Como escolher o ponto ideal para uma loja física de roupa?

ponto ideal para loja física

Escolher o ponto para uma loja física é um passo extremamente importante para varejistas, especialmente para os que investem no segmento de vestuário, que é um dos que mais crescem no Brasil.

Existem fatores determinantes para identificar quando o ponto escolhido vai de fato contribuir para o sucesso das vendas, que devem ser considerados e analisados com atenção desde a definição da identidade visual da sua marca (se houver interesse em investir nessa estratégia ao invés de trabalhar somente o mercado virtual).

Consideramos como um fator relevante porque a seleção do ponto comercial é algo que interfere não só nas projeções de venda a curto prazo, como também nas metas e objetivos de qualquer negócio.

Sendo assim, vamos nos aprofundar neste assunto destrinchando maneiras interessantes de como escolher o local ideal e quando é o melhor momento para investir neste sonho.

Quando é o momento certo para abrir uma loja física?

Ainda que pareça uma ideia supersticiosa, aguardar ou reconhecer o momento certo para dar o próximo passo é tudo na vida de um bom empreendedor – especialmente quando falamos em um investimento tão alto quanto escolher o local para seu comércio. 

Dizemos isso porque essa ocasião pode ser o principal motivo do seu triunfo, como também pode ocasionar seu fracasso. 

Sendo assim, nossa dica de ouro é: faça um plano de negócios e tenha recursos prontos que viabilizem sua tomada de decisão quando quiser ir para outro patamar. 

Para montar este plano, tenha em mente que a primeira fase deste processo não é responsável por seu lucro – ou seja, esteja preparado para somente investir. 

Dessa forma, você deve organizar suas finanças tendo em vista quais serão seus custos fixos e variáveis de forma que pelo menos durante o primeiro ano de negócio a loja não seja o canal de retorno para cobrir gastos corporativos e muito menos as despesas pessoais.

Inclua seus familiares em seus planos profissionais

Também é importante você conversar com a sua família e motivá-los a acreditarem na mesma visão, já que serão as pessoas mais afetadas por sua decisão. Envolva-os e divida suas ideias. Certamente será mais fácil tendo compreensão daqueles que fazem parte do seu convívio.

Dê voz ao seu cliente

Para vender produtos ou serviços nós precisamos de pessoas interessadas. Se você tem o desejo de dedicar sua vida e economias para solucionar problemas de clientes com o que oferece, basta saber ouvir a opinião e reconhecer as preferências do seu público para entender o que seria interessante para esse grupo em seu novo estabelecimento.

Considere quando NÃO é o momento certo para abrir uma loja

Caso as dicas para identificar quando abrir loja física não estejam te ajudando, pensamos em outras que te ajudam a identificar o contrário: quando NÃO tomar essa decisão. 

Apesar de ser uma característica muito comum entre empreendedores varejistas, a ansiedade não ajuda. Por esse motivo, não leve em consideração sua empolgação para inaugurar um ponto comercial. 

Nossos sentimentos são muito enganosos e não nos ajudam a chegar muito longe quando se trata de algo tão grandioso. 

Pense mais de duas vezes antes de seguir em frente com um comércio quando seus compromissos te impedem de se dedicar totalmente à sua empresa. Então, se estiver planejando um casamento, cursando faculdade ou esperando um bebê, aguarde para começar a colocar seu plano de carreira em ação.

Outro momento delicado para começar um negócio é o posterior a uma situação ruim (seja em âmbito profissional ou pessoal). Só será possível seguir uma direção empresarial quando nenhum outro meio sirva como desculpa para lidar com as fases do processo.

Recapitulando, a hora certa de abrir sua loja é:

  • Quando você elabora um plano de negócios e estima um tempo para que sua empresa torne-se lucrativa;
  • Quando você garante recursos financeiros para se manter e manter seu empreendimento até passar a ter lucros;
  • Quando você tem apoio dos principais envolvidos neste processo e conta com profissionais especialistas nas áreas que compõem o decorrer do mesmo;
  • Quando seu momento pessoal não vai atrapalhar as ações do plano comercial. 

Como escolher o melhor ponto comercial?

Chegou o momento mais esperado! Entenda o que você deve ter em mente quando for selecionar o local ideal para sua loja.

Depois de verificar onde está seu público, as questões mais importantes para identificá-lo são: acessibilidade, concorrência e condições de estacionamento. 

Para manter essa linha de raciocínio, foque no perfil de consumidor que você precisa atingir. Depois busque regiões que concentram pessoas deste perfil e voilá, você já está chegando perto do seu objetivo.

Em seguida, é preciso filtrar informações para não errar na escolha, o que te leva a considerar a visibilidade do imóvel e a acessibilidade disponível no local. Estamos falando sobre analisar obstáculos que prejudicam a visão da sua fachada ou que seus consumidores cheguem até você.

Se quiser acertar em cheio, esteja no local que faz parte do caminho de ida ou volta do seu público no dia a dia, que seja parte da rotina dessas pessoas. 

Também é indispensável que a região seja segura e tenha compatibilidade negocial com seu empreendimento. 

Fuja de ruas com muita concorrência (especialmente as que têm concorrência desleal), mas não seja um peixe fora d’água.

Para resumir, a frase de Luigi Salvaneschi se encaixa muito bem: “você precisa estar localizado onde o vento corre.”