Quando alguém decide começar o próprio negócio, não imagina nem metade dos desafios que terá de enfrentar – a começar pela criação de um logo!
Se você chegou até este conteúdo, já percebeu que ter uma loja de roupas é muito mais do que comprar peças bonitas e revender. Na realidade, as dificuldades já começam quando chega o momento de transmitir ao menos o conceito da marca, que identifica seus produtos e seu segmento por meio de um símbolo.
Estamos falando sobre o logotipo, que faz parte dos diversos detalhes da identidade visual de uma marca. Essa, inclusive, é uma das características mais importantes para trabalhar o marketing do seu negócio e a divulgação das peças que serão vendidas.
O logo é responsável por gerar identificação e associação do público para com a loja, criando uma relação direta ou indireta com potenciais consumidores.
Vale lembrar que também estará em evidência nas etiquetas de roupas, na fachada de uma loja física, na sacola da loja, nas artes gráficas das redes sociais etc.
Quanto mais aparecer, mais fácil será associar o seu logotipo com o tipo de produto vendido, fazendo com que os consumidores nunca esqueçam da sua loja e a tenham como referência.
Considerando todos esses detalhes, fica evidente a importância de conhecer mais os detalhes estratégicos incumbidos de direcionar a criação e uso da representação gráfica para loja de roupas.
É sobre isso que nós vamos falar hoje! Queremos abordar as principais etapas da criação de um logotipo e apresentar algumas dicas sobre como ter o melhor resultado possível no processo de criação desse elemento.
Ficou interessado (a)? Então é só continuar acompanhando!
Mas o logotipo não é apenas um símbolo?
É claro que um logotipo é considerado como um símbolo, porém, indo mais a fundo na importância desse emblema, o ideal é definir logotipo como uma representação gráfica da marca para fins de comunicação.
Independente de onde for aplicado, o logo vai comunicar a qual empresa tal item pertence, fazendo referência a missão, a visão e aos valores dessa marca também. Por consequência de tudo isso, é necessário utilizar tanto uma fonte quanto as cores que realmente representam a identidade visual da marca (seguindo as estratégias de marketing pré-definidas).
O logo pode ser desenvolvido apenas com figuras, misturar figuras com texto ou ser literalmente o nome da marca.
Ou seja, nenhum logotipo é pensado ou criado de qualquer jeito e nem de forma genérica, sem se conectar com o público consumidor. É uma questão de reunir fatores que podem traduzir/transmitir exatamente o que sua marca deseja propagar.
Por que é importante desenvolver um logo para lojas de roupas?
Todo empreendedor que investe no varejo de moda precisa de clientes! Sem as pessoas interessadas no conceito da loja e, principalmente, nos produtos que esse estabelecimento oferece, não há negócio que resista.
Sendo assim, podemos encarar o logo como uma das primeiras ações estratégicas importantes para estabilização da marca, já que é um dos pilares indispensáveis para que o negócio alcance a popularidade.
Pense bem! Se parar para observar o universo da moda, vai perceber que vários logotipos marcaram e continuam marcando gerações, sendo capazes até de remeter nossos pensamentos à empresa que pertencem de maneira imediata.
Percebeu que os não são só um símbolo? Não é apenas um “desenho” bonito. Existem profissionais dedicados e especialistas no assunto que conseguem criar uma representação da empresa com uma relevância decisiva e estratégica para as marcas existentes no mercado.
Ao mesmo tempo que o logotipo consegue criar consciência de marca, essa mesma reprodução deve ser usada para divulgar a marca e acompanhar o momento.
Por exemplo, ainda que símbolos conhecidos como o da Rede Globo e da loja Ponto Frio já estejam na cabeça das pessoas, as grandes marcas se dedicaram em aprimorar seus logotipos e adaptaram-nos para o que está em evidência visual nesse momento de mercado.
Isso não quer dizer que você deverá mudar seu logo por completo todos os anos. É só uma recomendação de atualização para oferecer mais assertividade em peças de comunicação e também para gerar mais compatibilidade com o público.
5 dicas indispensáveis para você saber como criar o logotipo para sua loja de roupas
Criar um logo pode parecer um pouco complexo, porque exige criatividade e ineditismo. Portanto, algumas dicas podem ajudar a tornar esse processo de criação mais simples e intuitivo, servindo como ferramenta para garantir bons resultados e fluxo de atividades mais produtivo.
Quer receber essas dicas? Vem com a gente!
