Como empreendedor, você provavelmente já sabe – ou ao menos já ouviu falar – que a projeção de vendas é muito importante para ter sucesso com sua loja de roupas.
Também conhecida como planejamento de receitas, essa métrica serve como uma previsão de quanto a empresa pretende vender para chegar até onde se deseja faturar e o período determinado para isso.
Por razões evidentes, é um indicador indispensável para qualquer planejamento da loja como uma empresa, porque é justamente medindo o quanto se pretende receber que é possível medir quais serão as novas metas de venda para chegar a esse objetivo.
Mesmo sendo importante para o planejamento estratégico das lojas de roupas, é bem comum que algumas das pessoas que investem no negócio acabem dando mais atenção ao monitoramento de custos e das despesas, o que deixa os indicadores para projeção de meta de vendas em segundo plano.
Se você preza por seu negócio e quer prosperar no varejo de moda, você não deve cometer esse erro! É justamente a previsão de vendas que vai te oferecer maior controle no plano de vendas e, dessa forma, sua loja começa a ganhar o que precisa para continuar vendendo roupas com saúde financeira.
Pensando sobre o assunto, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é projeção de vendas para uma loja de roupas, por que é uma prática importante para sua empresa, como utilizá-las para definir metas de vendas e como acompanhar os seus resultados.
Projeção de vendas: o que é?
Como já mencionamos, a projeção de vendas serve para considerar o volume de receita que sua loja pretende receber em um período específico (que pode ser dentro de um mês, um trimestre, um semestre ou um ano, por exemplo).
Para fazer esse cálculo você vai precisar de algumas informações – como o histórico das vendas anteriores, a sazonalidade, a capacidade de estoque da sua loja, o comportamento do seu consumidor e as expectativas econômicas do mercado de vestuários.
Como a projeção de vendas implica diretamente nas decisões estratégicas do seu negócio, a projeção de vendas deve ser uma prioridade no planejamento da sua loja para garantir a sustentabilidade do negócio.
Sendo assim, se ainda estiver planejando abrir uma loja de roupas, essa métrica deve estar entre seus primeiros passos.
O que uma projeção de vendas deve conter?
As projeções de vendas mais simples geralmente contém o valor de receita previsto, o volume previsto de peças vendidas e o prazo em que essas metas devem ser atingidas – o que vai depender do método escolhido para sua projeção.
A sua projeção de vendas pode ser feita de inúmeras formas para que seja possível oferecer uma visão precisa para adequar o nível dos esforços de cada área, bem como definir os produtos e preços ou estratégia da abordagem de vendas que irão gerar seu faturamento.
Você pode incluir também uma projeção de vendas por vendedor, além do histórico de vendas de cada categoria de produtos ou até dos produtos especificamente para analisar as peças de roupa mais ou menos vendidas e, com isso, prever a necessidade de compra do gerenciamento de estoque.
Pode-se identificar que a projeção de vendas deve ter uma referência base (seja a média de vendas do período anterior, indicadores de crescimento ou queda de vendas e o valor previsto.
Para facilitar suas decisões no planejamento de metas, é possível criar projeções considerando cenários diferentes de mercado, criando margens (mínimas e máximas) que justifiquem sua tomada de decisão em relação ao plano.
É relevante descrever ou mencionar, como for possível, qual a origem desses indicadores de crescimento ou quais ações pretende tomar para conseguir atingir os valores que foram projetados.
Para exemplificar, vamos supor que em Dezembro você projeta um valor com uma média superior dos outros meses, em razão do Natal. Qual loja não faz promoções ou campanhas específicas para essa data? Certamente isso irá resultar em um aumento nas vendas, que é um comportamento pontual e vinculado ao período da época.
É preciso identificar esse dado para que não exista uma interpretação deturpada dos números obtidos no período.
Métodos para projetar vendas:
- Projeção de vendas com base em resultados;
- Projeção de vendas com base no mercado;
- Projeção de vendas com base em suas ações;
- Entre outros.
Por que a projeção de vendas é importante para definir metas?
Como faz parte do planejamento, a projeção de vendas pode dar base para as decisões estratégicas de diferentes áreas ou responsabilidades da loja – desde o número de itens adquiridos para seu estoque até às contratações de seus funcionários, ou, até investir na infraestrutura da sua loja física.
Isso vai te ajudar a definir o que pretende para o futuro da sua marca e, por consequência, será mais fácil prever falhas, prevenir crises e também definir metas de vendas.
