Como montar loja de roupas em um espaço pequeno

loja de roupas em espaço pequeno

É muito comum que os novos empreendedores tenham receio de começar uma loja física por medo de não ter condições de investir em um espaço grande e espaçoso. Porém, todo mundo tem que começar de algum lugar, concorda? E quando se investe em varejo de roupa, para tudo se dá um jeito!

O segredo para montar loja de roupas em um espaço pequeno é saber como organizar, além de adotar algumas práticas que devem te ajudar a ter bons resultados desde o início.

Dessa forma, todo investimento tende a ser recuperado e você já vai poder começar a traçar estratégias para mudar seu point e conquistar um lugar maior.

De antemão, adiantamos que não é uma tarefa fácil. Existem vários pontos que devem ser analisados e alguns recursos também devem ser providenciados para que as coisas funcionem do jeito certo. 

No entanto, não precisa se desesperar! Estamos aqui para te dar algumas dicas e planos estratégicos simples para te ajudar com sua loja de roupas. Inclusive, foi pensando nisso que nós produzimos este conteúdo sobre este assunto.

Acompanhe!

“Tenho pouco espaço para minha loja. E agora? Por onde começar?”

Uma das jornadas mais desafiadoras para qualquer varejista é começar uma loja física, porque é um espaço que você vai receber seus clientes e ainda vai ter como parte visual da sua marca. Por esses motivos, muitas pessoas não sabem nem por onde começar e acabam adiando o sonho de ter uma loja física de roupas por medo de frustrações ou de sofrer inibição perante a concorrência. 

O fato do mercado da moda ser muito explorado também implica em algumas inseguranças, já que os iniciantes não se sentem capazes de oferecer algo melhor do que as grandes marcas – especialmente em relação à estrutura/tamanho das lojas físicas.

É para vencer esses medos que você deve aceitar os processos de passar pelo pequeno e buscar formas de se diferenciar mesmo apostando em um mercado tão populado. É preciso investir em coragem, planejamento e organização. 

Todo mundo começa de algum lugar e isso não é vergonha para ninguém. Pelo contrário! É muito melhor ter uma loja de roupa pequena e bem projetada do que se afundar em dívidas, antes de começar o negócio, só para causar uma boa impressão alugando um espaço grande.

Confira agora algumas dicas que nós separamos para mudar sua vida de uma vez por todas e finalmente ter chances de colocar em prática todos os seus sonhos empreendendo em uma loja de roupa.

Dicas de como organizar uma loja pequena

Antes de analisar essas dicas, vale dizer que somente tendo coerência e recursos para investir nas estratégias citadas será possível aplicá-las em seu dia a dia.

Então, mãos à obra! Que tal começar a criar pelo seu negócio? Anote tudo e envie este conteúdo para todos que te auxiliam e apoiam nessa missão.

  1. Faça uma análise de custos e de precificação

Se você chegou ao ponto de abrir loja de roupas física, com certeza já definiu seu público e seu produto. Ou seja, você já sabe o que vai oferecer e para quem vai oferecer. Isso já resume a primeira etapa para montar sua loja de roupas.

Depois disso vem uma das mais relevantes partes para quem quer organizar uma loja pequena, que é a hora de analisar custos e precificar seus produtos. 

O primeiro ponto a ser levantado é: quanto custa para operar o seu negócio?

Você precisa considerar tudo que gasta, desde os custos fixos até as variáveis mais recorrentes do segmento de vestuário (como, por exemplo, a gestão de estoque).  

Quando tiver tais respostas, vai identificar o quanto precisa receber e vai utilizar essa base para conseguir precificar as peças de roupa que serão vendidas em sua loja.

Nesse momento não se esqueça de comparar a qualidade dos produtos oferecidos por seus concorrentes e os preços de mercado. Defina estratégias que estimulem mais interesse do seu público para arrasar em suas vendas. 

ATENÇÃO: encontre o equilíbrio perfeito para lançar ofertas atrativas sem sair no prejuízo. O intuito é ter meios de sustentar a sua loja em médio e/ou longo prazo. Mesmo que sua loja seja pequena, não precisa ser desmerecida. Tamanho não é indicativo de qualidade!

