Para quem investe no varejo de moda, é normal que as expectativas para as vendas de Natal estejam mais elevadas e positivas, afinal, esse é o momento em que todo empreendedor do segmento de vestuário precisa aproveitar para se organizar financeiramente!
Como estamos vindo de um recorde negativo de vendas no varejo físico em 2020, o otimismo é o que prevalecerá no segmento para o final de 2021 – já que o avanço da vacinação contra a Covid-19 permite melhor movimentação de mercado.
Outro fator que contribui significativamente para o comércio é o fim das restrições de horário para serviços não essenciais.
Ou seja, este novo quadro pode ser traduzido em uma perspectiva de vendas positiva!
Para aproveitar a data e recuperar o faturamento neste final de ano, você não pode pensar somente até o dia 25 de dezembro. O pós-venda de natal influencia significativamente a experiência de compra do consumidor.
Pensando nisso, desenvolvemos este conteúdo para te ajudar a se atentar aos detalhes que por vezes são esquecidos, mas que farão grande diferença nas suas vendas já em 2022.
Por que investir no pós-venda de natal?
Uma projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC) indica uma possibilidade de alta de 3,8% nas vendas para o natal deste ano. Por esse motivo, nós recomendamos que os responsáveis por lojas de roupas comecem a se preparar para a reta final das vendas de Natal e também tenham um planejamento para começar 2022 com tudo em ordem.
Esse preparo é importante porque o consumidor está tão animado e empolgado quanto o empresário.
Olhando pelo lado realista, ainda enfrentamos um cenário desafiador no Brasil devido às inflações. Porém, como se trata da data mais importante do ano, as pessoas enxergam oportunidades.
Sendo assim, a importância da organização e planejamento de áreas como controle financeiro, marketing (divulgação) e organização interna (processos como gestão de estoque e treinamento de funcionários) ficam ainda mais relevantes.
Ainda se está em tempo de avaliar a situação em que se encontra cada uma dessas áreas para se planejar para 2022 e se preparar com metas claras.
Depois que tudo estiver perfeitamente pontuado, repasse o que for necessário à equipe e crie um plano de ação – de preferência, em conjunto com os que estarão na linha de frente.
O que considerar para planejar compras e reforçar o estoque de uma loja?
O final de ano já deve vir acompanhado da previsão de falta de produtos e caos! Por isso, o ideal é que você já esteja em contato com os fornecedores ou providenciando pedidos antecipados para não ficar sem produtos de estoque no período mais comercial de todos.
Se não conseguir comprar vários modelos e muitas unidades de peças de roupa em uma só compra, opte por receber produtos semanalmente. Assim você já prepara uma remessa maior do que é mais buscado para reforçar o estoque de Natal.
Geralmente a preparação para as vendas de Natal começa em outubro, visando sanar todos os problemas de processos de compra ou atendimento da loja antes do fluxo de vendas se intensificar.
Mas nunca é tarde para tornar um atendimento mais acolhedor e assertivo. Faça o melhor possível para manter a qualidade que costuma oferecer e não perca a cabeça em mirar o inalcançável.
Por exemplo, muitos lojistas visam zerar o estoque. Para isso, essas pessoas acabam por fazer saldão de tudo que está parado e mistura com os lançamentos de natal – o que acaba gerando mais estresse e bagunça.
Sendo assim, lembre-se que o melhor período para fazer isso ainda está por vir. Mantenha o foco em uma data por vez!
Quando começam as vendas de 2022?
Apesar do ano ser iniciado no dia 01 de janeiro, para toda loja de roupa as vendas de 2022 já começam no dia 26 de dezembro.
É aí que você precisa ter um plano para vender tudo o que não vendeu até o Natal, traçando estratégias que podem incluir ações como mexer no preço para começar a liquidar.
Este período também é super importante para fazer uma revisão de todo o histórico de produtos vendidos em 2021 e avaliar tanto o que teve mais saída quanto o que menos foi lucrativo no planejamento de compras.
Para ter êxito, faça uma estimativa de vendas mês a mês e planeje-se com as melhores estratégias de vendas de roupa utilizadas no mercado.
É viável e interessante se questionar: “Quais produtos podem ser destacados?”, “Quais ferramentas preciso utilizar para ter mais pessoas visitando a loja física?”, entre outras reflexões.
Técnicas de venda para o período pós natal!
Confira nossas principais dicas para não errar no pós-venda, uma vez que essa fase é super importante para garantir mais vendas em 2022:
– Continue almejando mais clientes, porém, não deixe de priorizar os clientes atuais! Mantenha-os em contato com a sua loja para que se lembrem sempre da sua marca;
– Cuide de todas as questões estéticas e visuais (aparência do negócio). Nesse caso, nos referimos a uma preocupação com parte interna e a parte externa da loja;
– Atente-se ao visual merchandising. Ou seja, deixe as peças organizadas de acordo com a modalidade de cada produto e sua respectiva cor para que o cliente consiga rapidamente encontrar o que procura e para facilitar o atendimento dos vendedores;
– Abra espaço para promoções, considerando que o país ainda passa por uma fase de recuperação, com um poder de compra diminuído. Para não sair no prejuízo, crie estratégias de desconto para não perder nenhum cliente e atrair novos que nunca conseguiram comprar suas peças antes por causa dos preços;
– Faça com que os seus clientes percebam que você está ali! Mantenha a sua lista de cadastros atualizada para desenvolver um relacionamento com quem optou por comprar roupas de você.
– Lembre-se que quando um colaborador é bem treinado, o pós-venda se torna natural;
– Não tenha medo de usar as redes sociais. Faça publicações gerar curiosidade, além de buscar informar ou publicar um conteúdo mais educativo e engajado;
– Comece seu planejamento o quanto antes! Sabendo que o fim de ano sempre tem sua correria, não é mais hora de procrastinar. Comece desde agora a se organizar para ganhar tempo nas projeções e não perca o timing (porque não será recuperado em janeiro);
– Verifique o calendário comercial de 2022 para fazer seu planejamento. Escolha, principalmente, as datas comerciais que fazem sentido para as campanhas de sua loja de roupas, além das datas mais fortes tradicionalmente (dia das mães, dia dos pais, natal, Black Friday);
– Mantenha o engajamento e bom relacionamento da sua equipe engajada, porque os seus vendedores vão precisar estar preparados e motivados para o fim de ano!
Dica bônus!
Este é o momento ideal para reavaliar o negócio, certo? Sendo assim, considere tudo que for necessário para criar ações que possam atingir o cliente que não compra mais de você há um certo tempo, aos clientes atingidos no natal, aos clientes fidelizados e aos potenciais clientes (quem só visitou sua loja, mas ainda não comprou nada).
Procure fazer contato com todos esses grupos e estipule medidas que venham de encontro com as mais diversas necessídades!
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.