Já ouviu alguém dizer “homem não compra roupa” quando falou sobre abrir uma loja de roupas masculina? Isso é bastante comum e chega até estar no subconsciente da maioria das pessoas, mas será que realmente é uma verdade?
Este é o assunto que vamos abordar hoje, afinal, a moda masculina está se expandindo cada vez mais e ganhou muita força nos últimos anos! Até o final desse artigo, você vai ter todas as informações que precisa para abrir sua loja de roupas para homens.
Mas as mulheres não compram mais?
Não dá pra negar que as mulheres realmente tendem a comprar mais. Sendo assim, se alguém fosse fazer um investimento no varejo de moda, não seria mais inteligente ter uma loja de moda feminina?
Por uma questão histórica, este nicho do segmento continua sendo um dos mais competitivos e o público feminino retém a maior parte do faturamento. Entretanto, a moda masculina está em crescimento, sendo uma tendência com um público que também tem grandes vantagens.
Entenda melhor este assunto!
Lojas de roupas masculinas e o crescimento deste nicho
É bem claro que os maiores movimentos começam com as grandes potências do mercado, as marcas internacionais mais conhecidas. Ou seja, grandes varejistas são responsáveis por determinar as tendências.
Sabendo disso, podemos garantir que o mercado da moda tem dedicado bastante atenção ao público masculino. Ao longo dos últimos anos as grifes de roupas para homens estão em expansão (podemos dizer que isso vale tanto para a quantidade de coleções lançadas, quanto para o consumo do mercado em si).
O segredo, então, é saber como fazer parte desse movimento e ter sucesso com o seu público alvo – seja investindo na moda streetwear com peças mais leves e descontraídas, focadas na praticidade do dia a dia, ou em trajes formais para trabalho.
Se quiser ir em frente, você vai precisar ter certeza de que vale a pena investir nesse tipo de empreendimento.
Vale a pena vender roupas masculinas?
Como já deu para perceber, o mercado de moda masculina segue em franca expansão, já que os homens têm correspondido essa dinâmica com interesse contínuo em se vestir melhor e acompanhar as tendências da moda.
Isso abre caminhos para diversas oportunidades aos que querem ter sucesso profissional vendendo roupas e também para seus futuros clientes. E esse já seria um grande motivo para começar a considerar o investimento em uma loja de roupas.
Também vale considerar que existem várias empresas fortes nesse segmento, o que prova que é algo viável e rentável.
Motivos para abrir loja de roupas masculinas
Se você costuma acompanhar nossos conteúdos, sabe que nosso conselho é que você se dedique em conhecer a fundo os seus consumidores, independente de qual mercado você escolha investir. Dito isso, vamos adiantar que o comportamento de compra do homem é bem diferente.
Essas diferenças também são questões que validam o investimento nesse mercado. Veja quais são e aproveite para conhecer melhor esse público:
- Homens buscam por peças de roupas específicas ao invés de se prenderem a marcas
Ainda que muitos homens também tenham apego por nomes conhecidos na moda, eles tendem a buscar elementos específicos. Mas quando a marca eleita como favorita não tem o que estão procurando, eles buscam outra loja que possa solucionar seu problema.
Vamos supor que um homem decide comprar uma blusa preta e lisa. A tendência é que este cliente procure em lojas físicas mais próximas ou em algum mecanismo de buscas para realizar a compra.
Ou seja, sua compra é muito mais focada no produto em si do que em quem está vendendo o produto. Ele só quer encontrar o que está pensando em comprar.
- São fiéis às lojas que proporcionaram boas experiências
Está achando contraditório com o tópico anterior? Acredite! Não é.
Se por um lado os homens buscam produtos específicos ao invés de marcas quando decidem comprar roupas, por outro, podem ser mais fiéis e verdadeiros “embaixadores” da sua loja se tiverem uma experiência de compra marcante.
Os clientes que se sentem bem atendidos e confortáveis com os preços dos seus produtos, certamente vão dar prioridade para a sua loja nas próximas compras.
Isso porque o perfil consumidor dos homens está mais propenso à praticidade. Sendo assim, quando sabem que vão encontrar o que precisam e ainda vão pagar um preço acessível por isso, não pensam duas vezes antes de ir na mesma loja.
Essa conduta é um ótimo fator para se dedicar ao trabalho de fidelização do cliente, mostrando que é seu interesse atender os consumidores que decidem experimentar um produto seu e também aos que já conhecem seu negócio.
- Ainda que comprem, homens gastam mais!
As mulheres não precisam de muitos motivos para decidirem comprar roupas novas. Porém, em sua maioria, o público masculino costuma fazer compras a cada 3 meses ou só em ocasiões importantes – de acordo com dados da IEMI.
Muitas pessoas enxergam o lado negativo dessa questão, mas vale a pena analisar que os homens costumam comprar em maior volume a cada compra que fazem. É por isso que o ticket-médio deste mercado é mais alto.
Por onde começar sua loja de roupas masculinas?
Já está convencido (a) de que deve dar os primeiros passos em busca de criar sua marca no mercado de roupas masculinas? Se a resposta foi sim, você precisa saber por onde começar.
Como é de se esperar, antes de qualquer ação, é necessário decidir qual grupo dentro da categoria masculina você pretende atender. Estamos dizendo que você precisa definir sua persona e determinar os perfis que serão atendidos com as peças que pretende fazer estoque.
Veja abaixo alguns exemplos para pesquisar mais sobre eles:
- Homens executivos;
- Homens universitários;
- Homens colegiais;
- Homens aposentados.
É claro que existem outros segmentos e várias sub-categorias (conhecidas como micro-nichos). Portanto, será necessário pesquisar bastante antes de definir sua persona e considerar os comportamentos do público masculino escolhido em relação a aquisição de novas roupas.
Com base nisso, você deve seguir para um planejamento financeiro, busca de fornecedores, recrutamento de equipe e outros detalhes importantes que vão te ajudar a ter uma base sólida ao abrir um novo negócio. Para conferir outros exemplos, continue navegando pelo blog da Miggos e confira nossas dicas.
Além disso, também vale a pena conferir nossa loja! Temos os melhores produtos para a gestão de estoque da sua loja masculina e será um grande prazer participar da história dessa marca desde o início. Conte conosco!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.