  1. Tenha um bom planejamento de estoque

O planejamento de estoque é primordial para qualquer loja, especialmente as que vendem roupas. 

Sabendo disso, você deve se dedicar em saber escolher as peças que correspondem com a preferência de seus clientes e também adquirir a quantidade suficiente para atender toda a demanda sem ter que perder dinheiro (o que pode acontecer quando você compra mais unidades do que consegue vender ou quando o produto não agrada seu público).

Para conseguir gerar mais vendas, você precisa ter o feeling de mercado e ter uma organização invejável para não abusar do espaço disponível para armazenamento.

Gerir estoques é uma responsabilidade muito grande, porque isso vai acabar impactando toda a experiência oferecida pela sua loja.

  1. Defina canais de divulgação e de relacionamento com seu público

Se você conseguir criar uma relação próxima e estiver em contato constante com seu público, acredite, o tamanho da sua loja não vai mudar em nada para alcançar suas metas. 

É possível fazer isso com cartinhas escritas à mão em cada compra, cartão fidelidade, posts nas redes sociais, campanhas de e-mail marketing ou SMS. 

São inúmeras formas de se comunicar e desenvolver um relacionamento a longo prazo em busca de conquistar o coração de seu consumidor. 

Antes de sair fazendo qualquer ação sem nenhuma estratégia, você precisa saber como explorar cada uma dessas alternativas! Encontre o meio mais utilizado pelas pessoas que frequentam ou procuram sua loja e pense em contatos táticos para não parecer algo forçado.

  1. Fotos e vídeos de qualidade podem ser usadas em seu favor

Já notou quantos truques são feitos em fotos e vídeos veiculados por aí? Pois é! Parece até que alguma mágica foi feita quando imaginamos que vamos encontrar um espaço grande visitando algumas lojas e, ao chegar no local, nos deparamos com uma realidade bem diferente do que as fotos e vídeos supostamente demonstravam. 

Suas fotos e vídeos são responsáveis por como um potencial cliente vê a sua loja antes de visitá-la pela primeira vez

Vale lembrar que a qualidade das fotos e vídeos em redes sociais ou portfólios também servem para aumentar a confiança de quem ainda não visitou a sua loja, porém, se interessam pelo que veem e já demonstram interesse.

Notavelmente está tudo interligado. Primeiro você atrai o cliente, depois conquista sua confiança com a constância de bons materiais que contenham detalhes verdadeiros sobre cada peça de roupa divulgada.

  1. Crie seu próprio site

Se você ainda não tem muito espaço para receber seus clientes e quer fortalecer a relevância da sua marca, então, uma das melhores opções é desenvolver um site (loja de roupas virtual). 

Essa é uma das maneiras mais recomendadas para profissionalizar sua loja e não perder oportunidades de alcançar mais pessoas que tenham disposição para comprar roupas com você. 

Assim como há uma grande preocupação com o espaço físico, lembre-se que seu site e-commerce precisa ser bonito, seguro e bem desenvolvido para construir uma boa reputação.

  1. Tenha o bom atendimento como prioridade!

Você pode criar diversos diferenciais competitivos e ter a loja pequena mais linda do mundo. Nava vai permitir que você entregue um serviço tão bom aos olhos do  consumidor se a sua loja não tiver um bom atendimento – seja direto na loja presencialmente ou nos canais digitais. 

Investir em qualidade de atendimento não é uma estratégia que deve ser vista como algo diferencial no mercado, mas sim como uma prioridade básica de seu negócio (independente do porte alcançado ou do tempo de atuação).

É preciso buscar meios de oferecer uma experiência personalizada e completa, que começa com o atendimento. 

O que vier depois disso é consequência. O resultado dessa jornada pode ser uma jornada de compra positiva em todos os aspectos ou desastrosa. Atente-se muito em oferecer tudo que for necessário para se encaixar na primeira opção, já que a segunda pode colocar tudo a perder (independente da qualidade de seu produto ou nível de exclusividade. Nem preços baixos conseguem abater perdas provocadas por falta de atendimento adequado).

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?Nós da Miggos temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.