Tem um negócio local? Saiba como ter os melhores resultados com sua loja de roupas

venda de roupas em negócio local

Hoje nós vamos falar sobre o que você pode fazer para promover sua loja de roupas local e obter os melhores resultados!

É preciso buscar informações para entender todas as táticas de proximidade com o público que está em sua região. E isso é somente uma das etapas que podem contribuir para a saúde e a manutenção de sua loja! 

Sabendo que existem diversos desafios diferentes para os varejistas locais, preparamos esse conteúdo cheio de recomendações e dicas que irão te dar um norte para se preparar contra os mais comuns.

Vamos adentrar nesse universo? Para começar, é preciso entender o que é negócio local. 

O que é negócio local?

Sabe quando você cresce indo com seus familiares até  uma loja de roupas do bairro onde vocês moravam toda vez que precisava comprar roupas? É isso!

Aquele pequeno estabelecimento que até hoje está atendendo você e seus vizinhos com excelência, onde sua mãe costumava comprar várias peças de roupa durante a sua infância e que continua sendo sua referência na hora de procurar uma “lembrancinha”.

Por esses e outros motivos, conhecer a região e saber sobre o local no qual seu empreendimento está inserido (principalmente o público que vai atrair), é o que pode facilitar o seu trabalho.

Isso quer dizer que você vai precisar  trabalhar com diferentes conceitos para conseguir atrair, engajar e fidelizar os clientes – o que é possível quando você oferece experiências marcantes para cada cliente que chegar em sua loja, fazendo com que seu empreendimento seja reconhecido na região onde está inserido. 

Saiba agora como promover e conduzir uma loja de roupas local!

Se ainda não tiver feito um estudo/análise sobre o local (cidade ou bairro) onde está, já está mais do que na hora de começar a fazer isso.

Nesse momento, você precisa obter informações sobre o lugar onde está para entender como funciona a região em relação a consumo, bem como identificar suas particularidades e qualidades para evidenciá-las.

Por onde começar?

O primeiro passo para um negócio que já está no mercado e busca maneiras de ficar mais reconhecido é conhecer seu público com intimidade!

Sendo assim, quanto mais comunicação e diálogo você conseguir viabilizar com a persona, melhor será para suas vendas.

Com isso você também sai ganhando por outro lado. Será um diferencial da loja para começar a traçar bons planos de negócios, os quais serão adequados às necessidades da sua marca de maneira mais eficaz.

Esse é um “detalhe” que deve ser considerado e observado com muita cautela e apreço, afinal de contas, as grandes lojas de roupas não chegaram onde estão sem se comunicar com determinados públicos, e hoje, o que mais reclamam das grandes marcas é exatamente a dificuldade de conseguir comunicação. E é especificamente nesta brecha que sua pequena grande loja deve entrar!

É a sua oportunidade de conseguir encantar o cliente e criar boas campanhas de marketing local, já que vai entender como o público do seu território vai responder aos produtos que você pode ter para oferecer.

Agora que falamos sobre atrair pessoas para seu negócio local de moda, é chegada a hora de afunilar mais as ações e trabalhar em uma forma interessante de colocar tudo em prática.  Estamos falando sobre a segmentação geográfica.

Esta é uma outra forma de usar diferenciais de pequenos negócios a seu favor. 

Por ter uma gestão segmentada, direcionada, você consegue oferecer aos clientes exatamente aquilo que precisam e só vão encontrar com facilidade na sua loja (vão encontrar tudo na região em que estão). 

O que mais você precisa saber para conduzir seu negócio local?

Quem sonha em abrir loja de roupas própria pode ser motivado por várias questões – como ter liberdade financeira, um horário de trabalho mais flexível ou simplesmente mudar da área em que trabalha. 

Mas nem todo mundo estuda o mercado antes de dar esse passo, principalmente no varejo de moda!

Portanto, é ainda mais importante saber como está o cenário brasileiro atual para conduzir pequenos negócios e assim potencializar seus resultados a partir de um planejamento adaptado à realidade em que vivemos.

