Entenda o que é moda cíclica e como pode agregar em sua seleção de produtos!

roupa xadrez representando moda cíclica

Já percebeu que muitas tendências de moda vão e voltam? Apesar de já terem feito muito sucesso em outros períodos, peças como as calças de cintura alta, saias midi, o animal print e o xadrez voltaram com tudo nas últimas estações. 

Esses são apenas alguns exemplos de um conceito chamado moda cíclica, uma vez que marcaram épocas e não perdem seu espaço no varejo de moda (mesmo quando são disponibilizadas em versões repaginadas).

Essa é a base da moda cíclica, mas para entender melhor como isso funciona, existem muitos fatores que influenciam oconceito.

Continue acompanhando para entender porque esse movimento acontece, além de conferir algumas das principais tendências que estão em alta. 

Entenda melhor o que é a moda cíclica 

A moda cíclica resume-se em reviver tendências do passado com atualizações que atendem as necessidades ou preferências do público atual. 

Ou seja, o que era moda nos anos 80 e caiu no esquecimento ao longo dos anos 90, atualmente está nas passarelas, por exemplo.

Normalmente, as tendências conhecidas como roupas sazonais passam muito rápido e, a cada estação, são criadas mais peças e novos modelos. 

Tudo isso acontece em torno das rápidas mudanças no comportamento do consumidor, além das novas necessidades que vão surgindo de acordo com padrão de estilo de vida do seu público. 

Também inclui-se no grupo de moda cíclica as tendências que estiveram em alta, estão em alta e sempre vão estar – com diferenças em detalhes a cada temporada. Apesar de trazer a mesma essência, essas peças devem ter um toque moderno e diferenciado.

Por que isso acontece?

O mercado gira em torno de algo que conhecemos como pesquisa comportamental (o que envolve as características socioeconômicas e políticas, por exemplo). Afinal, a indústria da moda precisa saber o que está acontecendo em todas as camadas da sociedade. 

Da mesma forma, as pessoas querem se vestir bem, estar na moda. Por isso, reagem e se projetam por meio da moda para usar roupas alinhadas com as maiores tendências do momento.

É por isso que não podemos negar que esse processo vive sob função das mudanças constantes pelas quais toda a sociedade vem passando. 

Isso vem acontecendo cada vez mais rápido e, por isso, é importante manter sua loja sempre preparada para atender sua demanda.

Quais tendências têm voltado nas últimas coleções?

Seguindo a moda cíclica, é normal que algumas tendências tenham retornado ao longo dos últimos anos. Às vezes, por uma única temporada. Já em outras situações, voltaram para ficar. 

Também trouxemos duas das principais tendências de décadas anteriores que tem retornado nos últimos anos

Confira!

Comprimento Midi 

As saias ou vestidos que tem características como o comprimento um pouco abaixo do joelho e cintura bem marcada, foram febre entre as décadas de 30 a 50. 

Desde 2017, é possível encontrar modelos que comprovam o seguinte: essa tendência voltou com tudo e – pelo que parece – não vai mais ser esquecida. 

O melhor é que essas peças, em especial, podem ser adaptadas e atualizadas para compor looks de estações frias ou quentes

O segredo é acertar o tecido que está em alta e na cartela de cores da temporada. 

Como este modelo mostra bastante feminilidade e elegância da mulher, costuma ser uma das peças de maior destaque. 

Um caso disso, por curiosidade, é a saia plissada de comprimento midi, que permite uma série de combinações. 

Mesmo assim, é bem possível encontrá-la sendo combinada com peças mais comuns (como saia midi + t-shirt + salto alto).

Não existe uma única receita perfeita e sem nenhuma direção para um look bonito, elegante e despojado.

No entanto, você pode combinar esse tipo de produção com tênis, camisas sociais e blazer.

Tudo vai depender do seu estilo e do objetivo da produção. 

Peças em tricot

Em regiões mais frias, é extremamente comum encontrarmos pessoas vestindo roupas de tricot ou lã durante o período mais frio do ano, o outono/inverno. 

Por outro lado, esse tipo de tecido vem ganhando cada vez mais destaque e aparecendo em tudo (sejam calças, saias ou conjuntos).

Essas peças podem ser feitas em fios mais grossos para os dias frios, mas também algumas peças de roupa com fios mais finos – as quais acabam sendo utilizadas em qualquer estação. 

Atenão: essa tendência tem relação direta com o retorno das atividades, impulsionado pelo período em que estamos nos afastando do isolamento, mas o estilo cottage core e também o craft more. 

Portanto, como varejista de moda, esteja sempre atento às principais tendências do mercado de vestuário e prepare-se para oferecer os produtos certos de acordo com as necessidades dos seus clientes. 

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.