Investir em nichos de mercado pode ser uma estratégia bem vantajosa para diversos negócios ligados ao varejo da moda no Brasil. Inclusive, o Sebrae identificou que escolher um nicho pode ajudar a aumentar a competitividade e alavancar o faturamento desses empreendedores.
Mas o que fazer quando perceber que chegou a hora de atender outro público? Como mudar de nicho?
Para começo de conversa, você deve saber que os consumidores de nicho são mais exigentes quanto ao conceito de produtos (independente de qual for o público atendido). Por esse motivo, nem sempre vai ser fácil conseguir ter a performance dos sonhos ou o melhor relacionamento com todos.
Para conseguir ter sucesso com essa estratégia você vai precisar saber sempre mais sobre o público escolhido e buscar entender suas principais necessidades, anseios, percepções e comportamento.
Tome a decisão de mudar de nicho somente quando constatar que você não consegue suprir a dor desse público ou corresponder às suas expectativas.
Então, nós vamos te ajudar a entender melhor todo esse contexto para não ter prejuízos nesse processo!
Comece entendendo como dominar um nicho de mercado!
Mesmo sabendo como funciona o marketing de nicho e tendo todas as ferramentas para aplicá-lo em sua loja de roupas, só isso não basta.
Quando você tem o próprio negócio, é normal que os seus clientes exijam consideravelmente de você – o que fica ainda mais intenso quando se investe em nicho.
Ainda que sua concorrência seja pequena, os clientes de nicho têm necessidades extremamente específicas. Portanto, não basta ser a única solução em determinado nicho; sua loja precisa ser a melhor.
Sendo assim, quando for mudar de linha, escolha uma área que você tenha interesse para ter mais chances de dominar o seu setor.
Além disso, para controlar tudo em seu nicho é interessante estar atento aos seus consumidores (ouvindo sua opinião, suas sugestões, elogios e também suas críticas) – o que pode gerar insights valiosos, que talvez não teria de nenhum especialista.
Muitas vezes, o que seus clientes têm a dizer pode gerar uma inspiração necessária para a expansão do seu empreendimento, o que vai te fazer ir até além do nicho escolhido.
Apesar de ser importante empreender mantendo o foco em determinado público e investir num mercado específico, nada impede que você possa ampliar o negócio futuramente e consiga promover inovação.
Quando seu próximo nicho estiver bem escolhido e sua loja estiver consolidada, pode ser a melhor hora para começar ampliar a gama e atender segmentos próximos ao seu.
Nichos do varejo de moda em alta
Conheça agora alguns dos principais nichos do mercado de moda para escolher qual deles você irá investir!
Varejo de moda plus size
A moda plus size, também chamada de moda GG, é direcionada para homens e mulheres que usam roupas com tamanhos acima do que costumam oferecer na maioria das lojas, isso é, existe um padrão que exclui pessoas altas, com coxas grossas, bustos grandes, pés maiores e que usam tamanho acima do 44 ou 46, por exemplo.
Felizmente este mercado está em expansão, crescendo cerca de 6% ao ano e movimentando cerca de R$5 bilhões. De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), esse número chega a representar 5% do faturamento total do segmento de vestuário.
A expectativa é que esse crescimento continue alto, passando de 6% para pelo menos 10% ao ano (sabendo que mais da metade da população brasileira busca opções de roupa na Moda Plus Size).
Aproveite e confira nossos conteúdos a respeito deste assunto aqui mesmo no blog da Miggos.
Varejo de moda para gestantes
Este tipo de mercado certamente é direcionado para mulheres que vivem um momento único e muito delicado de suas vidas, porque passam por várias transformações tanto em seu humor quanto no corpo.
Não podemos descartar a possibilidade de ter que lidar com mulheres exigentes nesse mercado, já que vivem em um contexto de ansiedade e insegurança provocadas pelas alterações de humor que são típicas da gravidez.
Fora as questões naturais, é importante lembrar que essas mulheres mudam de numeração de roupa a cada semana.
É interessante e viável investir nesse mercado, pois o mesmo está em expansão. Isso pode ser uma oportunidade para você!
No entanto, você vai precisar buscar estratégias de diferenciação para ter a melhor loja de roupas para gestantes. Como, por exemplo:
- Procure fornecedores de roupas com peças confortáveis, mas que valorize a silhueta e a beleza das gestantes;
- Ofereça opções de modelos que facilitem a amamentação e sejam estilosos;
- Invista em peças das tendências de moda, principalmente para poder atrair a atenção das mulheres mais jovens;
- Disponibilize cadeiras e poltronas em sua loja, criando um ambiente no qual as grávidas sintam-se à vontade para descansar durante suas compras, se for necessário.
Varejo de moda streetwear
A moda streetwear está associada ao estilo do jovem urbano, que costuma ser utilizado por um público que é influenciado pelo estilo de skatistas, só que não é formado por pessoas que andam de skate.
Apesar de parecer distante da realidade de muitos varejistas de moda, esse mercado tem crescido consideravelmente ao longo dos anos!
Veja abaixo o que você precisa para se diferenciar e ter sucesso neste nicho:
- Desenvolva estratégias de promoção em canais de comunicação segmentados para este público;
- Invista em estratégias digitais e use o poder das redes sociais à seu favor para promover suas ações promocionais;
- Ofereça peças de roupa que inspirem estilos mais criativos e inovadores, porque este nicho tem pessoas extremamente ligadas à criatividade;
- Pode ser interessante investir em peças ou práticas sustentáveis.
O que fazer para mudar de nicho?
Depois de escolher o nicho entre as opções apresentadas ou outro setor que você tenha mais interesse, o ideal é voltar ao princípio básico de todo começo: pesquisa de público, networking, escolha do ponto comercial, gestão de estoque, formação de equipe etc.
Para garantir que tudo saia conforme o esperado, você pode contar conosco. Comece conferindo nossos conteúdos e acompanhando todas as dicas que apresentamos!
Em seguida, você pode navegar em nosso site para garantir as melhores peças de roupa para o seu estoque.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.