Separamos alguns dados e números concretos que encontramos para que você possa ter uma ideia melhor do que você está enfrentando por ter uma loja de roupas local.

  1. Você sabe quantos pequenos negócios existem no Brasil?

De acordo com um levantamento do SEBRAE, existem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil. E acredite se quiser, mas 99% desse número total são empresas registradas como pequenos negócios – que são os microempreendedores individuais e as microempresas (MPE).

2. Por quantos empregos os pequenos negócios são responsáveis?

Em 2019, antes da pandemia, os pequenos negócios brasileiros já foram responsáveis por gerar mais de 731 mil vagas por todo território nacional. Para melhorar, no ano anterior (2020) esse número teve um aumento de 22%.

Os números falam por si de forma bem expressiva, o que fica ainda mais relevante se considerarmos outro dado de estudo apresentado pelo SEBRAE, que mostrou que as empresas de médio e grande porte fecharam cerca de 88% de suas vagas internas. 

Ou seja, os pequenos negócios não são só uma boa fonte de empregos, como também estão movimentando grande parte da economia do Brasil – e isso nos leva à próxima estatística.

3. PIB e os pequenos negócios

Mesmo com todos os grandes desafios que chegaram com a pandemia do coronavírus para donos de negócios, foi em 2020 que os pequenos negócios conseguiram passar a representar 30% do PIB brasileiro.

Este é um marcador importante, e serve para confirmar e escancarar de uma vez por todas importância do pequeno negócio para gerar empregos e a movimentar a economia local. 

Vale destacar que isso também mostra que a presença de comércios locais é fundamental para o funcionamento dos bairros e cidades.

4. Quais são as principais motivações que induzem os brasileiros a abrirem um negócio próprio?

São muitas, e podemos dizer que isso vai variar muito de pessoa para pessoa. No entanto, existe um outro levantamento realizado pela Azulis que apresenta a seguinte informação: 40% dos brasileiros, abrem o próprio negócio para poder realizar um sonho.

Além dessa, tem outras duas outras motivações que induzem os brasileiros a abrirem os pequenos negócios, que são tanto a possibilidade de criar uma renda extra quanto a intenção de não ter que trabalhar ou prestar satisfação para uma outra pessoa.

5. Covid-19: quais foram os impactos causados aos pequenos negócios?

Apresentamos os ganhos, mas é óbvio que os pequenos negócios também estão sofrendo desde o início da pandemia, infelizmente. 

Em outra análise, o SEBRAE identificou que em meados de março, 289% dos empresários enfrentaram queda no faturamento mensal.

Além disso, os custos com aluguel e mercadorias estavam e continuam sendo os maiores desafios – uma vez que são custos fixos e não param de aumentar.

Também vale lembrar que muitos empreendedores, inclusive varejistas de roupas, tiveram que pedir empréstimos na hora da reaberta para manter tudo funcionando de forma qualificada e sem gerar demissões.

6. Qual a maior dificuldade enfrentada pelos pequenos negócios?

O número de pessoas que abrem ou abriram um negócio próprio na pandemia aumentaram exponencialmente, se intensificando todos os anos. 

Por mais animador que isso pareça, não podemos esquecer de um detalhe muito importante: quase 60% das pequenas empresas fecham em apenas cinco anos de mercado.

Assim como as motivações de começar um negócio, o número tão alto de falências também é motivado por vários fatores. Porém, uma apuração feita pelo SEBRAE mostrou que 52% dos empreendedores deixam seu sonho de continuar com o próprio negócio por falta de capacitação para a gestão financeira das lojas. 

Os outros motivos mais frequentes são:

  • Conquistar novos clientes,
  • Trabalhar a fidelização de clientes;
  • Realizar as primeiras vendas;
  • Gerenciamento das cargas tributárias.

Tendo essas informações, você já tem um ponto de partida para saber quais devem ser suas maiores preocupações na hora de traçar estratégias para sua loja de roupas e assim tirar melhor proveito de todos os resultados para continuar crescendo!

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.