Saiba como e por que escolher um nicho para atuar no mercado de moda!

nicho de mercado em loja de roupas

Todo empreendedor que decide abrir uma loja de roupas precisa ter um ponto de partida na hora de criar sua marca! Para conseguir nomear a marca, desenvolver a identidade visual, identificar seu público e até definir quais serão os produtos disponibilizados, é preciso escolher um nicho de mercado

Nem sempre essa escolha acontece de maneira espontânea, mas ela é necessária para toda a elaboração do planejamento da loja como empresa.

Ao definir o nicho ideal, também é possível ter mais eficiência na prospecção de fornecedores, estudo da concorrência e divulgação.

Sendo assim, se você chegou até aqui porque está considerando abrir o seu próprio negócio, preste muita atenção às nossas dicas nesse conteúdo. 

Vamos te ajudar a entender o que é nicho de mercado e conhecer os principais tipos de nicho do varejo de moda! 

Acompanhe.

O que é nicho de mercado? 

Basicamente, podemos dizer que nicho de mercado nada mais é do que a  segmentação de um grupo para atender clientes específicos, que têm interesses e necessidades não atendidos com excelência em lojas que atendem um grupo maior.

Qual a diferença entre segmento e nicho de mercado?

As definições de nicho e segmento de mercado ainda são muito confundidas, principalmente no mercado de vestuários. 

Para esclarecer essa questão, podemos dizer que trabalhar com moda de nicho é escolher um público específico dentro do segmento. Por exemplos:

Segmento: roupas para adulto

Nicho: moda masculina e moda feminina.

Isso quer dizer que o segmento é sempre a maior parcela do mercado, enquanto nichos são como fatias desse segmento.

Confira alguns nichos do mercado da moda:

  • Masculino infantil ou feminino infantil;
  • Moda teen/juvenil;
  • Moda sênior;
  • Moda para gestantes;
  • Moda fitness;
  • Entre outros.

Por que escolher um nicho de mercado para abrir loja de roupas?

Quanto mais específico for o seu público, menos concorrências você vai ter. É claro que os empreendedores sem estratégias propícias e sem visão de mercado podem ter outra perspectiva, considerando que limitar o mix de produtos vai implicar em menos renda.

Ainda que o número de pessoas frequentando loja de nicho seja menor do que as grandes varejistas, definir um público te permite analisar a fatia de mercado escolhida e assim você poderá concentrar seus esforços para ter maiores chances de sucesso. 

Podemos dizer que, se quiser prosperar com uma loja de roupas definindo um nicho de mercado, você deve ter alto conhecimento técnico do seu próprio negócio, conhecer as principais dores do seu público e acompanhar as tendências do seu mercado.

É dessa forma que, mesmo tendo menor número de concorrentes, sua loja irá se destacar.

Lembre-se: as suas estratégias devem visar o máximo alcance de pessoas possível, desde que estejam dentro da sua segmentação.

Vantagens de definir um nicho de mercado

Entre as principais vantagens de definir um nicho de mercado para investir em sua própria loja de roupas, podemos citar:

  • Menos concorrentes;
  • Público fidelizado e engajado;
  • Mais chances de fortalecer a marca;
  • Melhor controle de estoque.

Como definir um nicho de mercado para abrir sua loja de roupas?

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado, quais são as suas vantagens e motivos de encontrar o nicho de mercado, chegou a hora de saber o que fazer para defini-lo e dar vida a sua loja.

Isso vai exigir algumas etapas de desdobramento em cada segmento até que seja possível segmentar o público em grupos menores para definir qual mercado será mais apropriado para empreender.

Em seguida, você vai precisar identificar as necessidades da persona do nicho escolhido e pesquisar se existe demanda para o que você pretende oferecer.

Se existir, certamente você vai encontrar alguns concorrentes. Quando identificá-los, você deve levantar o máximo de informações que conseguir sobre eles e também perceber quais podem ser seus diferenciais em relação a estes.

Vale lembrar que você só vai conseguir atender clientes e conquistá-los se conhecê-los, solucionando seus problemas de maneira definitiva e continuar buscando inovar à medida que explorar o seu nicho de mercado.

Acredite, sempre vai ter algo novo para aprender que irá fazer você conhecer melhor o seu público.

Por fim, você precisa saber que até mesmo os nichos de mercado são separados por algumas categorias. São elas:

Público por segmentação geográfica

Como o nome já indica, essa delimitação de nicho considera a localização em que irá escolher para abrir sua loja (mais especificamente o país, o estado, a cidade e/ou o bairro).

Para conseguir trabalhar com segmentação geográfica você vai precisar pesquisar sobre os interesses de compra das pessoas dessa região e estudar os concorrentes que já tem pontos fixos nesse lugar.  

Público por segmentação demográfica

Esse tipo de segmentação é feita para identificar a diversidade das pessoas que serão atendidas. Para trabalhar com isso, você precisará levantar alguns dados do seu público (como idade, gênero, grau de escolaridade, nível de renda, profissão etc). 

Com essas características você vai conseguir criar sua persona, já que essas informações indicam os hábitos de consumo do público, de modo que cada fatia/nicho tende a apresentar uma necessidade específica.

Sendo assim, tendo essa base você vai conseguir seguir com as outras ações que vão te levar ao mais alto índice de qualidade quando for oferecer seus produtos – e esses produtos vão chegar exatamente as pessoas que vão ter interesse e condições de adquiri-los.

Público por segmentação comportamental

Quando souber quem é sua persona e onde essa persona reside, você vai conseguir identificar o seu padrão de comportamento para o consumo e o que a faz tomar uma decisão.

Para desenvolver uma abordagem mais certeira na hora de se apresentar aos seus clientes e até para conduzir sua gestão de estoque, você vai precisar saber quais são os tipos de benefícios que o consumidor do seu público está em busca.

Também vale a pena descobrir qual é a frequência que esse grupo costuma comprar roupas e quais são os períodos de maior saída para sempre poder atendê-los.

Público por segmentação psicográfica

Com essa categoria de segmentação você vai chegar ao nível mais profundo de conhecimento sobre seu público. 

A segmentação psicográfica permite que você conheça os fatores da personalidade desses consumidores. Esses fatores são seus valores, seu estilo de vida, suas  preferências, opiniões e outras questões psicológicas que interferem diretamente nas escolhas do cliente.

Vamos supor que você identifique que seu consumidor é mais tímido e costuma ser introvertido. A partir dessa informação, você vai disponibilizar roupas menos chamativas. 

Já as lojas que têm consumidores aventureiros, que costumam viajar e praticar atividades radicais, sua preferência na hora de compor estoque serão as peças de roupas confortáveis.

Considerar isso é muito importante para que as pessoas do seu nicho tenham  identificação com a sua marca, porque irão conseguir se expressar por meio de seus produtos.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo! 

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.