Muitos empreendedores têm problemas com a precificação de produtos é uma das responsabilidades mais desafiadoras dos empreendedores que investem no varejo de moda, porque neste mercado é muito normal ficar em dúvida sobre qual preço cobrar e acabar definindo algum valor com base nos concorrentes ou na própria intuição.
Você se reconhece? Isso acontece na sua loja?
Se a resposta foi sim, você precisa aprender a definir qual será o valor cobrado por cada uma das suas mercadorias disponibilizadas com base em estratégia. Se não, sua marca pode ser prejudicada.
É exatamente para isso que estamos sugerindo o markup, que é uma ferramenta indispensável no segmento de moda. Para saber o que é esta ferramenta, como você deve utilizá-la e quais são os motivos para realizar um cálculo importantíssimo de maneira simples e ágil.
Acompanhe!
Markup: o que é?
Basicamente, essa estratégia é a diferença entre o custo de uma peça de roupa (no caso, um produto da sua loja) e o preço real de venda.
Ou seja, o markup existe para garantir que o preço final estabelecido cubra todos os custos para ter cada produto (incluindo tanto os fixos quanto os variáveis).
Normalmente, o markup é referenciado como uma porcentagem. No entanto, algumas marcas traçam estratégias mais desenvolvidas e estipulam um markup diferente para o mesmo produto – tendo base no momento de mercado, em períodos sazonais ou na margem de lucro que a loja precisa alcançar.
Qual a utilidade dessa estratégia?
Indo diretamente ao ponto, o markup é usado para garantir a lucratividade em todas as vendas. O ideal é fazer cálculos tendo em vista todos os dados (considerando tanto os custos, quanto às despesas e margens de lucro) e garantir estabilidade sem correr riscos. Ou seja, você define preços coerentes e justos para o consumidor sem comprometer a rentabilidade da loja.
Todo esse processo vai fazer com que o empreendedor defina uma lucratividade mínima de todos os produtos disponibilizados na loja e, em seguida, determine um markup competente para contemplá-la.
Definindo um markup, o vendedor tem mais liberdade e autonomia – principalmente quando está em uma negociação com algum cliente que visita a loja.
Nesses momentos, não será necessário que o vendedor pergunte a algum gerente ou mesmo a você, dono da marca, sobre qual é o limite mínimo de preço para usar estratégias de venda, porque isso já estará estabelecido pelo markup.
Mas, afinal, o que difere markup de margem?
Por estar relacionada com o lucro, a margem frequentemente é confundida com o markup – que por sua vez está 100% ligada ao lucro e tem a ver com o valor retirado para si (que é o lucro real).
Já o markup, como mencionamos, tem relação com a operação contábil sobre o custo do produto.
Em outras palavras, podemos dizer que o markup ajuda a chegar no preço de venda, enquanto a margem é calculada quando o preço de venda está definido e mostra qual foi a rentabilidade gerada por aquela venda.
Entenda qual a importância do markup!
Sabemos que precificar faz parte das estratégias que têm um grande impacto no aumento dos lucros de uma loja, porque os preços são responsáveis por chamar a atenção dos clientes ou fazer com que concluam se realmente vale a pena investir tempo e dinheiro em seu negócio.
Como os empreendedores do mercado de moda estão sob constante pressão e têm grande concorrência, quem não consegue abordar os preços de forma correta, tendo uma estratégia bem definida, não consegue se manter competitivo e nem moldar a lucratividade do negócio ou do futuro da empresa.
Afinal, é a estratégia de precificação que garante que você adotará o preço justo aos produtos, o que vai garantir o lucro que sua loja precisa para continuar crescendo de forma constante.
Por isso, é extremamente importante ser consistente na hora de precificar. Invista muita energia, tempo e dinheiro em tudo que puder melhorar esse processo que traz lucro à sua loja.
Conheça alguns dos benefícios de usar o markup!
Ter o markup como uma estratégia de vendas na sua loja tem diversos benefícios que podem te ajudar a alcançar cada vez mais sucesso e ter lucratividade com o seu negócio.
Além disso, é possível ter algumas outras vantagens com o markup. Saiba quais são as principais:
- Lucros maiores: levando em consideração que o markup em suas estratégias vai te ajudar a definir preços mais estratégicos para as suas peças de roupa, a venda dessas mercadorias vai gerar mais lucros para a sua loja! Por consequência, entendemos que o markup pode ajudar arcar com quaisquer despesas que aparecem de última hora sem gerar dívidas ou outros prejuízos;
- Mais possibilidades de investimento na própria loja: tendo o potencial de obter maior lucro com o markup, você poderá aplicar esse lucro obtido em novos benefícios para a loja (seja com mão de obra, novos materiais, gestão de estoque, reforma, nova unidade, novo endereço e outros tipos de investimentos);
- Garantia de rentabilidade sem comprometê-la: como você pôde perceber, é por meio do markup que podemos determinar o percentual de desconto que a equipe de vendas pode e deve oferecer sem prejudicar a rentabilidade dos produtos – além, é claro, de não perder a venda.
Quais tipos de lojas de roupa podem usar o markup?
De forma geral, podemos dizer que todas as lojas devem usar o markup – sejam elas de pequeno, médio e grande porte (inclusive as virtuais). Afinal, ao longo do artigo deu para perceber que o markup é uma ferramenta usada para determinar o melhor preço final de diferentes produtos com exatidão e não comprometer ou prejudicar a entrada de receita na loja.
Sendo assim, fica evidente que o markup é útil e benéfico para todos os tipos de loja e também ajudá-las a encontrar novas oportunidades para cobrir despesas e maximizar lucros.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.