Com base no avanço da vacinação aliado à queda dos índices de contaminações, mortes e internamentos por COVID-19, vários estados e o Distrito Federal adotaram uma medida de flexibilização em relação ao uso obrigatório de máscaras, mesmo em ambientes fechados – com exceção de transportes públicos e locais destinados a prestação de serviços relacionados à saúde (como hospitais e consultórios).
Sendo assim, é bem provável que alguns clientes já tenham entrado em sua loja de roupas sem usar máscaras. E como agir diante disso? Qual a conduta adequada? Seus vendedores devem continuar usando máscaras? É possível obrigar que os clientes usem máscaras?
A verdade é que sem a obrigatoriedade, o uso de máscaras tornou-se uma questão de educação e respeito aos que ainda consideram essa medida de proteção como algo necessário, indispensável.
Por isso, nós recomendamos que avalie a opção de todos os vendedores e outros membros da equipe que devem circular pela loja nos momentos em que o estabelecimento fica aberto para o público.
É interessante promover uma conversa entre todos os colaboradores para ouvir de todos se concordam com a continuidade do uso de máscaras, considerando que é importante fazer com que seus clientes se sintam confortáveis enquanto estiverem na sua loja – inclusive os que ainda consideram fundamental usar máscara.
A verdade é que essa resposta do melhor a ser feito está na experiência do cliente, em oferecer uma experiência agradável desde que seu consumidor entra na loja física e seja mantida no pós-venda.
Continue acompanhando para saber como atender seus clientes a partir de agora!
Como continuar proporcionando a melhor experiência aos seus clientes?
Independente do segmento, todas as lojas mantêm o cliente em primeiro lugar no pilar de importância – especialmente no segmento do varejo de moda, em que há muita concorrência.
São essas pessoas que irão comprovar se há satisfação em tudo o que é oferecido e em tudo o que você faz.
Por isso, é importante que você esteja aqui, se dedicando em fazer o melhor por eles desde o primeiro contato, considerando muito mais do que só com a aquisição das suas peças de roupa.
É claro que você precisa continuar levando em consideração a qualidade da loja como um todo (produtos, atendimento, estrutura e equipe).
Pensando nisso, não há como evitar a importância de pensar na segurança, porque isso também vai fazer parte das prioridades que ajudam a garantir que todo o trabalho e esforço investido na loja tenha como resultado o sucesso, que é medido pela satisfação dos clientes e crescimento da loja.
Por isso, investir em ações como continuidade do uso de máscaras, do álcool em gel e limpeza do ambiente podem continuar sendo considerados como sinal de estrutura física, sendo imprescindíveis para garantir um ótimo atendimento.
Continue acompanhando para saber mais dicas para te ajudar nisso.
Oriente sua equipe para que permaneçam rigorosos com as práticas de higiene
Durante a luta contra o COVID-19 tivemos que enfrentar o isolamento social e adotamos algumas medidas mais próximas à realidade da nossa rotina comum, as quais podem continuar fazendo parte da conduta seguida pela equipe.
Por exemplo, ao fazer um treinamento com seus colaboradores logo no retorno às vendas presenciais, o seu time certamente foi alertado sobre a importância de lavar as mãos com regularidade, evitar tocar nos modelos de roupa que estão em exposição sem necessidade e usar álcool em gel sempre — não somente quando estão cumprindo expediente na loja de roupas, mas ao longo do dia todo.
Além desse cuidado, é importante continuar limpando e sanitizando toda a estrutura da loja, o que inclui estoque e outros ambientes que os clientes não terão acesso. De preferência, use álcool líquido 70%.
Tais métodos são úteis para conseguir manter todos em segurança, permitindo um ambiente agradável para clientes e colaboradores.
Essa dedicação vai acabar gerando impactos reais no faturamento do seu negócio! Se você se dedicar em promover segurança, qualidade e atender às principais necessidades de seus clientes, pode ter certeza que seu caixa permanecerá em dia e ainda vai ter diferenciais em relação à concorrência.
Invista na comunicação
A pandemia também provou que a comunicação continua sendo muito importante. Portanto, mesmo que o espaço físico da sua loja de roupas já esteja funcionando normalmente, recomendamos que os seus principais canais de contato estejam sempre disponíveis para esclarecimento de dúvidas dos clientes.
Mantenha todas as contas ativas – seja WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mail ou outro aplicativo social utilizado por seu público alvo. Essa possibilidade de trocas de mensagens pode facilitar a vida dos seus clientes que não estão confortáveis com a liberação do uso de máscara em ambientes fechados, permitindo que façam encomendas e tenham como comprar roupas da sua marca mesmo sem ir pessoalmente à loja.
Nesse caso, seus colaboradores precisam ajudar também. É importante que as pessoas responsáveis pelo atendimento nos meios de comunicação digital trabalhem de forma ágil, amigável e empática, uma vez que ainda estamos vivendo um período delicado.
Mesmo que tudo já esteja mais próximo ao que conhecíamos antes do COVID-19, não podemos regredir e deixar de entender as dores ou anseios dos consumidores. Entender isso é o ponto de partida para construir uma relação sólida, o que é capaz de gerar fidelização e lucros garantidos.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.