Para expandir sua marca de roupas, você precisa saber como é o mercado. Dessa forma, você pode ter certeza de que seus produtos não são muito parecidos com outras marcas e terá mais chances de ser bem-sucedido.
Também é interessante saber quantas peças de roupas você precisará para atender a demanda de seus clientes. Se ainda não sabe quanto é suficiente, faça parcerias com fornecedores de roupas que possam disponibilizar mais estoque para sua loja ou loja online de forma menos burocrática e rápida.
Além desses, existem mais detalhes sobre este assunto tão importante para quem quer crescer no varejo de moda! Confira todos aqui.
Leia também nosso conteúdo “Saiba quando chega o momento de abrir outra loja de roupas da sua marca”
Quais são os primeiros passos para expandir uma marca de roupas?
Uma vez que você começa a se consolidar no mercado com sua própria loja de roupas (que pode ser virtual ou física), chega o momento de dar os próximos passos e crescer ainda mais.
É nesse momento que você deve se concentrar na identidade da sua marca e analisar como ela se relaciona com a imagem das roupas que está disponibilizando.
Pense em estratégias que ajudem que alcancem mais pessoas e façam com que seus clientes escolham as suas roupas mesmo em meio a um mar de outros produtos (como costuma acontecer nesse mercado tão competitivo).
Mesmo assim, é importante lembrar que crescer no varejo de moda pode ser mais difícil se não houver pessoas suficientes defendendo sua marca e incentivando seu crescimento, portanto, certifique-se de construir relacionamentos – desde os colaboradores da loja, fornecedores, parceiros, até o cliente final.
Mantendo esse princípio em mente, vejamos o que você precisa trabalhar para conseguir expandir sua marca de roupas:
Acompanhe as principais tendências do mercado
Se você está lendo este artigo, é bem provável que você já tenha experiência no varejo de moda. Sendo assim, certamente tem uma noção de que o mercado está sempre mudando – seja para uma loja de roupas masculinas, femininas ou infantis.
Por isso, é extremamente importante acompanhar as últimas tendências e mudanças para não perder clientes.
Volte aos primeiros passos e reavalie seu público-alvo
Para abrir uma loja de roupas, você teve que identificar quem é seu cliente, quem faz parte do público-alvo e onde seria o melhor lugar para vender suas roupas.
Quando precisar expandir, você deve retomar esses processos, aprofundar-se em pesquisa e ter paciência para encontrar tudo que é preciso continuar fortalecendo sua marca e atingindo as pessoas certas.
Aproveite e analise também os seus produtos! Eles precisam ser adaptados? Sua marca continua atendendo só homens ou só mulheres? Qual tipo de tecido seus clientes demonstram preferência?
Depois de responder a essas perguntas, será muito mais fácil encontrar fornecedores de roupas que atendam às suas necessidades em termos de qualidade e preço para a nova fase da sua marca.
Sua experiência na indústria da moda é vital para continuar
Seu conhecimento sobre o setor e sobre as tendências de mercado podem ajudar a entender melhor as necessidades de seus clientes! É possível que esse tipo de característica tenha sido o motivo da sua loja crescer.
Além disso, é provável que você tenha mais capacidade de lidar com os novos produtos do seu estoque, sabendo o que fazer para evitar excesso de peças de roupas ou apostando em modelos que não agradam seus clientes.
Com toda sua experiência, sua marca de roupas tem tudo para ser cada vez mais lucrativa e eficiente no futuro.
Faça uma auditoria dos processos que conduzem sua gestão financeira
Não é nenhum segredo que a indústria da moda é lucrativa. Mas é também uma indústria com riscos e custos muito elevados. Se você está planejando fazer um império com sua própria marca de roupas, deve pensar grande para aprender a lidar com os frutos antes que eles cheguem e te façam perder o controle.
Portanto, recomendamos que conduza todas as áreas que fazem da sua loja uma empresa de forma compatível aos grandes nomes do mercado. Comece agir como suas referências agem – especialmente quando o assunto é gestão financeira.
O que estamos querendo dizer é que expandir sua marca de roupas é uma ótima coisa a fazer, mas pode ser algo difícil de gerenciar. Para garantir que você consiga alcançar essa meta com sucesso, há algumas coisas que você precisa aperfeiçoar antes que isso comece a acontecer.
Além de manter o controle financeiro em dia, você deve garantir que todas as novidades estão bem estruturadas e tudo está alinhado para apresentá-las ao público consumidor.
Outros fatores que você precisa considerar:
- Expandir te trará mais lucro, mas para conseguir esse feito, será necessário investir. Assegure-se de que terá o orçamento que permite essa ação;
- É sempre importante pesquisar sobre o mercado antes de iniciar sua nova aventura com a sua marca de roupas. Sendo assim, aplique-se em estudar mais os concorrentes que estão no patamar que deseja atingir, o estilo de roupas que precisa ter para atender mais pessoas e a faixa de preço das roupas em sua loja;
- Não abra mão da qualidade que já oferece. Se possível, comece a vender roupas ainda melhores!;
- Considere fazer parcerias e aproveite das vantagens disso;
- Avalie se o tempo de envio de itens de vestuário escolhidos entre os produtos dos seus fornecedores está adequado para acompanhar a demanda que está por vir. Se a resposta for não, considere escolher outros;
- Lembre-se que as tendências da moda não devem ser seu carro-chefe, caso contrário, seus clientes serão tão temporários quanto o interesse por essas peças;
- Não abra mão das estratégias de marketing. Elas são fundamentais para te ajudar nesse processo de expansão! Além de te ajudarem a vender mais, elas podem ser usadas para fortalecer sua marca.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.