Você já viu algum catálogo de roupas digital? Provavelmente, já deve ter acessado milhões de vezes ao acessar algum site.
Quer ver? Quando se interessou em comprar algo e chegou a uma página exclusiva de produtos, teve acesso a um catálogo digital (que também é conhecido como catálogo online ou catálogo virtual).
Estamos falando sobre esse assunto porque essa ferramenta está se tornado cada vez mais importante para e-commerces e para lojas físicas do varejo de moda que optam por apresentar produtos digitalmente.
Aqui você vai aprender não só como funciona este método, mas também o que fazer para criar o seu ambiente virtual. Acompanhe!
Entenda o que é catálogo digital
Para nos aprofundarmos mais no assunto, primeiro é interessante destrinchar em mais detalhes o que é um catálogo digital de roupas.
Você pode usar esse termo quando for se referir a uma versão de catálogo tradicional desenvolvida para a web.
Graças ao seu formato, o catálogo digital é um recurso importante para lojas de roupas virtuais.
Ou seja, é o mesmo do que pegar um catálogo feito para uma loja física e disponibilizar as mesmas informações em arquivos para desktop e dispositivos móveis, de forma que seja possível exibir peças de roupas de forma prática e mais acessível.
A principal diferença entre o catálogo digital e os catálogos impressos está no seguinte ponto: tendo uma versão virtual, além de facilitar a visualização dos produtos, sua loja disponibiliza o material para clientes que precisam acessá-lo de qualquer lugar ou em algum momento fora do horário comercial. Basta que tenha um meio de conexão à internet.
Essa ferramenta é útil para apresentar suas peças com informações relevantes para uma decisão de compra – como: tamanho, cores disponíveis, preço etc.
Vale usar dessa estratégia para ilustrar todos os itens disponíveis na loja, como também para divulgar um único novo item, o lançamento de coleções, um endereço físico quando for abrir unidade da loja e outras informações.
Como criar um catálogo digital para lojas de roupa?
Para criar um catálogo digital, você vai ter bastante trabalho e dedicação, uma vez que esse recurso demanda bastante atenção.
Como nós estamos sempre aqui para ajudar, confira hoje as dicas da Miggos para quem vai começar o seu projeto de catálogo online.
Registre fotos de seus produtos com equipamentos de qualidade
Diferente do que muitos pensam, um empreendedor não precisa ter uma máquina fotográfica profissional para criar um catálogo interessante (o que se aplica tanto para o material virtual quanto impresso).
Porém, você vai precisar de equipamentos que registrem fotos com qualidade para garantir que os clientes tenham a melhor visualização possível das peças que deseja apresentar no catálogo.
Preze pelas fotos de boa qualidade e alta resolução, de modo que sejam principalmente fiéis às dimensões e cores do item.
Como estamos falando de roupas, aposte em fotos de ângulos diferentes. Assim, os consumidores vão conseguir ter uma visão mais ampla dos produtos expostos no material.
Use um layout responsivo
Apesar de ser um detalhe mais técnico, o layout é algo fundamental para garantir uma navegação positiva pelo seu catálogo (tanto via desktop, quanto em dispositivos móveis).
Quando falamos em layout funcionando para diferentes formatos, estamos lembrando que você precisa garantir que o mesmo seja responsivo (automaticamente adaptado de acordo com o dispositivo usado para abrir o catálogo).
Por exemplo, se não for responsivo, ao visualizar um catálogo desenvolvido para desktop ou notebook com um celular, pode não aparecer.
Enfim, já deu para perceber que sem layout responsivo você coloca a qualidade das imagens, dos textos e demais elementos gráficos em risco, não é?
Sendo assim, dedique-se para entregar o mesmo padrão de experiência independente do formato.
Imagens quebradas ou “embaçadas”, componentes desalinhados, textos incompletos e links sem funcionar podem provocar certo desconforto e acender o alerta de insegurança nos visitantes.
Separe as categorias de produtos
Como o objetivo de ter um catálogo de roupas digital é, principalmente, mostrar seus produtos, vale a pena separá-los em diferentes categorias.
Essa dica também serve para facilitar a navegação dos clientes, já que vão assimilar a localização dos itens intuitivamente.
Quando é o caso de uma plataforma e-commerce, o ideal é criar menus para cada categoria de roupa (uma para calças, outra para jaquetas, outra para macacão e assim sucessivamente). Agora, quando é o caso de usar um catálogo em arquivo PDF ou página exclusiva para exibir os itens, você deve organizá-los em um tipo de sumário para deixar a visualização mais prática.
Não se esqueça da identidade da sua marca
Um catálogo digital deve ser bonito e atrativo, obviamente. Mas será ainda mais atraente se tiver elementos marcantes da identidade da sua loja (como cores, fontes, logotipo e elementos gráficos, por exemplo).
Use as ferramentas adequadas para isso
Lembra que começamos esse conteúdo falando que você teria trabalho para criar um catálogo. Pois é! Você vai. Por esse mesmo motivo que você vai precisar ter acesso à ferramentas desenvolvidas exatamente para essa finalidade.
Quem não tem apoio de um web design experiente, pode contar com a ajuda de versões mais práticas e didáticas, que são úteis para a criação de um catálogo profissional e com a cara da sua marca.
Quais são as vantagens de um catálogo online?
Depois de entender todo o conceito do catálogo digital e conferir como criar um, é importante saber quais são as vantagens de criar catálogo digital de roupas, né? Aqui estão algumas:
- Amplia a visibilidade das peças;
- Ajuda na divulgação da marca;
- Reduz gastos com impressão;
- Contribui significativamente com o meio ambiente.
Quem pode criar um catálogo digital para vender roupas?
O catálogo digital pode ser o melhor meio para apresentar seus produtos no ambiente virtual, mesmo que não sejam vendidos em lojas físicas ou nem estejam com você fisicamente.
É um mecanismo indispensável para quem prefere trabalhar sob encomenda, por exemplo. Dessa forma você não precisa ter um site e-commerce criado só para ter seu catálogo de roupas digital.
Também é uma alternativa para quem quer divulgar o seu trabalho atingindo mais pessoas de forma prática, ecológica e econômica.
Por fim, vale lembrar que para saber se você deve ou não criar um catálogo digital, você deve considerar se essa é a melhor opção para centralizar informações e investir no mundo virtual sem pensar em custo por número de cliques (e ainda ter chances mais altas de conversão).
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.