As vitrines não podem ficar de fora das estratégias de divulgação no mercado da moda! 

Portanto, monte uma vitrine destacando os principais produtos disponíveis para vender e evidencie as peças promocionais no vidro para chamar mais atenção.

Passo 5: mantenha o estoque abastecido!

Nenhuma loja de roupas funciona 100% bem se o estoque não estiver devidamente abastecido (principalmente em períodos com preços promocionais).

Por isso, vale reforçar que mesmo na hipótese de sobrar algumas peças de roupa adquiridas para as vendas de Natal, procure comprar roupas para abastecer estoque da sua loja de roupas. 

Para finalizar, uma dica interessante: como os deslocamentos geram gastos e até podem causar riscos em lugares com aglomerações, uma alternativa para as compras de abastecimento de estoque é fazer isso de forma online. 

Agora que você já tem boa parte das informações que precisa, comece agora seu planejamento para sua próxima liquidação!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.