Um dos maiores desafios para qualquer interessado em vender roupas é atrair pessoas realmente interessadas em seus produtos e consequentemente ter destaque em relação aos principais concorrentes. E qual a melhor estratégia para alcançar essas metas em sua loja de roupas?
Ao promover ações conciliando criatividade, ferramentas de comunicação e peças incríveis no estoque você terá o que é necessário para se diferenciar no segmento da moda e ter bons resultados com as vendas. O nome disso é marketing!
Essas atuações vão muito além de frases de efeito que mexem com a vaidade das pessoas. Para entender o que deve fazer e como conduzir todas as soluções que aproximem seu consumidor e promovam identificação com sua marca, continue acompanhando nosso conteúdo.
Qual a importância de investir em marketing na loja de roupas?
Ao pensar que roupa é algo que todo mundo precisa, fica meio contraditório ter que pensar em maneiras de promover os produtos disponibilizados por lojas de roupa. Mas, por outro lado, este mercado tem uma disputa muito maior do que diversas outras segmentações.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa da Compre & Confie, o setor de Moda e Acessórios é um dos que mais movimenta o comércio eletrônico no Brasil, sendo responsável por 21% dos pedidos.
O marketing entra na história para destacar sua loja de todas que fazem mais do mesmo e limitam seu alcance aos amigos, familiares e/ou indicações desses próximos. É aí que notamos mais um ponto que valoriza este investimento: o marketing é a melhor forma de chegar aos clientes certos, na hora certa (em grande escala).
Tendo um plano de negócios bem definido você pode conseguir lucrar mais e faz com que seu negócio seja conhecido como uma referência, além de fazer parte de muitas histórias.
Uma vez que sua marca se torna conhecida e querida pelo público-alvo, você passa a ter fãs, que desejam comprar seus produtos justamente porque são da sua loja e até incluem os favoritos em listas de desejos.
O que um plano de negócios deve ter?
Como apresentamos, ter um plano de negócios é o ponto de partida para conduzir os processos que favorecem suas estratégias de marketing.
Esse planejamento inclui:
- Análise de mercado;
- Preparo financeiro – custos, capital de investimento, capital de giro;
- Definição de persona (segmentação de público) – idade, renda, gênero, localização, gostos e interesses das pessoas que compõem o público-alvo;
- Identidade visual – conjunto de elementos e símbolos que identificam sua marca (logotipo, slogan, cores, tipografias, grafismos etc);
- Canais de contato e ponto comercial (quando é o caso de investir em lojas físicas).
A partir dessas informações, você terá o que é necessário para desenvolver boas táticas de marketing para lojas de roupas!
Vamos ao que interessa? Confira as melhores dicas para começar a dar os primeiros passos e finalmente alcançar as metas definidas quando começou sua loja.

- Esteja nas redes sociais!
Muitos empreendedores cometem um grande erro ao tratar as redes sociais como algo muito supérfluo ou não exploram esse mundo digital como deveriam. Por esse motivo, acabam tomando decisões como criar perfis em todas as mídias ou simplesmente nem se dão ao trabalho de começar.
Alguns começam e não dão continuidade, apenas fazem publicações quando lembram ou em datas comemorativas para “não passar em branco”.
Outros até fazem publicações, mas sem nenhuma estratégia, fazendo com que suas redes sejam tratadas como um simples catálogo ao invés de um canal de comunicação.
Sendo assim, o ideal é escolher as ferramentas que fazem mais sentido para você (pensando onde seu público está) e desenvolver um trabalho de qualidade nos canais escolhidos. Isso é mais viável, porque atuar bem em poucas é muito melhor do que não ter nenhum resultado apostando em todas, concorda?
Como estamos falando sobre empreendimento de moda, comece pelos clássicos: Facebook e Instagram.
Essas são as maiores redes sociais existentes no mercado atual.
Quando já tiver tendo certo resultado com essas redes principais, considere outras soluções alternativas – como Pinterest, que são excelentes para sugerir looks e inspirar pessoas que ainda não conhecem sua loja.
A ideia é ter uma comunicação mais direta ao invés de só postar fotos dos seus produtos e anunciar promoções sem nenhum contexto. Tenha propósitos e busque engajamento com inteligência!
