Que os nossos costumes de compra e mercado mudaram de uma vez por todas depois da pandemia, não é segredo pra ninguém. Porém, ainda existem muitas pessoas perdidas em relação aos novos conceitos e termos – como, por exemplo, denominar um modelo de atendimento loja de roupas como loja híbrida.
Esse formato vem ganhando cada vez mais adeptos e, por toda a aderência, conquistou seu espaço no mercado.
Você já ouviu alguém falar sobre isso? Precisa de mais informações sobre o assunto? Continue acompanhando e confira em detalhes o que vamos te contar sobre essa grande tendência no varejo de moda!
O que é uma loja de roupas híbrida?
Como é de se esperar, chamamos de híbrido o conceito de aliar o físico ao online. Isso não é exatamente uma novidade, certo?
Tal conceito surge em um cenário em que muitos lojistas tiveram que buscar maneiras de se reinventar, levando em consideração todos os comportamentos de compras de seus consumidores.
Diante desse contexto, adaptar sua loja física devido a inesperada realidade, foi uma solução prática e bem aceita. Porém, o conceito de loja híbrida e sua aplicação na rotina dos varejistas de moda não se resume somente ao que foi explicado acima.
Essa ideia vai muito além de oferecer duas modalidades de vendas, uma pelo meio físico e outra pela loja de roupas virtual.
No caso, é interessante viabilizar compras online com retirada ou troca e devolução na loja física, além de permitir que os clientes possam experimentar os produtos em seu ponto comercial e optar por recebê-los em casa.
Também existem possibilidades da loja se propor a disponibilizar mais do que os produtos, mas oferecer diferenciais que devem agregar mais valor a sua marca.
Por exemplo, na última possibilidade, pode-se cogitar de viabilizar um espaço de café na sua loja de roupas ou com serviços de beleza e estética. Tudo isso e o que mais sua criatividade permitir se aplica ao conceito de loja híbrida, que é tão difundido hoje em dia.
O varejo híbrido no mercado da moda é uma realidade que vai crescer muito nos próximos anos e, na verdade, já era naturalmente uma tendência que só foi acelerada pela pandemia.
O processo de sua adesão vem sendo considerado por muitos lojistas e pessoas que se interessam em abrir um novo negócio.
Se for o seu caso, não se esqueça do que ressaltamos: para abrir uma loja de roupas híbrida, você tem que ir além da junção de vendas online e vendas no espaço físico. Existem várias maneiras diferentes de transformar sua loja em um espaço híbrido.
Conciliar uma loja de roupas infantis com espaço para usar brinquedos + área de lazer com os pais cabem no mesmo ambiente? Cabem sim! E Uma loja de roupas masculinas e femininas com um pub? Com certeza também é uma ideia válida.
Agora que você já sabe o contexto, vamos falar sobre as vantagens de apostar nesse universo.
Vantagens de ter uma loja de roupas híbrida
Para de fato compartilhar o espaço da sua loja com outras marcas/atividades relacionadas ou complementares ao seu produto, você tem que se dedicar em superar expectativas na experiência de compra. Afinal, é uma forma de conseguir atrair novas compras e gerar um intercâmbio de clientes, além de conseguir reduzir custos na hora de realizar ações voltadas para as estratégias de comunicação.
Vale a pena considerar essas vantagens porque o consumidor está sempre em busca novas experiências. A loja híbrida consegue atender essa procura, porque oferece algo novo – que é a liberdade de poder transitar entre um mostruário físico e pedidos online.
Outro ponto que devemos mencionar é a característica de conseguir agregar funcionalidade aos espaços, proporcionando experiências diferentes e completas (como um café, petiscos ou comida enquanto conhecem os produtos e até opções de beleza ou lazer).
Tudo isso pode servir como um grande atrativo para quem vai comprar roupas e também para quem vai está busca do serviço complementar e aproveita para conhecer os produtos expostos em sua loja.
O fato de gerar essas diferentes experiências ao consumidor, acaba fazendo com que todos permaneçam por mais tempo no local, aproveitando para fazer o seu happy hour ou otimizar o seu tempo livre.
Por consequência, você como varejista de moda pode aumentar o faturamento e inovar no relacionamento.
Dicas importantes para aderir o conceito de loja híbrida
Existem algumas dicas importantes que você deve pensar e considerar antes de aderir esse conceito de loja híbrida (especialmente se já tem uma loja de roupas):
- É preciso saber lidar com o sentimento de exclusividade e encontrar alternativas para oferecer isso: é possível que o seu cliente opte por escolher algumas características quando fizer pedidos (como tipo de tecido, cor, tamanho etc). Atender isso vai agregar valor à compra e à experiência do consumidor, porque será um diferencial. Mas para conseguir oferecer isso, você deve se planejar bem e calcular todos os custos de buscar peças de roupa como se fossem personalizadas;
- Pagamentos “invisíveis”: é esse o termo para a compras que não exigem a interação com vendedores, sendo uma forma de permitir que o cliente escolha o item de sua preferência e efetue o pagamento por meio de um aplicativo ou plataforma digital. Isso vai fortalecer a marca e garantir a lembrança da facilidade de compra no seu ponto de venda. Será uma experiência única;
- Canais interligados: como foi mencionado logo no início do conteúdo, integrar vendas das lojas físicas com os canais online, oferecendo as mesmas peças de roupas para ampliar a capacidade de venda. Assim o cliente consegue escolher onde quer efetuar a compra de acordo com sua necessidade e rotina.
Uma coisa é certa: as lojas híbridas vieram para ficar. Este é um novo cenário dentro dos estabelecimentos de moda que deve ir se aperfeiçoando ao longo do tempo.
Dedique-se em se aprofundar ainda mais nesse assunto e aproveitar a oportunidade de interligar tecnologia, pessoas e eficiência para conseguir garantir boas vendas.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.