Moda atemporal: Veja quais peças de roupa nunca podem faltar em seu estoque

jeans

Uma das maiores contribuições da nova relação que o consumidor passou a ter com o varejo de moda foi o espaço concedido para a moda atemporal. Esse estilo está mudando bastante com o passar do tempo e é cada vez mais comum ver clientes que procuram por peças de roupas que fazem parte deste conceito.

Graças a pandemia, essa mudança de hábitos no mercado consumidor aconteceu de forma mais acelerada, já que o isolamento social e o home-office incentivaram o uso de looks mais práticos e descomplicados, mostrando que todos eles têm o seu valor. 

O estilo que vai mais atender essas mudanças é a moda atemporal. Continue lendo e entenda do que se trata, além de saber porque é interessante investir na revenda desse tipo de peça em suas coleções. 

Moda atemporal: do que se trata?

De forma básica e resumida, podemos dizer que a moda atemporal é o estilo que está mais do que validado pelo próprio tempo, já que nunca saíram de moda e sobreviveram a todas as transições de tendências. 

Todas as peças clássicas e elegantes que continuam nas vitrines todos os anos, fazem parte da categoria da moda atemporal. Elas seguem tendo um ar de contemporaneidade, mesmo que suas características sejam minimalistas e iguais. 

As suas principais vantagens são as seguintes: essas roupas continuam tendo um toque interessante e acabam realçando qualquer combinação de roupas.

Muitas delas são consideradas como peças-chaves, podendo ser usadas por pessoas de todos os estilos. Deste modo, pode-se entender que as peças da moda atemporal são aquelas que fazem sucesso independente das tendências de moda que estão em alta. 

Com essas peças, sua vitrine sempre vai poder oferecer looks elegantes e bonitos para as ocasiões que fazem parte da rotina do seu cliente. 

E tem mais! Por mais simples e minimalistas que pareçam ser, essas peças definitivamente não são sem graça, são cheias de estilo! Além disso, todos os itens permitem liberar a criatividade na hora de montar combinações. 

Isso é extremamente importante porque o jeito que nos vestimos também é uma forma de expressão. 

Quais peças estão na categoria de moda atemporal?

Alguns exemplos de peças da moda atemporal são as calças ou blazers de alfaiataria, peças em jeans (principalmente calças e jaquetas) ou as jaquetas de couro

Para identificar outras peças de roupas da moda atemporal, você precisa pensar o seguinte: essa peça de roupa costumava ser usada há 10 anos atrás? Se eu comprar, vou poder usá-la daqui a 10 anos? É um item versátil? 

Muitas vezes, o look não está entre as tendências do momento, mas podem proporcionar um visual clássico e charmoso. Esse é o segredo para identificá-las. Essas são aquelas que NUNCA podem faltar no seu estoque.

Por que você deve investir na moda atemporal em sua loja de roupas?

Para considerar se você deve ou não investir em uma coleção atemporal, você deve analisar quais são os ciclos de venda em seu nicho de mercado.

Leve em conta que adicionar esse tipo de peça no seu mix de produtos no estoque significa ter uma grande chance de sucesso nas vendas, uma vez que as pessoas investem mais em roupas básicas e consideram todas elas como peças indispensáveis.

Portanto, se tiver peças ou até coleções inteiras de moda atemporal, atenderá a necessidade dos seus consumidores. Por consequência, sua loja certamente tende a corresponder às expectativas e desejos do consumidor.

Esse é um dos principais pontos para donos de marcas que queiram se destacar no mercado. 

Como vender peças de roupas atemporais?

Para escolher peças de roupas atemporais, você vai precisar saber quais são os pilares da moda atemporal. Exemplos importantes disso são qualidade e simplicidade. Ou seja, as peças escolhidas para o seu estoque devem ser pautadas nesses princípios – o que só vai ser possível se optar por tecidos de alta qualidade, que sejam capazes de promover durabilidade às peças. 

Já que esse estilo faz parte da base das tendências clássicas de moda, muitas vezes os clientes procuram por qualidade e estão mais dispostos a investir mais nessas roupas do que naquelas que só vão usar em ocasiões especiais. Portanto, é essencial que sejam duráveis, elegantes e confortáveis.

Sabendo disso, você não pode deixar de considerar trabalhar com tecidos lisos e estampas mais clássicas, especialmente os que estão sempre nas vitrines, ao invés de investir todo o recurso de gestão de estoque com a tendência da estação. 

Essas informações também podem te ajudar a escolher fornecedores de roupas, limitando suas escolhas aos que podem te atender nesses princípios da moda atemporal, além de oferecer variedade (tanto de tamanho quanto de modelos). 

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.