Saiba o que é macrotendência e qual a importância disso para sua loja de roupas

loja de roupas

Se você pretende investir no varejo de moda ou já começou, mas precisa de algumas dicas para ter mais sucesso, você não pode deixar de saber sobre as macrotendências.

Entender esse conceito é essencial para criar coleções que conversem com seu público-alvo e realmente revertam em vendas.

Saiba mais conferindo este conteúdo até o final!

Por que vale a pena entender o que é macrotendência?

Ao planejar sua gestão de estoque, você já parou para se perguntar o que seu público espera do lançamento de uma nova coleção de roupas da sua marca? 

As coleções devem ser pensadas e definidas muito antes da comercialização das peças de roupas.

Para acertar tudo nos modelos e nas respectivas expectativas dos clientes, você vai precisar ficar de olho na macrotendência.

Dizemos isso porque as macrotendências transmitem inclinações sociais em todos os aspectos – o que vai desde a decoração da sua loja até a parte econômica. Por isso, esse fator tem grande influência na cadeia de produção e consumo do segmento.

Para manter-se sempre atualizado nas criações de suas peças, vale a pena seguir algumas dicas e inspirações das macros.

Para te ajudar nessa questão, temos algumas informações que podem te ajudar a reconhecer as macrotendências e compreender sua importância. Além disso, também vamos explicar como podem ser aplicadas na criação da sua próxima coleção. Confira!

Mas, afinal, o é a macrotendência?

Macrotendência é o que dá origem às tendências que são definidas com base em pesquisas e análises, que servem como referências e até como aspectos culturais, sociais e econômicos.

Para você entender melhor, é preciso dizer que antes de se definir o que vai fazer sucesso na próxima estação, ou a peça que todo mundo vai querer, existe um longo caminho.

Vários especialistas que se dedicam em estudar as referências globais responsáveis pelos impactos de comportamento, definem as macrotendências como resultado dessa análise de grandes movimentos socioculturais.

A maior diferença das outras tendências, é que estas permanecem em vigor por um período de influência mais longo – o que costuma “durar” cerca de 10 anos ou mais tempo. 

Por representarem o reflexo de comportamentos e movimentos de mudanças sociais, elas impactam em toda a cadeia de consumo da moda.

Como surgem?

De acordo com análises, identificamos que muitos aspectos acabam tendo influência na vida social das pessoas, o que inclui hábitos de consumo em relação à moda.

Por meio desses estudos, também é possível identificar que existem certos padrões.

Com base em um contexto histórico, socioeconômico e cultural, consegue-se prever quais serão as decisões que as pessoas estarão mais inclinadas a tomar em um período futuro. 

Uma vez que isso afeta diretamente os hábitos de consumo das pessoas, as macrotendências também são conhecidas como tendência de fundo.

Normalmente, esse tipo de análise é feita com certa antecedência, tendo uma média de dois a três anos. No entanto, as macrotendências chegam a perdurar por uma década ou mais.  Desse modo, é bem possível usar as macrotendências como inspiração e direcionamento para criar e lançar produtos no momento em que as pessoas vão realmente buscar por isso. 

Por que as previsões de macrotendências são importantes para a moda?

As previsões de macrotendências são tidas com avaliações de comportamentos e hábitos de consumo, entre outras coisas. Portanto, conseguem transmitir de forma assertiva as inclinações da sociedade em relação à moda.

Neste processo de produção de tendências, reconhecer as macrotendências é algo essencial. Afinal, elas impactam diretamente na venda de novos produtos e dão norte para todas as lojas da cadeia na indústria têxtil (não só as que vendem para clientes finais, mas para fornecedores de roupas também).

As macrotendências podem ser consideradas pilares no desenvolvimento de todo o segmento. 

No momento atual, as principais macrotendências são: sustentabilidade, tecnologia, autoaceitação e o genderless (unissex). 

Como saber o que é uma macrotendência e diferenciá-la de tendências comuns?

A macrotendência sempre representa tendências maiores. Ou seja, influenciam de forma mais abrangente a sociedade num todo,  incluindo a cadeia de produção.

Neste sentido, as tendências representam a forma como as macrotendências chegam ao consumidor, sendo exercida na sociedade no dia a dia. 

Ou seja, a tendência é a forma que a macrotendência tem para disponibilizar novidades ao consumidor, inclusive de forma mais comercial. Além disso, tem menor duração, sobrevivendo a aproximadamente agora um ciclo que dura em média três anos.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.