Como otimizar o espaço da loja para completar mais peças de inverno e volumosas?

estoque e loja de roupas para o inverno

Desde o momento em que são lançadas no mercado, toda loja de roupas tem oportunidade para atrair consumidores, especialmente por fazer parte de um mercado tão aquecido e rentável como é o varejo de moda. 

Porém, existem vários fatores que determinam o sucesso de uma marca, como estar acompanhando as tendências e a boa administração do negócio, por exemplo.

Dizemos isso porque é fundamental ter estrutura para acompanhar qualquer estação ou data sazonal, e a preparação para cada um desses casos desempenha um papel fundamental.

O que vai influenciar se um cliente escolher ou não a sua loja vai muito além da peça adquirida. Por exemplo, como você costuma preparar sua loja para o inverno? Como funciona a gestão de estoque para providenciar peças de roupa que são mais volumosas e vão tomar mais espaço tanto nas prateleiras quanto no espaço disponível para armazená-las? 

Hoje estamos aqui para falar especificamente sobre isso. Temos dicas sobre como você pode trabalhar com os designs, layouts e temas em sua loja para atrair mais atenção antes e durante o inverno – afinal, não dá para resolver tudo de última hora!

Continue acompanhando para entender como tudo isso deve acontecer.

Comece preparando o seu estoque

É certo que durante o inverno haverá um aumento considerável no consumo de produtos como calças, blusas de manga, casacos, moletons, jaquetas, meias ou peças de alfaiataria na sua loja.

Para saber como trabalhar o seu estoque, você precisa saber quais são as peças mais interessantes para seu público e adiantar a compra para não sofrer o impacto da alta demanda quando for renovar estoque.

É interessante consultar os dados do histórico de vendas do seu sistema ERP, por exemplo, para saber quais modelos de roupas tiveram maior demanda e qual peça teve maior volume de vendas.

Dessa forma, fica mais fácil de saber como organizar seu estoque, porque terá informações sobre o que precisa comprar e qual a quantidade de itens.

Ou seja, você já consegue definir todas as informações necessárias para reposição de estoque com antecedência e garantir a disponibilidade dessas peças para atingir a satisfação de seus clientes. 

Consequentemente, isso vai facilitar a comunicação com seus fornecedores, além de tornar a compra de peças de roupa online bem mais rápida, se optar por adquirir sua mercadoria com esse sistema.

Inclusive, esse formato de compras pode ser muito mais fácil para as lojas de roupas que precisam de mais facilidade, porque não será necessário ter que se deslocar até seu fornecedor de roupas e nem transportar seus produtos (o que pode ser um grande desafio para as coleções de inverno). 

No entanto, essa facilidade não dispensa a necessidade de se atentar à quantidade das peças, demanda por produtos (sejam roupas masculinas, roupas femininas, juvenis ou infantis) para que não falte produtos e muito menos sobre produtos ao final da estação.

Avalie o que pode ser feito em sua vitrine

Sua próxima missão depois de conseguir repor seu estoque é montar a vitrine!

Esse é o melhor cartão que sua loja pode ter e, muitas vezes, serve como o primeiro contato que um consumidor tem com a marca. 

Pensando nisso, é extremamente importante dar prioridade e destaque às técnicas de vitrinismo, e nesse momento, usar elementos que têm relação com as tendências da nova estação – além de peças de roupas básicas que não saem de boa.

Não esqueça de ressaltar os produtos que façam sentido para as suas vendas nesta estação, levando em consideração os preços e a demanda das peças.

Se está sofrendo com falta de ideias e não sabe nem por onde começar, se não quer errar na preparação da sua vitrine, você pode conferir dicas de empresas especializadas nesse segmento, como visitando outros conteúdos de nosso blog.

Ah! E invista o que for necessário uma decoração temática na loja, buscando elementos que sejam atrativos para seus consumidores.

Capriche na decoração interior da sua loja

Puxando a pauta iniciada no tópico anterior, a vitrine é só o primeiro contato visual do potencial cliente com a sua loja, mas não pode ser responsável por fazer o trabalho todo. Isso quer dizer que o cliente precisa, literalmente, estar no clima da estação ao entrar na sua loja (igual como sugerimos em ocasiões festivas).

Nesse sentido, existem diferentes estratégias de marketing que criam estímulos positivos em pessoas que entram na sua loja para reforçar e melhorar a experiência que essas terão ao longo da visita. 

Confira alguns exemplos de abordagens eficazes: uso de cartazes iluminados destacando  determinados produtos, organização facilitada de locomoção dentro da loja e utilizando conceito de zonas quentes e frias.

Para quem não sabe ou não se lembra do que se trata, as zonas quentes são os espaços em que, geralmente,  há maior transição dos clientes. Nesses ambientes, é preciso evidenciar os produtos mais procurados e que possam te proporcionar maior margem de lucro.

No entanto, as zonas frias são mais apropriadas para exibir os produtos que não são tão procurados durante a estação do inverno, mas ainda são peças chave para suas vendas.

Faça uma ação promocional

Promoções! Quem não se interessa em ao menos “dar uma olhada” no que um anúncio de promoção tem a dizer? Ainda mais quando se trata de roupas baratas.

Essa é a forma mais eficiente de atrair clientes para a sua loja de roupas. Uma das mais antigas e mais assertivas.

Portanto, sempre que for preparar sua loja para o inverno, é extremamente importante saber como selecionar esses produtos para conseguir oferecer descontos realmente interessantes aos olhos dos clientes.

Confira algumas regras determinadas:

  • Não trabalhe com mentiras ou propagandas enganosas em hipótese alguma: quando se sente enganado, seu cliente vai construir uma imagem negativa da sua marca e, por consequência, não deve voltar a fazer compras no estabelecimento;
  • Faça uma boa divulgação das suas promoções;
  • Desperte o sentido de urgência: seu cliente precisa sentir que não pode perder a oportunidade de comprar algo na sua loja, principalmente porque por parecer uma grande oportunidade e não necessariamente porque o mesmo esteja precisando da peça em questão. Para isso, use frases de efeito – como, por exemplo, “somente hoje”, “somente este final de semana”, “últimas unidades”, “promoção válida somente para os ‘x’ primeiros clientes”, entre outras. 

Procure investir em peças das datas comemorativas que fazem parte da estação

Quando estiver preparando sua loja para o inverno, considere que existem alguns fatores extremamente úteis para impulsionar as vendas durante a estação.

Para facilitar, aqui no Brasil, temos as festas juninas, julinas ou dia de São João (24 de junho), além de festivais de inverno e o feriado do dia da Independência do Brasil (7 de setembro) ao longo do inverno.

Isso tudo pode realmente ajudar sua loja a impulsionar as vendas, especialmente este ano que a maioria das festividades estejam voltando aos poucos depois de 2 anos de pandemia.

Ou seja, essas datas podem ser utilizadas até como um componente emocional para atrair mais clientes. Basta utilizar componentes (peças) que remetem o consumidor a essas datas.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.