Qual a diferença entre lucro líquido e bruto para lojas de roupa?

lucro líquido em loja de roupas

Saber diferenciar lucro bruto de lucro líquido é muito importante para empreendedores do varejo de moda – especialmente para aqueles que já tem sua própria loja de roupas e almejam crescer. 

Você consegue reconhecer a importância desse cálculo dos indicadores de lucro para conquistar os objetivos traçados para o seu negócio?

Como todo investidor autônomo, uma das questões que mais devem te interessar é encontrar soluções que te ajudem a gerar mais lucro para o seu negócio, certo?  

Se for o seu caso, chegou ao lugar certo para encontrar a resposta e alcançar esse tipo de meta (seja sua loja grande, média ou ainda pequena). 

Isso tudo só será possível quando você sabe analisar a lucratividade da sua empresa, afinal, independentemente de todos os propósitos pessoais que possam envolver sua intenção e disposição de abrir uma loja de roupas é ter rentabilidade.

Consequentemente, será preciso estar completamente imerso e por dentro dos principais indicadores financeiros da sua loja (sendo o faturamento uma questão primordial para toda e qualquer atividade comercial). 

No entanto, o faturamento tem relação com a soma de todos os valores arrecadados pela marca, o que não leva em consideração quanto foi gasto para alcançar tal arrecadação.

Por sua vez, o lucro refere-se justamente à diferença positiva entre a quantia que foi gasta para cobrir custos e o que foi recebido pelas vendas. Ou seja, podemos dizer que é o lucro que define se o desempenho de um negócio está bom ou não.

Quer entender melhor essa questão? Precisa aprender como calcular o lucro líquido e bruto? Continue conferindo esse conteúdo! Nós podemos ajudar.

Entenda o que é preciso fazer para calcular o lucro líquido e bruto da sua loja de roupas!

Para nos aprofundarmos diretamente na questão que diferencia lucro bruto de lucro líquido, será necessário explicar como é feito este cálculo – além de esclarecer a diferença entre custos fixos e variáveis.

Acompanhe!

  • Custos variáveis: esses custos estão relacionados com os valores gastos por sua loja para oferecer os produtos aos clientes. Alguns impostos (como o ICMS, por exemplo) também são considerados custos variáveis;
  • Custos fixos: custos fixos que se referem aos gastos que a loja já teria de toda maneira para manter o ponto físico (aluguel, conta de luz, conta de água, linha telefônica, internet, pagamento de funcionários e impostos como o IPTU).

Agora, finalmente, chegamos ao momento tão esperado, ao ponto que te trouxe até este conteúdo e te manteve até aqui neste momento.

O que é lucro bruto?

Basicamente, o lucro bruto da sua loja é o valor de rendimento que permanece “na conta” mesmo depois de serem deduzidos todos os custos variáveis Pode-se interpretar como lucro bruto a diferença positiva entre a receita total (preço da peça de roupa x quantidade de vendas) e o custo tido para conseguir oferecer essas peças como seus produtos.

Por levar em consideração os gastos da loja com a aquisição dos produtos e manutenção do estoque, também é possível encontrar alusões ao termo lucro bruto como “lucro de vendas” ou até “lucro operacional bruto”.

Portanto, seu cálculo é feito da seguinte maneira: receita total – custos variáveis = lucro bruto.

O que é lucro líquido?

O lucro líquido é um pouco mais fácil de visualizar, porque trata-se da consideração dos custos variáveis e também dos custos fixos.

Somando os custos fixos e os custos variáveis, você vai chegar ao que chamamos de custo total, o que vai indicar a soma de todas as saídas da empresa. É esse valor que importa na hora de calcular o lucro líquido!

Ou seja, o lucro líquido é nada mais do que o rendimento que permanece ali depois de subtrair todos os custos da loja.

A diferença entre receita total e lucro bruto total é o resultado desse cálculo e  precisa ser positivo, porque quando for negativo não será considerado um “lucro”, mas, sim, como um prejuízo.

Seu cálculo é feito da seguinte maneira: receita total – custo total = lucro líquido 

Faça as contas e tome o controle para aumentar o lucro da sua loja!

O lucro bruto e o lucro líquido, por exemplo, permitem derivar o valor das margens de lucro, que vão indicar o estado de sua loja e sua eficiência operacional. Além disso, as calculadoras são essenciais na hora de definir estratégias para aumentar a rentabilidade do seu negócio.

O cálculo de diferentes indicadores é necessário e indispensável para conseguir identificar quais são os pontos fracos que precisam e podem ser melhorados. Dessa forma, tudo que está fazendo a loja perder dinheiro, será solucionado.

Por exemplo, reduzir custos só é um método possível e eficaz se realmente for implicar no aumento dos lucros. 

Para ter uma compreensão das contas, entender as finanças e o desempenho da loja é fundamental saber como usar esses indicadores citados a seu favor.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.