Os últimos anos não têm sido fáceis para o comércio varejista brasileiro. Como se não bastassem as oscilações do mercado, a greve dos caminhoneiros de 2018 e a pandemia que teve início em 2020 causaram impactos negativos ou até irreversíveis na receita de diversos empreendimentos, como loja de roupas.
Analisando as circunstâncias percebemos que o maior pivô de crises tão intensas é a paralisação. A falta de transportes de cargas entregando mercadorias e o isolamento social provocaram pânico e falência para atividades consideradas como não essenciais – o que inclui o setor de vestuários.
E como agir em momentos inesperados? Qual a melhor forma de lidar com imprevistos?
A verdade é que causas imprevisíveis abalam mais a confiança do que os resultados. Pensando nisso, o ideal é ter criatividade para lidar com novas necessidades do seu segmento e ter planejamento para administrar estoque sem prejuízos.
Sendo assim, produzimos este conteúdo para te apresentar algumas sugestões que mostram como estar preparado (a) para o inesperado e a evitar prejuízos/riscos. Confira!
Quais são os principais riscos que podemos tentar evitar?
Quando falamos de situações não esperadas é comum que os primeiros pensamentos tenham relação com adversidades mais “simples” – como assaltos, desvio de produtos em trânsito para entrega, acidentes naturais ou de trabalho.
Para essas ocasiões, o ideal é contar com seguro empresarial e sistemas de segurança/monitoramento que possam erradicar vulnerabilidades. Sendo assim, providencie: câmeras para lojas físicas, boa iluminação, sinalizações em áreas de circulação, corrimão para escadas, entre outros recursos.
Outro ponto muito importante para pontos comerciais e veículos de transporte para entrega são as manutenções. Não negligencie a importância da manutenção preventiva e, quando for necessário, realize procedimentos corretivos.
Essas ações certamente vão proteger os bens materiais e patrimoniais da sua marca.
No entanto, passamos na pele todas as dificuldades de riscos muito maiores e mais agressivos, que são aqueles que não evitamos. As greves, inflações, pandemias e falta de matéria-prima são alguns exemplos das grandes ameaças que podem levar muitas lojas à falência.
Na maioria das vezes o que leva um empreendimento ao fim é a falta do monitoramento adequado da gestão financeira.
Tudo bem que nem sempre dá pra escapar ficar no vermelho, mas todo o cuidado é pouco quando se trata de dinheiro. Acompanhar as finanças assiduamente e com muito zelo é a forma mais significativa para não ter medo das futuras surpresas.
Essa supervisão implica em fiscalizar entradas e saídas, negociações com fornecedores de peças de roupa (de modo que tenha acesso a produtos qualificados pelos melhores preços), ter um sistema de gestão confiável para registrar informações, manter um fundo de reserva considerável para manter a loja funcionando em situações emergenciais e nunca misturar dinheiro pessoal com o caixa da empresa.
Não tenha mente fechada para possíveis inovações. As fases que são aparentemente ruins podem levar sua loja a outro patamar. Por isso, as iniciativas marcam a evolução de bons rendimentos para os inacreditáveis. Afinal, tudo continua sempre mudando e as pessoas gostam das novidades.
Ou seja: esteja atento às mudanças sociais e faça o que for possível para acompanhá-las.
Essas medidas estratégicas são preciosas para lidar com recuo de vendas ou restrições de renda. Dessa maneira a sua será mais resiliente e vai permanecer no mercado independente das circunstâncias.
Como usar a incerteza a seu favor na loja de roupas?
Quando a incerteza bate na porta, é comum que o consumidor passe a restringir seus gastos com receio de fazer dívidas que podem não ser quitadas num futuro próximo.
Sendo assim, a melhor forma de aproveitar as oportunidades de momentos mais complexos sem mentir ou prejudicar seu cliente é transmitindo sua sensibilidade com o que mais importa: o valor do relacionamento entre loja e cliente.
Conquiste a confiança do seu público e facilite a comunicação. Por exemplo, demonstre interesse em ouvir o que todos têm a dizer e esteja disponível nos canais que costumam acessar (telefone, atendimento online, pontos comerciais, e-mails e redes sociais).
Ao entender quais são os problemas dessas pessoas, você vai saber como resolvê-los e vão confiar em sua loja. Se forem problemas financeiros, ofereça mais formas de pagamento. Se tiverem problemas de acesso à sua loja, procure ter um sistema de entrega eficiente que faça o transporte até seus clientes.
Não confunda essa medida com algo mais relacionado a ter privilégios em cima de dores. Isso não é bem visto e tende a derrubar o nome da sua loja de uma vez por todas!
Preze pelo crescimento orgânico e fortalecimento da sua marca
A grande diferença entre as lojas que permanecem no mercado das que são abatidas por volatilidades do mercado é a estrutura orgânica consolidada antes de qualquer crise.
Quer se proteger sua loja? Mantenha o foco no crescimento! Conquiste a preferência e nunca será enfraquecido.
Portanto, é necessário ter:
- Controle da qualidade dos seus produtos e entregas;
- Produtos interessantes para seus consumidores;
- Bom relacionamento com seus clientes;
- Organização financeira;
- Boa gestão de estoque;
- Atendimento em multicanais;
- Estratégias para fortalecimento da sua marca.
Com essas características você tem tudo para ter destaque no mercado e, consequentemente, será a primeira escolha das pessoas que precisam comprar roupas – seja qual for a razão ou ocasião que motivem essa aquisição.
Tendo coragem de investir nessas particularidades, não há o que temer em momentos de crise. As pessoas não vão deixar de comprar em sua loja porque vêm muito mais do que o produto final.
Além da fidelidade conquistada (daqueles que já conhecem sua mercadoria), você também trabalha a divulgação de forma espontânea (o que não é nada ruim).
Me conta, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo. Então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.