Inclusive, projetando as expectativas de suas vendas, você vai conseguir controlar custos, investimentos, equipe e o estoque justamente para evitar prejuízos.
Entenda como você pode fazer uma projeção de vendas!
Um pouco acima você pode ver alguns métodos utilizados para realizar a projeção de vendas! Agora chegou a hora de saber como fazer sua projeção de vendas.
Antes de qualquer coisa, lembre-se de considerar o seu histórico de vendas e as tendências de mercado, já que essas informações vão ser relevantes para qualquer metodologia escolhida para fazer a projeção e serão levadas em conta constantemente.
Comece analisando o seu histórico de vendas
Para chegar a um histórico de vendas cruzando o volume de vendas em determinado período com outras informações (como ações de marketing, reforço no time de vendas ou qualquer situação de impacto ou algo que marque uma exceção no mercado).
Analise todos os dados para entender as razões de cada um deles e veja se existem tendências como aumento de vendas em períodos que merecem ser observados.
Se você estiver começando seu negócio agora, vale a pena analisar dados de outras lojas que atuam no mesmo mercado (ou seja, que atendem o mesmo público).
Se for para um negócio que já está ativo no mercado, analise os dados do seu próprio histórico, desde que registre suas atividades e resultados financeiros obtidos.
Estude o seu mercado
Conhecer a sazonalidade do mercado pode te ajudar em sua projeção de vendas, porque suas tendências e o comportamento do consumidor são fatores muito importantes para obter uma projeção bastante assertiva.
Para planejar um volume de vendas você vai precisar:
- Acompanhar pesquisas, números e notícias que estejam relacionadas com seu setor de atuação;
- Verificar o comportamento e expectativas dos seus concorrentes;
- Ouvir seus clientes.
Em seguida, projete diferentes cenários (pessimistas, realistas e otimistas) para ter uma faixa segura da sua projeção de vendas – considere fatores já contando com situações problemáticas para antecipar decisões e não correr riscos de imprevistos com grandes sustos.
Entenda qual o impacto de cada produto do seu estoque
Vale detalhar também a divisão de categorias dos produtos que compõem seu estoque para sua projeção para entender quais das peças oferecem os melhores resultados.
Assim você vai conseguir se orientar em relação a precificação e investimentos ou estratégias para vendas – desde divulgação até a reposição do estoque.
Essas decisões são importantes para dar conta da demanda com as peças de roupa que tem melhor desempenho e permitir que sua previsão de vendas não sofra contratempos.
A importância dessa etapa do processo é entender o que precisa mais da sua energia para conquistar as metas de venda esperadas.
Não se esqueça de acompanhar os resultados!
Mantendo um acompanhamento e controle dos resultados financeiros você poderá tomar decisões antecipadas quando for necessário agir de forma preventiva para resolver um potencial problema.
Com isso queremos dizer que, para acompanhar os resultados da forma correta, você vai precisar manter as estratégias em dia e só irá perceber que estão dando certo à medida que seu negócio se mantém sustentável.
Atenção: como a projeção de vendas é feita a partir de expectativas e tendências do mercado, vale considerar que algum impacto na economia, imprevistos (como greves e pandemias) ou até novos concorrentes podem causar mudanças nesses dados.
Como definir metas de estoque a partir das metas de venda?
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre a importância de definir suas metas de venda com a projeção para tomar conta do estoque de forma mais eficaz – de forma que, como especialista no varejo de moda, saiba o que deve fazer.
Antes de comprar roupas para estoque, suas metas devem ser bem estabelecidas.
Para ter metas realistas você vai precisar reunir dados de vendas, os demonstrativos de gastos e o quanto pode economizar em um determinado período.
Se possível, o uso de uma planilha de organização pode ajudar consideravelmente. Nesse documento você vai precisar descrever cada item, apresentar seu custo, quais foram os fornecedores das peças e o estoque geral.
A reposição de estoque pode ser vista como uma engrenagem indispensável para a loja, de forma que as vendas ocorram sem interferências e as metas sejam atingidas.
Sem controle sobre as compras das suas peças, pode ter problemas com a satisfação do cliente, o que vai interferir na definição das estratégias inerentes a sua competitividade no mercado.
Vale lembrar que vai precisar manter a saúde financeira da marca! De nada adianta ter verba para comprar roupas para vender se não conseguir otimizar o processo de compra com objetivos claros e alinhados às estratégias da loja.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.