- Crie uma identidade visual para sua marca antes de desenvolver o logo
A identidade visual serve para definir quais serão os elementos gráficos que representarão o que sua marca deseja expressar, por isso, esse processo exige a escolha de formas, cores, símbolos, ilustrações, fontes de texto e outros detalhes em todos os aspectos (desde o logo até a decoração da loja).
Essa etapa é necessária porque só depois de definir a identidade visual é possível criar um logotipo conciso e que será bem recebido.
O trabalho deve ser o mais completo possível, mesmo que leve mais tempo do que você esperava. Acredite, isso fará com que a comunicação visual da sua marca sempre tenha destaque – seja para as estratégias de venda tradicionais (offline) quanto as digitais (online).
- Saiba exatamente quem é sua persona
É claro que todo vendedor de roupas acha seus produtos incríveis e tem plena certeza que todo mundo vai se interessar pelas peças. Mas não é assim que funciona!
Você sabia que até para definir o logo é indispensável saber quem vai comprar peças de roupa da sua loja?
É importante saber para quem você vai criar esse logo e entender as preferências, intenções e desejos por meio de pesquisas até chegar ao perfil ficcional do consumidor comum da marca.
Com essas informações fica muito mais fácil saber qual tipo de logo tem mais impacto no seu personagem.
Lembre-se: todo logotipo de loja de roupas deve ser capaz de atender as expectativas do consumidor. Não adianta nada querer vender roupa fitness e ter um logo que remeta seu público a algo relacionado com fastfood ou outras marcas de segmentos não “saudáveis”.
Ou seja, é importante que o seu logotipo interprete a imagem da marca e faça o público feliz.
- Inspire-se em logotipos de sucesso
Aproveitando o que mencionamos no tópico anterior, vale dizer que você pode se inspirar em outros logotipos de marcas que fazem sucesso no mercado. No entanto, tome cuidado: se inspirar não é copiar!
Para ter uma loja de roupas de sucesso (independente de seu porte) e que realmente tenha envolvimento com o seu público, é necessário ter originalidade. Isso é inegociável.
Sendo assim, observe os detalhes de logos existentes e analise sua relação com a proposta da marca. Feito isso, inspire-se!
- Seja criativo confiando na simplicidade
Quem nunca ouviu falar que o menos é mais? Nos últimos anos, esse ditado tem sido levado a sério na indústria da moda e muitas marcas estão apostando na simplicidade.
Caso você considere que um dos valores da sua loja é valorizar a complexidade a partir da simplicidade, então, seu logotipo pode e até deve seguir essa filosofia!
No entanto, não vá achando que apostar na simplicidade significa fazer “menos” no trabalho de desenvolvimento do logo. A nossa sugestão é ter um logotipo minimalista, mas ainda deve ser elegante e, como todo logotipo, transmitir a ideia dos seus diferenciais para o seu público.
- Faça várias versões de logos até encontrar a versão final
Sabe quando chegar a um “quase”? Quando estamos perto de finalizar um desenho, mas ainda falta alguma coisa? Se isso acontecer no processo de desenvolvimento do seu logo, você pode ir mudando alguns detalhes no seu logo até encontrar a versão final!
Confira algumas sugestões de variações:
- Versão primária ou prioritária – deve ser a primeira escolha sempre que um sinalizador for usado;
- Versão semelhante a prioritária, só que vertical (caso não esteja nesse sentido);
- Versão semelhante a prioritária, só que horizontal (caso não esteja nesse sentido);
- Versão com frente incolor (adequado para fundo preto);
- Versão negativa – incolor (adequado para fundo branco).
Como já mencionamos anteriormente, várias empresas e até emissoras de televisão vão mudando o logo de acordo com as novidades do mercado. Dito isso, fica claro que o logotipo da sua loja não é algo imutável.
Obviamente, as mudanças que não tenham tanta relevância devem ser evitadas, mas o símbolo que representa sua loja pode ser adaptado ao longo do tempo.
Além das dicas, vale a pena conversar com profissionais da área. Especialistas em design e comunicação visual são indispensáveis nesse processo! Afinal, o logotipo de uma loja explica a visão e conceito do empreendimento sobre o mercado, bem como o que essa loja deseja oferecer aos consumidores.
Portanto, quando for criar o seu logo, não pense nisso apenas como um símbolo, mas sim como uma tradução do que você pretende vender aos seus clientes.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.