De certo, a vontade de todo varejista de moda que abre um ponto comercial para vender roupas é crescer e atrair cada vez mais clientes.
Pensando sobre isso, planejamos hoje um conteúdo que pode apresentar insights de mudanças em seu ponto de vendas que podem fazer grande diferença e impulsionar seu negócio. Afinal, ter uma loja de roupas física atrativa vai te aproximar do público-alvo – bem como também contribuir com maior índice de fidelização e até mesmo influência nas decisões de compras.
Sendo assim, se você tem um ponto de vendas para sua revenda de roupas ou está considerando isso, leia esse tudo até o final para entender como pequenas mudanças costumam fazer uma grande diferença no crescimento do seu empreendimento.
Como administrar um ponto de vendas no varejo de moda?
Podemos dizer, resumidamente, que o local em que o seu cliente vai ter o contato direto com o seu produto precisa de um cuidado contínuo e bem detalhado. Sabendo que o estabelecimento comercial é o canal responsável por expor suas peças de roupas para venda aos consumidores, pense como o principal meio de proporcionar experiências no mercado.
A partir daí, conseguimos relacionar a identidade visual da sua loja e o cenário que irá compor o ambiente que o cliente vai visitar. Essa relação é importante porque este espaço deve ser visto como algo valioso (não só para vender em si, mas também para te aproximar dos clientes).
Você já tinha parado para analisar seu ponto de vendas sob esse ponto de vista?
Caso tenha enfrentado algum tipo de problema ou tenha dificuldade para lidar com algumas ações em seu ponto de vendas, que tal fazer algumas mudanças? Certamente podem alavancar as suas vendas e destacar sua marca frente à concorrência.
Nesse caso, é extremamente necessário conhecer muito bem o público que está buscando atingir e perceber se as suas estratégias estão sendo direcionadas da forma correta. Assim, você vai saber de deve continuar concentrando seus esforços nos mesmos perfis de pessoas ou se está utilizando as ferramentas certas para alcançá-los.
Identificar seu público e buscar soluções assertivas é a forma mais efetiva de dar o primeiro passo para satisfazer seus clientes da forma que merecem.
Conheça algumas técnicas que vão melhorar ponto de vendas
Como estamos reforçando ao longo do conteúdo, é possível que pequenas mudanças já causem um impacto grande na conquista de satisfação dos clientes atuais, atração de novos clientes e (consequentemente) no aumento das vendas.
Para começar, você deve considerar que toda vez que um cliente entra na sua loja, você tem uma oportunidade e pouco tempo para encantá-lo – o que começa antes mesmo dessa pessoa ser atendida.
O local deve ser agradável e proporcionar um tipo de experiência diferente, agradável.
Vamos mencionar, então, alguns pontos importantes que você poderia avaliar para possíveis melhorias em sua loja. Confira!
Iluminação da loja
Certos detalhes não são reparados de primeira, mas fazem toda a diferença quando estão bem feitos.
Por acaso, você compraria alguma peça de roupa em um fornecedor se não conseguisse ver com clareza a mercadoria? O mesmo serve para sua loja. Se tem uma iluminação bem feita, tem o que precisa para realçar tudo o que está exposto e também para contribuir com a avaliação dos clientes sobre seus produtos.
Além disso, com um bom “jogo de luz” é possível criar uma sensação mais agradável, fazendo com que o espaço físico esteja integrado aos produtos e estimule o consumo dos mesmos.
Também vale a pena mencionar que muitas trocas e devoluções são solicitadas porque os clientes acabam notando que as cores ou detalhes das peças estão diferentes de como viram na loja. Tendo uma boa iluminação, as pessoas terão garantias de que vão vestir um produto que é exatamente como é visto no momento da compra.
Diante de todas essas informações, não restam dúvidas que um projeto de iluminação adequado pode ajudar muito no momento de revender roupas.
Monte sua vitrine com estratégias
A vitrine é o seu maior e melhor cartão de visitas, pode acreditar! Considerando que é o primeiro contato que o cliente tem com a sua loja, como não perceber que este é um dos espaços que precisa ser melhor aproveitado? Não tem como pensar o contrário sabendo que a vitrine foi desenvolvida para chamar a atenção.
Usar técnicas de vitrinismo para ter uma vitrine bem feita deve ser algo primordial em seus investimentos, porque é algo que vai transmitir a imagem do que é seu estabelecimento (o que vende, qual sua visão de moda, qual o valor da sua marca).
Se escolher as peças certas para sua vitrine, vai trazer o cliente para dentro da loja.
Também é possível divulgar promoções além dos produtos chave da sua coleção. Você só precisa saber como fazer tudo isso de forma organizada e estratégica.
Considere usar aromas
Ah, os aromas… tem algo mais marcante do que perfumes? Eles são como máquinas que te teletransportam para algum momento, ou te trazem à mente alguma marca.
Certamente podem causar excelentes sensações, então, se você quer proporcionar uma experiência positiva ao cliente e marcar as vendas de uma forma diferente, tenha um aroma exclusivo em seu ponto de vendas. Com um aroma especial, as pessoas irão se lembrar da sua loja da mesma maneira.
Na verdade, essa técnica é conhecida como merchandising/marketing olfativo.
Organize as gôndolas em seu ponto de vendas
Se os clientes que entram na sua loja precisam sempre da sua ajuda para encontrar o que procura, existe algo a mudar. Quando você não oferece gôndolas organizadas, corre muitos riscos de perder vendas.
Suas roupas precisam ser expostas de uma maneira estratégica, sendo organizadas por cores, modelos, tamanhos ou de alguma forma mais adequada para seu público. Independente de como queira organizá-los, jamais dispense a arrumação.
Essas dicas apresentadas não exigem investimentos tão altos! São mudanças que irão influenciar a experiência do cliente em sua loja e, por consequência, impactar suas vendas.
A medida que conseguir aumentar seu lucro, é interessante apostar em outras estratégias mais agressivas, seguindo um planejamento para continuar sempre em crescimento.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.