Dezembro já começou, o que indica que já dá pra sentir o cheiro da ceia de natal no ar. Mas não é só isso que chega com esse mês! É chegada a melhor época do ano para vender roupas.
Se você não sabe como aproveitar essa data, precisa muito conferir esse conteúdo até o final!
Nós separamos 5 técnicas que podem te ajudar nas vendas de natal e também várias dicas que podem te ajudar a evitar erros desde o planejamento até o pós-venda.
Acompanhe!
Por que é possível vender mais no natal?
Para alguns, isso pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar que o período natalino é um dos momentos em que os varejistas de moda têm mais oportunidades para atrair não só os clientes já fidelizados, como também um novo público para seu negócio – o que pode fazer com que as lojas faturem muito mais.
É certo que este ano ainda estamos passando por uma situação financeira bem complicada, já que nossa população continua abalada em razão da pandemia. Mesmo assim, cria-se grande expectativa com essa data, porque essa é a data sazonal com mais vendas no ano.
Isso acontece devido ao costume de presentear pessoas queridas e amigos secretos. Além disso, é de praxe comprar looks novos para o natal e/ou para a virada do ano.
Reconhecendo esse volume de demanda, é preciso se preparar para as vendas de natal e esse volume de possibilidades pode exigir algumas técnicas diferenciadas. Você vai precisar começar planejando suas ações, mudando e inovando os produtos dispostos na vitrine e também criar um clima de encantamento e fraternidade no espaço físico.
Parece muita coisa? Esses são apenas alguns dos passos básicos que podem fazer uma diferença considerável para lojas de roupa no Natal.
Vamos às outras dicas? Prepare-se para essa temporada praticando mais 5 novas técnicas de vendas! Saiba quais são elas.
1) Faça contato mais constantemente com seus clientes
Quer vender mais no final do ano? Já comece a entrar em contato com seus clientes a partir de agora.
Você pode, inclusive, ligar para alguém que já vendeu ou apresentar possibilidades de pagamento facilitados para pessoas que são seus cliente sé seu cliente e já te conhece.
Mantenha contato com eles, seja por telefone ou e-mail, e convide-os para fazer uma visita, instigando-os sobre o que a sua empresa está preparando para o Natal.
2) Decore os principais ambientes da loja física
O ideal é que o clima natalino esteja por toda sua loja, por isso, invista em uma decoração com irreverência e criatividade.
E, lembre-se: tudo o que é novidade, tende a aguçar mais curiosidade! Dessa forma, o que há de mais novo e criativo pode chamar pessoas na sua loja especificamente por isso.
3) Aposte na estratégia de marketing sensorial
O ambiente de vendas diz muito sobre a marca, mas nos últimos anos vem ganhando cada vez mais força no mercado devido a preocupação dos lojistas em proporcionar a melhor experiência de compras que o seu cliente possa ter dentro da sua loja de roupa.
Inclusive, o marketing sensorial é uma das estratégias que ajudam não só a atrair mais clientes, como também retê-los mais tempo dentro da loja. Assim séra possível conseguir fechar mais negócios quando está vendendo roupas
Para exemplificar, se você utilizar aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento, seus clientes vão sentir-se bem e, consequentemente, estarão mais propensos a gastar.
4) Não se esqueça de caprichar no atendimento de qualidade
Nunca vamos cansar de dizer o quanto clientes sofrem com empresas que não sabem como vender! Infelizmente nem todos prezam pelas soluções dos principais problemas existentes nessa época e acabam até não dando toda a atenção merecida para atender cada cliente.
Ou seja, devido a famosa “correria”, os vendedores tentam muito atender inúmeros clientes ao mesmo tempo, por exemplo! Isso pode prejudicar uma ou mais vendas, já que o ideal para um atendimento de qualidade é ter equipe o suficiente para esclarecer toda sua demanda.
Consequentemente, para vender mais no Natal, você vai precisar atendê-lo super bem, estar atento a seu cliente e ouvir não só sobre o que ele (ela) deseja comprar, mas também esclarecer todas as suas dúvidas, solucionando seus problemas de uma vez por todas.
Receba, sempre que possível, todos os visitantes da sua loja com muita atenção, como se fossem compradores fiéis e mostre todo o mix de produtos da loja disponível para eles (considerando, é claro, as preferências que você for notando pela conversa).
Atenção! Vale ressaltar que vai ser muito mais fácil aumentar o ticket médio de uma venda (vender mais peças para o mesmo cliente) do que atender vários clientes ao mesmo tempo.
Para ter um atendimento impecável, separe alguns presentes ou brindes para entregar seus produtos!
Os clientes que já estão comprando roupas da sua loja para presentear vão adorar ser presenteados antes mesmo de presentear! Consequentemente, essas pessoas vão criar mais empatia com você e podem estar mais dispostas a desenvolver em um relacionamento de longo prazo (e em todas as datas sazonais).
5 ) Aproveite o clima natalino e faça promoções!
A época de natal é a melhor que existe para fazer promoções! Você pode trabalhar vendas de combo (compre 1 e ganhe outro, por exemplo), oferecer kits prontos, vender produtos combinando com a embalagem de presente, reaproveitar peças de estoque parado para disponibilizar peças mais baratas, entre outras estratégias.
Uma das maneiras de lançar promoções que costumam surtir bastante efeito no mercado da moda é a de descontos cumulativos ou cupons de desconto.
Ah! Também tem a ideia de oferecer 50% de desconto na 3ª ou 4ª peça que seus clientes tenham escolhido.
Tudo isso vai ajudar a pôr em prática as técnicas de gatilhos mentais nos clientes, o que vai aumentar ainda mais a possibilidade de criar a sensação de economia para seus clientes quando, na verdade, vão gastar mais para poder ter o benefício proposto.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.