Todo empreendedor de moda sabe bem que quando se trata de ter sucesso nas vendas, não existe uma fórmula mágica ou uma varinha de condão que cria o look perfeito!
Ou seja, na vida real, você precisa se dedicar em pesquisar e descobrir quais são os produtos para uma loja de roupas, ao ponto de identificar quais são as peças mais procuradas por seus clientes e também as roupas que atendem suas preferências.
No entanto, atenção! Não quer dizer que depois de pesquisar e perceber que um determinado produto está tendo procura, você precisa encher seu estoque com unidades desta peça e é isso que basta para alcançar o sucesso.
Você vai perceber com o tempo que existem muitos fatores que determinam os bons resultados das lojas de roupa.
Será necessário compor seu estoque identificando um produto estrela/principal, outro produto que com melhor oferta do mercado e outras alternativas que vão compor o todo buscando oferecer maior variedade – tendo o intuito também de agradar o máximo de pessoas possível.
É preciso ser bem criterioso, seletivo e ter muito bom gosto para identificar quais roupas você vai revender. Lembre-se que são esses produtos que vão convencer os clientes a voltarem sempre à sua loja, além de conquistarem a confiança de cada um com suas características (durabilidade, estilo, valor, tendência e exclusividade).
Agora vamos apresentar tudo que você precisa para esclarecer suas dúvidas na hora de escolher os produtos para sua loja!
O que considerar na hora de escolher produtos para lojas de roupa?
Pensando em ajudar varejistas de moda que costumam ter dificuldade ao escolher peças de roupa para estoque, separamos algumas dicas que podem fazer diferença nas tomadas de decisões.
Acompanhe:
Escolha sua estratégia!
Ao considerar quais serão os produtos disponibilizados em sua loja, procure dar prioridade aos que podem proporcionar maior giro de estoque, já que isso vai colaborar com os fatores que beneficiam o faturamento da sua marca.
Vale lembrar que o aumento do giro de estoque não necessariamente aumenta vendas, mas acaba por diminuir consideravelmente a necessidade de capital de giro.
O que acontece normalmente é o seguinte: quando o mercado esta aquecido, as vendas aumentam e o giro de estoque aumenta como consequência. Mas o ideal é fazer um bom trabalho sem depender somente dos períodos favoráveis e manter o estoque girando independente das vendas.
Quando o varejista consegue aumentar o giro mesmo sem ter alto volume de venda, ele terá mais dinheiro em caixa pra renovar o estoque e assim garantir mais novidades. Isso vai aumentar as chances de venda e giro de estoque. É o ciclo virtuoso!
Confira o exemplo do cenário ideal para um operador de varejo: vender 10 peças e ter estoque de 20. Vender 15 peças e ter estoque de 30. Vender 8 peças e ter estoque de 16.
Priorizar o giro de estoque ao invés do alto ticket médio faz mais sentido porque a segunda é uma estratégia que tem margens que podem ser executadas a partir do aumento do preço médio das peças ou aumentar o preço médio das peças (seja por um sortimento de maior valor agregado ou elevando os preços das roupas que já vende), ou fazer com que as clientes levem mais produtos.
Ou seja, você pode até aumentar o ticket médio por causa do aumento de preços, mas corre o risco de ver o índice de venda caindo porque menos pessoas vão querer comprar seus produtos.
Diante dessas duas possibilidades de estratégias, precisamos considerar que com o tempo todo varejista vai entendendo a elasticidade dos produtos que vende por experiência, até que consiga equilibrar o ticket médio e o número de vendas num ponto ótimo.
Faça uma análise de competitividade
Ser competitivo é fundamental para ter sucesso no mercado! Por isso, quando você for escolher peças de roupa para sua marca você deve ter em mente que precisa de diferenciais, porque dessa forma os clientes vão optar por comprar roupas em sua loja e não vão nem pensar em verificar as lojas concorrentes.
Nesse ponto, saiba que preço nem sempre é um diferencial competitivo, já que as lojas maiores certamente vão conseguir oferecer menores preços e dificilmente você vai conseguir competir com elas.
