Novas tecnologias para lojas de roupa: conheça ferramentas que podem te ajudar

tecnologia para roupas

A rápida e contínua evolução do varejo é nítida para qualquer pessoa, ainda que seja leiga sobre este mercado. Por ser um fenômeno global, os empreendedores e profissionais da área de vestuário no Brasil buscam formas de se adaptar às novas tecnologias, aos novos rumos e todas as outras constantes mudanças.

Essa inovação no varejo de moda tem acontecido em razão da transição para o cenário digital, especialmente depois da pandemia. Tudo teve que passar a funcionar virtualmente (ainda que o modelo tradicional não fosse substituído). 

Isso fez com que cada vez mais víssemos novas ferramentas mudarem as formas de distribuição e venda de produtos, inclusive as peças de roupa.

Agora as lojas de roupa precisam lidar com inúmeros dados dispersos, diferentes dispositivos e fontes. 

Se adaptar a essa realidade pode até parecer uma escolha, mas é indispensável para quem visa aumentar o número de vendas e garantir satisfação da maior parte dos clientes que visitam seu negócio!

Quais são os benefícios de se adaptar às novas tecnologias?

Adaptar-se às novas tecnologias na rotina da sua loja de roupa é uma ação que proporciona diversas vantagens – tanto para o lojista quanto para o cliente.

Pelo que já é possível notar só de ler os parágrafos acima, economia de tempo e dinheiro são as principais vantagens. Mas não acaba por aí. 

Outros benefícios que já são indispensáveis para os consumidores são praticidade e menos burocracias na hora de realizar uma compra!

Conheça novas tecnologias que podem ser usadas em sua loja de roupas

Ficou interessado em saber quais são essas tecnologias que tanto falamos? Continue acompanhando nosso conteúdo e em seguida prepare-se para adotá-las em sua loja de roupas.

1) Contas digitais

As responsabilidades financeiras de um negócio devem ser bem cuidadas e mesmo que esse departamento seja visto como burocrático, antiquado e complicado demais, não pode ser negligenciado. É justamente para facilitar a vida de qualquer profissional envolvido com essa área que existem novas tecnologias capazes de mudar essa impressão.

Uma delas é a possibilidade de ter contas em bancos digitais. Geralmente as instituições que funcionam virtualmente funcionam de maneira totalmente gratuita ou tem tarifas muito especiais para pessoas jurídicas. 

O melhor de tudo é poder resolver tudo pela internet (em notebooks ou outros móveis), aproveite toda essa praticidade e modernize as operações financeiras da sua loja.

2) Novos meios de pagamento

Se você tem mais praticidade com as contas digitais, por que não proporcionar mais praticidade no pagamento das compras? 

Essa melhoria tem a ver com a experiência do cliente. Ao oferecer novos formatos de pagamento que sejam mais rápidos e ainda sejam eficientes, certamente irá satisfazer algumas necessidades do seu público e terá oportunidades de vender mais.

Alguns exemplos de plataformas virtuais são ferramentas com PicPay e PayPal, as quais permitem transferências entre contas cadastradas (de pessoas físicas ou jurídicas) rapidamente.

O pix também chegou com tudo e mostrou que veio para ficar, já que caiu no gosto popular e vem proporcionando diversos benefícios aos lojistas.

Vale ressaltar que todos esses meios, ainda que novos, são totalmente seguros e promovem facilidade para que seja possível oferecer o melhor atendimento aos seus clientes.

3) Softwares para gestão de clientes

Os softwares utilizados para otimizar a gestão do relacionamento com seus clientes são extremamente úteis para quem está investindo em melhorias. 

Com uma dessas ferramentas será possível traçar estratégias de vendas e de marketing, além de identificar outras formas de otimizar os processos de relacionamento com os clientes.

Também será possível otimizar tarefas e ganhar tempo para investir em planos que proporcionem maior custo-benefício para adquirir peças para estoque, por exemplo.

4) Gestão de estoque

Por falar em produtos para gestão de estoque, vamos falar sobre esse ponto extremamente importante da manutenção de qualquer loja de roupas. 

O estoque é responsável pelo investimento dedicado aos produtos que serão o meio de ganhar dinheiro. Ter um estoque bem controlado evita prejuízos com recursos mal destinados e também evita que a sua deixe de vender. 

Esse controle exige garantir uma quantidade mínima de produtos armazenados para que o cliente encontre o que precisa sempre que for a sua loja e não procure por mais peças em concorrentes. Outra responsabilidade é não comprar peças em excesso para não perder dinheiro.

Isso parece muito complicado, não é? Mas existem novas tecnologias que surgiram para fazer com que tais ações fossem menos complexas e o controle de estoque fosse mais preciso.

O seu único trabalho será pesquisar por softwares desenvolvidos para gerenciar estoques, disponibilizando tudo que você precisa para ter dados precisos e úteis.

5) Programas para melhorar experiência do cliente 

Soluções de marketing (on e off), recompensas para afiliados e programas de fidelidade são mais formas novas práticas que mantém o foco no cliente. Essas são algumas das várias tecnologias que surgiram para oferecer boa experiência de compra. 

Tudo isso mostra que cada vez mais o cliente está sendo prioridade e cabe a você, lojista, conquistá-los com a melhor proposta! Pense na experiência que mais  encanta seu público-alvo e use os recursos necessários para viabilizá-la.

Conta pra gente, conseguiu entender tudo?

Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!

Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.