“Posso abrir um MEI para revender roupas?”. SIM! Saiba como

mei

Está precisando de ajuda para deixar sua revenda de roupas mais profissional? Vai investir no seu grande sonho de ter seu próprio negócio no varejo de moda? Então, saiba desde já que abrir uma loja de roupas pelo CNPJ MEI é uma alternativa viável.

Esse segmento de moda e vestuário sempre foi bastante competido, mas também grande o suficiente para oferecer possibilidades e soluções para quem busca uma fonte de renda (seja fonte de renda principal ou extra). 

Aos poucos, esse mercado continuou se expandindo e deu passos largos com as inovações tecnológicas. Para ajudar, o cenário atual torna tudo ainda mais favorável.

Pensando mais sobre esse assunto, elaboramos esse artigo explicando absolutamente tudo o que você precisa saber para abrir uma loja de roupas de maneira fácil e rápida, o que permite que a sua loja tenha mais chances de conquistar clientes e o sucesso nos negócios!

Entenda melhor.

Por que abrir uma loja de roupas com CNPJ?

Para consumidores que costumam procurar por peças e lojas ao longo do ano inteiro, as mudanças são animadoras. Afinal, será possível receber seus clientes em um lugar fixo, providenciar coleções comuns ou tendências da moda e vender roupas com mais facilidade do que costumava..

Segundo a Mosaiclab, as vendas de vestuário estão crescendo em média 5,9% ao ano (entre 2021 e 2023) e vão continuar crescendo.

Como reflexo dessa demanda, muitas pessoas apostaram no negócio próprio depois da pandemia e mais de 200 mil MEIs atuam no mercado com atividades relacionadas ao varejo de vestuário.

Isso mostra que começar o próprio negócio de roupas acaba sendo uma excelente oportunidade de renda extra para moradores de todo o Brasil.

O que você precisa fazer para abrir CNPJ MEI para lojas de roupa?

Se você busca se formalizar no varejo de moda para deixar sua marca mais profissional, é interessante abrir uma MEI. Atualmente, existem mais de 11 milhões de microempresas individuais brasileiras abertas. E esse número tende a continuar aumentando.

Para que a sua loja seja a mais nova microempresa individual aberta, você pode seguir os seguintes passos:

1) Baixar o aplicativo MEI Fácil;

2) Inserir dados pessoais;

3) Preencher os campos com os dados do seu negócio;

4) Definir o endereço que será seu ponto comercial;

5) Fazer a verificação final (digite o número do recibo da sua última declaração do imposto de renda ou, se não for o caso de ter declarado, inserir o número do seu título de eleitor).

Ah! E o mais importante: ao abrir sua MEI, você deve definir sua atividade ou CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.

Para abrir loja de roupas, você precisa ter o CNAE 4781-4/00 – Comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios.

Por que recomendamos que você abra uma MEI para loja de roupas?

Atuando como microempreendedor individual, você passa a ter acesso a diversos benefícios do INSS (como auxílio doença, salário maternidade e aposentadoria).

Quer conhecer mais vantagens de abrir loja de roupas com CNPJ MEI? Confira: 

  • Contratar funcionários registrados e legalmente para sua MEI;
  • Possibilidade comprar de carro com até 30% de desconto – o que pode ajudar a fazer entregas de roupas para poder vender online;
  • Será possível solicitar empréstimos e  negociar linhas de crédito;
  • Contratar plano de saúde com CNPJ (que fica bem mais em conta).

Além dessas vantagens apresentadas acima, existem algumas outras que serão mais especiais ainda para loja de roupas – como, por exemplo:

  • Poder comprar roupas com desconto para revender (ao formalizar sua marca, você poderá comprar roupas com descontos no atacado ou varejo);
  • Emitir nota fiscal para seus clientes gratuitamente e com facilidade (o que vai estimular mais confiança e credibilidade);
  • Oferecer mais alternativas de meios de pagamento.

Já tem um CNPJ MEI?

Caso já tenha um CNPJ como microempreendedor individual (MEI) em outro segmento e decidiu começar a vender roupas, não tem problema! Dizemos isso porque o procedimento para alterar os dados de MEI é bastante simples.

Inclusive, é possível cadastrar até 16 atividades diferentes no mesmo CNPJ MEI. Ou seja, não é preciso recomeçar o cadastro do zero, e você vai poder seguir com as ocupações atuais enquanto sua loja de roupas ainda for um novo negócio no ramo do vestuário. 

Nesse caso, você vai ter um CNAE principal e outros secundários. Para alterar esses dados do seu CNPJ, o processo também funciona gratuitamente. Só é preciso acessar o site do Governo – Empresas & Negócios.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.