Moda feminina: o que não pode faltar em uma loja de roupas femininas?

loja de moda feminina

Como já é de se esperar, a categoria de roupas que mais vende é a de peças de roupas femininas. Isso acontece porque além de atender um público muito grande, as mulheres tendem a fazer compras maiores e com mais frequência. 

Diferente dos homens que tendem a pesquisar por lojas de roupa por necessidade, as mulheres costumam adquirir mais produtos por impulso.

Por esses motivos, é bem interessante trabalhar com um público-alvo totalmente ou majoritariamente feminino. Se você já escolheu atender esse público para começar a investir no varejo de moda, já sabe para quem vai vender em sua loja. O que te falta é saber o que adquirir para seu mix de produtos – ou seja, quais produtos você deve comprar quando for fazer gestão de estoque?

O que vale mais a pena: investir em tendências ou optar por produtos atemporais?

Se você está com essa dúvida e precisa de recomendações de especialistas no assunto, essa publicação é pra você! Vamos te apresentar algumas dicas sobre o que não pode faltar em seu estoque, além de ajudar varejistas que já estão atuando no mercado e ainda não conseguiram alcançar o sucesso que esperavam.

Confira.

Mantenha o foco em seu público-alvo!

Sabendo que você vai atender mulheres, fica mais fácil identificar os produtos que vão entrar no mix do estoque, das prateleiras e na vitrine da sua loja de roupas

Mas é preciso ter atenção em um detalhe: suas escolhas atendem ao perfil das clientes. De nada vai adiantar ter diversas peças de tendências jovens, se você pretende atender mulheres que têm entre 40 e 60 anos, por exemplo.

Por outro lado, se optar por um público misto e atender as mulheres de todas as idades, é preciso repensar o posicionamento dos produtos para que todas encontrem o que procuram na loja da sua marca.

O que podemos perceber é que não existe uma fórmula mágica. Identificar a seleção ideal de produtos vai exigir saber o que combina bem com o seu público-alvo.

Não negligencie os produtos atemporais

Independente de qual seja o público escolhido, você não pode deixar de ter sempre alguns itens básicos em seu estoque, aqueles que nunca saem da moda. 

Estamos falando sobre os produtos atemporais, que sempre vendem bem – não importa qual é a tendência ou a estação -, afinal, os clássicos são bem-vindos em qualquer circunstância.

É importante se adequar às novidades do mercado da moda?

Oferecer variedade sem abandonar os clássicos é algo importante, mas ter algumas opções de peças que representam as novidades da estação é uma ação indispensável. 

É claro que esses devem ser comprados com cautela, além de adquirir um menor número para testar a adesão dos seus clientes.

Inclusive, não deixe de estudar sobre o comportamento de seus consumidores em relação a determinados produtos. Isso irá facilitar muito na hora de decidir se precisa comprar mais unidades das peças novas ou não.

Tenha bons fornecedores e não reabasteça seu estoque sem planejamento

Todo varejista que compra roupas para vender estabelece uma quantidade mínima de certo produto e às vezes abre mão de seu planejamento só para aproveitar promoções de um fornecedor – o que é um grande risco (especialmente se não for um fornecedor de sua confiança).

O bom fornecedor vai te ajudar a montar um estoque de acordo com seu planejamento. Se você já tiver uma relação de compras mais longa, é interessante até tentar negociar ao invés de ficar esperando por uma promoção.

Não recomendamos que compre muitas peças a mais para aproveitar os preços, porque caso seu público não se identifique com o modelo da peça, é bem provável que as suas  roupas recém adquiridas fiquem encalhadas no estoque. Sendo assim, o que era pra ser uma boa oportunidade de compra, acaba te dando prejuízo e tomando espaço em seu depósito.

Além disso, é possível até que os fornecedores estejam tentando passar os encalhes de fábrica para quem os procura.

Tenha controle no momento de definir a variedade de produtos

É muito interessante oferecer o máximo de variedade possível para atrair mais clientes e conseguir atender todas as mulheres que forem até sua loja, não é? Mas nem sempre isso significa lucro, porque sempre que aumentar a variedade dos modelos de roupa da sua loja, os custos para manter esse estoque também aumentam.

Sendo assim, invista em variedade com inteligência, de forma controlada. Dessa forma você não vai ter problemas com as despesas, já que seus custos vão aumentar de maneira controlada. 

Para adquirir somente o que você sabe que vai vender, você vai precisar estudar seu público.

Conheça os 6 principais tipos de roupas que mais vendem em lojas femininas!

Não importa qual o tamanho da sua loja de roupas ou quanto tempo você tenha de mercado. É super importante saber identificar quais peças-chave terão mais saída, porque obter uma saída mais rápida significa ter mais lucro entrando em caixa.

Dessa forma é possível investir em outras peças ou até mesmo ampliar a sua loja física. Portanto, faça uma boa pesquisa de mercado e não se limite às redes sociais.

Não esqueça dos canais que você pode usar para fazer uma pesquisa aprofundada com suas próprias clientes ou potenciais clientes da sua região. Faça questionários, enquetes e tenha boas conversas para descobrir quais são as peças ou modelos que elas comprariam.

Todo esse empenho vai te ajudar a ter maior índice de assertividade no seu investimento para reabastecer estoque, ou seja, não irá cair em prejuízos que podem acabar com o futuro da sua loja.

Agora você já tem uma boa base para dar os primeiros passos. Que tal conferir quais são alguns dos principais tipos de roupas da moda feminina atual?

1. Peças de roupas jeans – calças, jaquetas, saias, camisas, shorts, vestidos, macacões, jardineiras etc;

3. Camisetas personalizadas;

3. Croppeds;

4. Peças de roupas estampadas;

5. Peças de roupas fitness;

6. Roupas importadas.

Como montar um kit inicial para loja de roupas femininas?

Como já deu para perceber, existem diferentes opções para quem ainda quer começar a investir nesse mercado e, principalmente, para quem já começou e precisa de uma direção.

Se o seu orçamento estiver baixo, certamente será uma tarefa um pouco mais desafiadora. Entretanto, se souber selecionar peças que o seu público terá maior tendência de compra, vai conseguir excelentes resultados.

Todas as dicas que sugerimos acima podem ajudar a atender seus reais interesses no mercado de moda feminina

Caso ainda esteja precisando de um único foco antes de colocar outros em prática, fique com o equilíbrio entre a escolha das peças mais simples e as mais elaboradas.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.