Lembre-se que canais como Instagram e Facebook têm forte apelo visual e podem ser usados para que pessoas sejam influenciadas pelo que sua loja publica. Sendo assim, a qualidade visual vem em primeiro lugar.
- Pense em campanhas promocionais para a loja de roupas
As promoções são excelentes para chamar atenção de quem ainda não conhece sua marca! É muito mais fácil convencer alguém de finalizar uma compra quando está tendo a vantagem de pagar menos (já que despertamos a sensação de prazer porque os consumidores estarão economizando).
A melhor forma de lançar campanhas com preços mais baixos é aproveitando a sazonalidade do mercado, desde que se tenha cuidado para evitar prejuízos.
Os períodos que costumam ter menos vendas ou épocas com transição de coleções são ideais para fazer o estoque girar.
Além desses momentos, as datas comemorativas também não podem ser esquecidas – especialmente dia das mães, Black Friday e Natal.
Por falar em Black Friday, nem considere dar descontos com base em preços adulterados. A prática de colocar preços mais altos para que o desconto fique mais interessante vai fazer com que a imagem da sua loja perante os consumidores atentos e fiéis seja a pior. Por isso, faça um planejamento para que os descontos sejam interessantes e reais.
Ainda existem as promoções de descontos progressivos. Essas são recomendadas para liberar o estoque que está ficando antigo e conseguir renová-lo. Como trabalhar essa proposta? Você deve fazer promoções que incentivem a aquisição de mais itens. Ao diminuir o valor e aumentar a quantidade de vendas, o custo-benefício deve atrair clientes de forma potencializada. Dessa forma, você não perde dinheiro e consegue abrir espaço para novas peças simultaneamente.
- Invista nas mídias pagas
Quando pensar em fazer promoções, divulgue-as de forma clara/objetiva e use ferramentas para alcançar o máximo de pessoas possíveis.
Pensando nisso, as mídias pagas apresentam seus produtos para pessoas que não conhecem sua loja e nem conheceriam se depender apenas das outras soluções.
Essas mídias podem ser: rede de pesquisa do Google, banners na rede de display (espaços publicitários destinados a anunciantes), remarketing, Facebook Ads e Instagram Ads.
Essas alternativas contemplam pessoas que se enquadram em diferentes fases de compra (topo, meio ou fundo de funil) e assim aumentam as possibilidades de conversão.
- Tenha diferenciais na loja de roupas que resultem em qualidade
Embalagens reforçadas e bonitas, mimos, espaços aconchegantes e essências que identifiquem a loja são apenas alguns dos exemplos de diferenciais que você pode investir.
Pense em ter características que coloquem sua marca sempre acima do comum, diferenciando de qualquer outra e promovendo a divulgação espontânea.
Dessa forma, seus clientes vão sentir que são valorizados e assim vão colocar seu comércio como prioridade na hora que pensarem em comprar roupas.
Atenção: bom atendimento não é diferencial de excelência. É algo obrigatório/mínimo para toda e qualquer loja!
- Faça parcerias!
Parcerias são acordos comerciais entre empresas ou entre uma marca e influenciadores que promovem ganhos aos envolvidos – inclusive o cliente atendido.
No caso de parceria entre empresas, são feitos convênios. Essa ação consiste em uma empresa oferecer descontos, brindes ou facilidades para clientes e funcionários de outras empresas. Outra possibilidade é oferecer espaço em seu site ou sua loja virtual para anúncios de outros negócios enquanto sua empresa tem algum benefício com essa troca de divulgação.
Já em parcerias com os influenciadores, essas celebridades das redes sociais recebem seus produtos e divulgam a marca para seus seguidores. Para garantir ter mais sucesso, o interessante é oferecer cupons nessa divulgação, de forma que as pessoas que seguem o influencer da sua campanha tenham a oportunidade de adquirir produtos na sua loja com descontos exclusivos. Esta é uma das diversas formas de relacionamento e trabalho possíveis de influencers.
Dica bônus!
Agora que você já tem algumas dicas para investir em marketing na loja de roupas e que podem te ajudar a ter mais sucesso com as vendas, não se esqueça de cuidar da sua gestão de estoque!
Tenha cuidado em manter a quantidade de peças ideal para sua demanda e conte com a Miggos para ter acesso a produtos de qualidade por preços acessíveis.
Boa sorte e ótimas vendas! =)
Me conta, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo. Então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.