Marketing de influência: vale a pena investir para sua loja de roupas?

marketing de influência

O marketing de influência para varejo de moda tem sido uma força poderosa e fundamental para construir relacionamentos com consumidores, além de criar um valor para marcas perante ao mercado quando é bem executado.

Isso já estava acontecendo aos poucos até 2019 e ficou ainda mais forte com a pandemia, quando o público consumidor só podia comprar roupas online.

Mesmo sem o isolamento social, essa estratégia tem suas vantagens – já que seus clientes ideais ficam a apenas um clique de distância da sua loja e podem acabar escolhendo uma concorrente se você não considerar esse investimento.

Mesmo que o interesse digital para o seu negócio seja somente para alcançar mais pessoas e não para vender online, é fundamental trabalhar com soluções online em 2022!

Quer saber mais sobre o assunto? Então fique por aqui e confira como o marketing de influência pode ser útil para aumentar as vendas da sua loja de roupas

Entenda o que é marketing de influência!

Para o consumidor, o marketing de influência é sinônimo de amor à primeira vista! É a ponte que leva o usuário até aquele vestido que alguma celebridade está usando ou até mesmo a bolsa que viram alguém usando em alguma ocasião. 

Já para o varejista, o marketing de influência é a ferramenta utilizada para nutrir a base de clientes e alcançar vários leads qualificados em poucos minutos.

Mas tudo isso é possível? Como essa estratégia funciona? Vamos explicar!

O marketing digital permite que conteúdos publicados em redes sociais, blogs e sites sejam consumidos diariamente. A partir disso, foi-se notando que as pessoas conhecidas (ou pessoas que geram identificação por parte de seus seguidores) conseguem  influenciar a tomada de decisões de compra daqueles que as acompanham.

Marketing de influência, então, é uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo que conseguem “influenciar” públicos engajados em seus canais sociais (blogs, redes sociais, canais no YouTube ou plataformas de áudio.

O objetivo dessa solução é criar uma ponte entre produtos (como suas peças de roupa) ou marca e o público-alvo, ou seja, incentivar que os consumidores comprem o que é divulgado.

Marketing de influência dá resultados no varejo de moda?

Provavelmente, até você já deve ter comprado algo porque alguém comprou e indicou, o que te fez comprar também. Com isso, entendemos que o famoso conceito da propaganda boca a boca é a maior prova de que o marketing de influência dá resultados em qualquer segmento! 

Se não bastasse a confiabilidade de quem indica, no marketing de influência também é possível segmentar ações de forma acessível, não sendo necessário fazer grandes investimentos para ter retorno, mas sim fazer uma boa análise de quem irá divulgar o as suas peças e o seu negócio. 

Ou seja, você vai precisar procurar qual influenciador melhor se encaixa para falar com o seu público e que cabe no seu orçamento dedicado para a estratégia.

Além disso, é válido ressaltar que essa estratégia é feita para atingir os consumidores certos. É nisso que você deve focar quando for mensurar resultados: qualidade ao invés de quantidade.

Investir em marketing de influência no varejo de moda também pode enriquecer o valor da sua marca.

Como aplicar a estratégia em lojas de roupa?

Agora que o conceito do que é marketing de influência já foi apresentado, chegou a hora de dizer como aplicá-lo na sua loja:

  • Use ferramentas para conhecer seu público nos detalhes, uma vez que isso é necessário para entender quem é o melhor influenciador para fazer marketing de influência da sua loja;
  • Não dispense o planejamento! Essa etapa é primordial para todas as suas ações. Defina seus objetivos com essa estratégia, pontue quais são os resultados que espera atingir, calcule o orçamento disponível e apresente todas as informações relevantes para conduzir todo o processo;
  • Pesquise sobre todos os influenciadores do seu nicho e faça orçamentos com os que te interessam até definir qual tem sentido para a estratégia do seu negócio;
  • Faça um cronograma de conteúdos para que os influencers entendam o que você está buscando! Aponte se quer conteúdo para o feed, para stories ou se pretende receber uma visita do influenciador na sua loja para fazer um provador virtual. Definir tudo isso faz diferença na construção do conteúdo;
  • Trabalhe as ações em conjunto com o influenciador! Ouça a opinião do profissional que você irá trabalhar.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.