Foque na qualidade de produtos e variedade para que tenham bastante opção!
Fique de olho na concorrência!
Analisar a concorrência é um princípio básico para ser competitivo no mercado de forma justa e viável financeiramente. É aí que você começa a estudar se os produtos oferecidos em sua loja já não estão saturados no mercado a partir do que pode notar em outras lojas.
E não se esqueça de verificar os preços que estão anunciando, porque você vai precisar ter um preço justo para não ficar em desvantagem. Se os preços das peças que você tem na loja forem muito mais altos do que das mesmas peças no concorrente, ninguém vai optar por comprar de você. A não ser que não procure outras lojas com as peças parecidas!
Quais são os melhores produtos para lojas de roupas?
Para ter sucesso vendendo roupas, você precisa de três diferenciais: melhores produtos para vender na loja física, vendedores com habilidades para comercializá-los e vontade de crescer.
Entendemos que as coisas não são nada fáceis para encontrar produtos para revender. Isso pode ser um enorme desafio!
Ainda está com dificuldade para saber o que deve colocar em suas prateleiras de estoque? Faça algumas perguntas que vão te ajudar a fazer o casting ideal:
- Existe mercado para o produto?
Se a peça de roupa que você está escolhendo é um produto de nicho (que atende pequenos grupos de pessoas), não espere que seja vendida como seu carro-chefe – mesmo que esteja na moda.
Inclusive, certifique-se de que você tem clientes interessados no que você quer trazer para vender, senão, você pode vai agradar algumas pessoas que não serão suficientes para manter um negócio de moda em pé.
- Quais lojas são seus concorrentes e como trabalham?
Ao analisar seus concorrentes, perceba se estão oferecendo produtos iguais ou semelhantes aos que você está considerando trazer para o estoque.
Aproveite para analisar como atingem o público alvo com esses produtos e já comece a considerar o que poderá fazer para se diferenciar.
- Como está o mercado para esse modelo de roupa?
As peças que você pretende vender estão em alta? É algo unânime que todos querem ter? Trata-se de uma tendência que vai perdurar nos próximos meses ou vai ficar nas prateleiras dos produtos estagnados da loja?
Cada pergunta pode direcionar como você deve se planejar para escolher e vender peças novas ou repor estoque.
- Quanto as pessoas estariam dispostas a pagar por esse produto?
Sempre se coloque no lugar do consumidor para entender até quanto pagariam por cada produto da sua loja e qual seria a margem do preço irresistível (considerando a qualidade do tecido, o modelo do corte e outros detalhes).
- Seu cliente precisa dessa nova peça?
Quando se trata de roupa, você precisa saber se o seu público vai enxergar valor na sua peça ao ponto de identificarem que precisam comprá-la.
Dessa forma será mais fácil lidar com outras questões da venda (como marketing e precificação).
Nesse ponto, vale considerar que as pessoas do seu público já estarão procurando por algo para comprar. O seu esforço será apenas fazê-las experimentar.
- Qual é a durabilidade e qualidade do produto?
Vamos supor que sua loja está querendo vender blusas com rendas e babados. Por quanto tempo permanecerão na moda? Em quanto tempo você conseguirá vender essas peças se forem adquiridas para seu estoque? Quantas unidades você terá que vender para ter lucro antes de mudar a coleção?
Tudo isso precisa ser considerado porque você precisa saber sobre esses detalhes ao analisar a qualidade dos produtos com o intuito de identificar que são peças duráveis e resistentes, que não seriam danificadas em seu estoque.
Conta pra gente, conseguiu entender tudo?
Nós, da Miggos, temos um compromisso muito grande de gerar valor para pequenos e médios varejistas do Brasil todo, então, saber que você leu até aqui indica que estamos no caminho certo!
Conte para gente o que você achou deste post e envie suas dúvidas para nós. Faremos de tudo para poder facilitar a sua vida como empreendedor. Afinal… não é nada fácil, né? Siga a gente nas redes sociais e conte com a gente em tudo que você precisar! Até a próxima.